segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

"SOMOS OS GUARDIÕES DA HISTÓRIA DE PARAIBANO" DIZ ADVOGADO MINEIRO

 "NA VIDA OU NA MORTE AS PESSOAS REGISTRADAS EM PARAIBANO VÃO  TER QUE PASSAR POR AQUÍ' DIZ FERNANDO EM ENTREVISTA AO PARAIBANOMANEWS
Advogado Fernando no cartório  Foto:Lasan
O mineiro Fernando Antonio Santana, 29 anos, repete, 40 anos depois, os passos do conterrâneo Dr. Geraldo Magela Ferreira, (primeiro juiz titular de Paraibano –12/11/1970* que também era mineiro da cidade de Bom Despacho). Há menos de seis meses em Paraibano desde quando assumiu o Cartório do 2º Ofício (primeiro cartório de Paraibano – 06/01/1953*), Fernando que é formado em Direito pelo Centro Newton Paiva-BH.MG. tem inovado e chamado a atenção das pessoas que se surpreendem ao entrar no cartório, localizado na Rua 7 de Setembro, atualmente em uma sala informatizada, ampla e climatizada.  Fernando Santana mudou o visual antiquado tão comum aos estabelecimentos dessas instituições e pretende modernizar o acervo de documentos para maior conforto dos clientes que procurarem os serviços da serventia.                  
A pauta dessa matéria foi sugerida pelo internauta Ubirajara que há anos mora em Brasília e esteve recentemente em Paraibano, quando na ocasião se surpreendeu (assim como os visitantes), com as instalações condignas do local, que é o maior guardião da história de todos os paraibanenses vivos ou mortos, como disse o tabelião Fernando em entrevista ao editor deste blog Paraibanomanews: “Somos os guardiões do acervo e, portanto da história da cidade”. PARA VER A MATÉRIA COMPLETA CLIQUE EM LEIA MAIS
Paraibanomanews: Fernando, o senhor é de Belo Horizonte e veio trabalhar em Paraibano, a que se deve a sua vinda a Paraibano?
Fernando: Bem... Vim para Paraibano por conta do resultado de um concurso para notários e registradores no Maranhão iniciado em março de 2011, no qual fui classificado, mas como o concurso tem mais de uma etapa, somente agora em agosto de 2013 é que foram efetivados os escriturários nos cartórios do Estado.
Paraibanomanews: E como foi para o senhor sair de uma das maiores metrópoles do País e vir para o interior do Maranhão?
Fernando: Interessante... Paraibano é uma cidade que tem uma proposta muito interessante por que tende a se desenvolver muito rápido e acho que é uma cidade promissora, tem um futuro para a área imobiliária, também por parte do crescimento do IDH (índice de Desenvolvimento Humano), assim como toda a região e isso me despertou o interesse de vir trabalhar aqui.
Paraibanomanews: O senhor já conhecia o estado do Maranhão antes do concurso?
Fernando: Não, mas após o concurso passei a conhecer São Luís devido às etapas do certame...
Paraibanomanews: Ao chegar a Paraibano qual foi à realidade que o senhor notou no cartório?
Fernando: Então! É diferente de outros, o cartório do 2º Ofício o qual estou assumindo, o pessoal está de parabéns, é um cartório muito organizado, a interina titular e o seu antecessor (Lilí e Paulim) eram muito organizados em relação aos atos que eles praticavam e eu não tive nenhum problema com relação a isso, a única coisa que fiz foi dar uma melhorada na estrutura física para atender melhor a população.
Paraibanomanews: E que mudanças foram essas?
Fernando: Desde que tomei posse aqui em Paraibano estou praticamente todos os dias trabalhando para tentar organizar essa situação para trazer a população para dentro do cartório, por que acho importante a população estar satisfeita com o serviço prestado e busco essa comunicação, esse link entre os órgãos públicos para facilitar à população ter acesso... No cartório do 2º Ofício fiz algumas alterações como modernizar o espaço de atendimento ao público, capacitação para funcionários, modernização do sistema de trabalho, adotamos programas de qualidade do atendimento e do serviço prestado, estamos regularizando os atos praticados, facilitamos a inserção da população junto ao cartório e estamos incentivando a regularização de registros em geral em parceria com serventias da região.
Paraibanomanews: Fernando em muitas cidades do Maranhão os cartórios continuam com móveis e em salas pequenas e não mudaram muito desde suas implantações o que transmite uma imagem antiquada... Por que os cartórios não se modernizam?
Fernando: Cartório é realmente uma instituição antiga, pelo fato de ter livros muito antigos, pois é o acervo da cidade, nós somos os guardiões da história das pessoas da cidade, e por ter esse acervo inevitavelmente às pessoas uma vez na vida, no nascimento, casamento ou parentes para fazer óbitos, terão que passar por aqui... Em relação à imagem de antiquado que as pessoas têm dos cartórios, talvez seja mais de desconhecimento... Hoje eu tento trazer para as pessoas a imagem que é mais que uma instituição antiga, mais que o guardião do acervo público, quero mostrar a imagem de que o cartório é também solucionador de problemas, um braço da justiça, mostrando para a população que há formas mais fáceis de recorrer à solução dos problemas...

Fernando concedendo  entrevista a Lasan
Paraibanomanews: Exemplifique... Paraibanomanews: Por exemplo, a concretização mais rápida de divórcio, de inventários, hoje existe diversas leis que já trazem para o cartório certa liberalidade com relação a alguns atos que se torna mais fácil e mais eficiente do que deixar na mão de um juiz, que provavelmente pela demanda vai causar certo transtorno pela morosidade, pelo tempo, e o cartório traz para a população um acesso maior...
Paraibanomanews: A população tem conhecimento disso ou falta uma comunicação mais ampla para que o povo entenda sobre as atividades dos cartórios?
Fernando: Então! Eu estou deixando o cartório de uma forma mais aberta à população, tendo em vista que a figura do cartório para as pessoas não é uma coisa muito acessível, o que eu não quero mais pregar, em geral tendo em vista isso estou treinando os meus funcionários, estou trazendo de Minas Gerais os meus conhecimentos de cartório, a experiência de mostrar para a população o que deve ser feito de uma forma mais clara para atingir o objetivo que é a regularização dos problemas...
Paraibanomanews: O senhor afirmou que o Cartório é o braço da Justiça, mas se existe essa ligação por que os órgãos da justiça, como Fórum, Promotoria se modernizaram e os cartórios não acompanharam essa evolução?
Fernando: Cartório é uma delegação do Estado, um braço da justiça como te falei, porém nós enquanto cartório não têm vínculos de remuneração com o Estado, nós recebemos emolumentos dos atos que nós praticamos e desses atos nós repassamos certa quantia para o Tribunal e o restante a gente fica com o cartório para fins de pagamentos de funcionários, manutenção e também para a nossa subsistência... Nós tentamos nos adequar à realidade, por que não podemos fazer mais do que arrecadamos... Então, cartórios maiores têm condições de proporcionar melhores estruturas para seus funcionários...
Paraibanomanews: Fernando, uma das reclamações dos clientes que vem ao cartório é a constante falta de selos para autenticações de documentos, por que isso acontece?
Fernando: Com a minha entrada no Cartório do 2º Ofício isso não acontece mais, tendo em vista que a gente tenta manter uma quantidade de selos que dá para atender a demanda na semana... Então assim! No caso da antecessora D. Deuselí por ser interina ela tinha um limite de selo para ser praticados atos, quando eu entrei estabeleci com meus funcionários para que não deixem faltar selos, então a gente mantém uma demanda de selos por semana por que a declaração é semanal para o Tribunal e fizemos uma estimativa de quantos atos mais ou menos praticamos por mês e dividimos isso por semana, então temos uma estimativa de quantos rolos de selos vamos requerer, com isso temos conseguido manter essa expectativa de não faltar mais selos na serventia.
Paraibanomanews: O Cartório do 2º Ofício de Paraibano é o mais antigo (06/01/1953) quais são as atribuições e completando ele tem o maior acervo de documentos do município?
Fernando: As atribuições são lavraturas de escrituras em geral, procurações, atas notariais, reconhecimento de firma, autenticações, registro de nascimento, casamento e óbito, registro de títulos e documentos diversos, registro de atas e estatutos de pessoas jurídicas... Por isso é que mantém o maior acervo, temos aqui documentos de todas as pessoas que são registradas em Paraibano, em relação ao outro cartório o Cartório de 1º Ofício (Dorací Furtado: instalado em 20 de novembro de 1969*) é onde se faz registros de imóveis, protestos e notas... No nosso de 2º Ofício a guarda de documentos está aumentando tendo em vista que estou trazendo para a população uma nova forma de fazer e praticar atos... Mas o maior acervo é o do Cartório de 2º Ofício com certeza.
Paraibanomanews: É um acervo importantíssimo e isso requer uma responsabilidade muito grande, qual é a segurança que o cartório tem em relação a esses documentos? Está sendo digitalizado?
Fernando: Eu juntamente com outros cartórios da região planejei fazer uma digitalização de todos os acervos, transformando-os em arquivos digitais, inclusive essa é uma tendência da justiça, digitalizar todos os documentos, para que os atos sejam online, atualmente temos o SISEC que é o órgão que faz toda a parte de notas digitalmente... Então aos poucos, tendo em vista que a demanda é muito grande é um tanto quanto complicado apenas uma pessoa fazer isso, mesmo tendo equipes bacanas em cartórios vizinhos e estamos buscando um sistema para atender a nossa realidade no Maranhão... Ainda não conseguimos chegar a um consenso, mas acredito que até julho de 2014 já teremos esse sistema pronto para poder atuar em toda nossa região...
Paraibanomanews: Para finalizar a entrevista qual a sua mensagem aos paraibanenses já que estamos às vésperas de final de ano?
Fernando: Agradeço muito a receptividade do povo de Paraibano o que me deixou extremamente satisfeito e afirmo que hoje eu não tenho arrependimento algum de ter vindo para cá e gostaria de comunicar à população de Paraibano que o que precisar de mim em relação a qualquer tipo de serviço do cartório, que eu e minha equipe estamos à disposição para ajudar. Obrigado e um feliz natal e próspero ano novo para todos nós.
*Informações de nomes e datas retiradas do livro: O Tempo Não Apagou; pg.265/266 e pag. 269. O livro registra a história de Paraibano.  Autora: Eliza Brito Neves dos Santos. (O livro pode ser adquirido pelo valor de R$ 25,00 e  maiores  informações poderão ser obtidas pelo e-mail: lasancartuns@hotmail.com).

2 comentários:

UBIRAJARA disse...

Meu amigo Leo Lasan,
Parabéns pela ótima reportagem e entrevista com o Dr. Fernando Antônio de Santana, Notário e Registrador do Cartório do 2º Of. de Paraibano.
O Dr. Fernando levou a sua juventude e modernidade para o Cartório.
Parabéns prá Você e para o Dr. Fernando.
FELIZ NATAL prá todos.
Ubirajara.

Fernando Santana disse...

Obrigado Léo Lasan pela matéria e brilhante profissionalismo. Ao amigo Ubirajara, obrigado pelas palavras e apoio... Fico muito feliz em saber da satisfação do povo paraibanense com meu trabalho. Feliz natal a todos e que em 2014 , eu e toda a equipe do 2º Ofício, possamos levar a população cada vez mais um serviço de qualidade e eficiência!