terça-feira, 21 de junho de 2011

O ARRAIAL DA MELHOR IDADE

O Centro de Convivência de Idosos de Paraibano, realizou nesta segunda-feira, 20/06 o seu 10º Arraial. O Centro conta com 103 idosos cadastrados, mas apenas 93 estão frequentando assiduamente, as 2ª, 4ª e 6ª (sexta-feira) às 16 horas. A coordenadora do Centro de Convivência de Idosos, professora Deusilene Diniz, disse que desde março, os idosos, se divertem, fazem exercícios e são atendidos por profissionais da saúde, que orientam como ser mais saudável. 
O Arraial dos Idosos, inveja qualquer jovem marombado, devido a alegria e energia com que brincam. Além da quadrilha, havia uma mesa vasta com comidas juninas, suco, refrigerante, e um garrafão de vinho, para os mais "saidinhos"... Como em qualquer local de festa no Brasil, no Centro de Convivência de Idosos, o número de mulheres era superior, tanto, que tinha mulher dançando com mulher... O número se justifica, segundo o Censo de 2010. Existem no país, mais mulheres que homens. E o índice da longevidade, é outro destaque, o que torna mais urgente  políticas públicas para essa população acima de 60 anos. Nas últimas décadas, o Brasil tem registrado redução significativa na participação da população com idades até 25 anos e aumento no número de idosos. E a diferença é mais evidente se comparadas as populações de até 4 anos de idade e acima dos 65 anos.  De acordo com a Sinopse do Censo Demográfico, em 2010, o país tinha 13,8 milhões de crianças de até 4 anos e 14 milhões de pessoas com mais de 65 anos.Ou seja, há mais idosos que crianças.
“Isso significa que há menos crianças e adolescentes no país do que há 10 anos e que a população de idosos aumentou”, afirma Fernando Albuquerque, gerente da Coordenação de População e Indicadores Sociais do IBGE. O Centro de Convivência do Idosos, exite há 10 anos em Paraibano, sempre coordenado pela professora Deusilene Diniz, formada em Educação Física e com grande experiência com esse público alvo. Os idosos a idolatram, pelo belo trabalho, que os rejuvenescem. Existe um calendário com datas comemorativas relativas a terceira idade, inclusive com passeios, e semanas de retiros, onde idosos se reunem durante dias para dedicarem-se a reflexões, exercícios e lazer. Quem tem um idoso na família, reconhece que o trabalho de Deusilene, tem transformada a rotina dessas pessoas, para melhor.

Nenhum comentário: