domingo, 15 de dezembro de 2013

PARAIBANENSE É DESTAQUE NO PIAUÍ

Dr. Santana e sua família
Há uma semana, exatamente na segunda-feira (9.12) um paraibanense  foi homenageado pela segunda vez como destaque nas terras do poeta Da Costa e Silva. A primeira homenagem foi em 2012 com o Título de Cidadão Piauiense. Na última segunda-feira(9) o Titulo de Cidadão Teresinense,  foi entregue ao advogado José Ribamar Nolêto de Santana, no Plenário Ver. José Ommati, na Câmara Municipal de Teresina. Dr. Santana como é mais conhecido no Piauí é o mesmo Ribinha como é conhecido dos paraibanenses. Filho de Manoel Zacarias Nolêto e Maria Izabel Santana e irmão da Professora Bárbara.
A propositora do título de cidadão teresinense ao advogado Dr. Santana, foi a vereadora de Teresina, Celen Fernandes (SDD) que justificou o título ao destacar  Dr. Santana como um cidadão que tem contribuído para o desenvolvimento da cidade de Teresina. A parlamentar piauiense fez um resumo da vida de Dr. Santana informando que o advogado paraibanense durante seu exercício na Assembleia Legislativa do Piauí, esteve à frente da diretoria que ocupou por quatro
anos, e que como pessoa, é um amigo próximo e um exemplo de cidadão, que sempre fez muito pelo estado do Piauí.
A vereadora falou do perfil do homenageado lembrando que José Ribamar Nolêto de Santana, nasceu em Paraibano – MA. Filho de Manoel Zacarias Nolêto e Maria Izabel Santana. Mudou-se para Teresina em 2 de Janeiro de 1980. Graduou-se em Direito no Centro de Ensino Unificado de Teresina – CEUT. É bacharel em Segurança Pública pela Universidade Estadual do Piauí – UESPI, Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais pela Univesidad Del Museo Social Argentino – Buenos Aires/ Argentina, Especialista em Direito Constitucional pela Universidade Federal do Piauí – UFPI, Especialista em Formação de Gestores Públicos pela Fundação Getulio Vargas.  Dr. Santana assumiu cargo de Chefe de Setor Escriturário do Banco Nacional S/A nos anos de 1983 a 1984. De 1984 a 1988 atuou como
Amigos e autoridades na solenidade fotos à esquerda
Escriturário e Chefe de Setor e Gerente de Negócios do Banco do Estado de Minas Gerais. Foi Diretor Administrativo e Financeiro da Empresa Centro Comercial Santana de 1988 a 1999. Diretor de Orçamento e Finanças da Secretaria da Justiça e da Cidadania, do Governo do Estado do Piauí, de 1999 a 2001. No ano de 2000 foi conselheiro do Conselho Penitenciário do Governo do Estado do Piauí. Diretor de Gestão de Pessoal e Planejamento Estratégico da Companhia de Habitação – COHAB / PI. Diretor de Orçamento e Finanças da Assembleia Legislativa do Estado do Piauí de 2005 a 2013. Atuou também com Diretor Legislativo da Assembleia Legislativa do Estado do Piauí.
Atualmente é sócio administrador da Santana Advocacia e Consultoria e Assessor da Conplan – Contabilidade, Planejamento, Projetos e Serviços LTDA. Por esses méritos Dr. Santana é merecedor do título.  
Na solenidade da entrega Dr. Santana agradeceu a todos os amigos: "Me sinto por demais lisonjeado com as palavras carinhosas de todos vocês. Um abraço especial aos amigos de Paraibano que também se manifestam, e que há bastante tempo não mantínhamos contato. É uma honra receber esse título tão memorável, pois todos sabem do amor que tenho por nossa cidade" disse o homenageado.
Dr. Santana (Ribinha) não esquece sua terra natal e o ano passado e este ano esteve em Paraibano prestigiando a Vaquejada acompanhado da Deputada Estadual Ana Paula. Dr. Santana que é suplente de deputado estadual no Piauí, pretende se lançar a deputado em 2014 e para isso conta com o apoio da família da atual deputada Ana Paula.
OBRIGADO PIAUÍ
Léo Lasan: Quando cheguei em Teresina em 1984 para descontar um cheque de um concurso nacional promovido pela Revista Placar, no qual fui um dos vencedores com um slogan para uma famosa empresa de lâminas de barbear, Dr. Santana (Ribinha) era gerente do Banco
Santana recebendo título de Cidadão Teresinense
Nacional, agência na qual descontei o cheque. Juntamente com seu primo Francisco de Assis (O Mão) e meus amigos Demerval Coêlho, Fábio Reis, e João Luis, o próprio Ribinha me orientou a procurar o jornal O Dia de Teresina, onde a amiga e conterrânea Josélia Sá trabalhava. Foi alí que iniciei minha vida jornalística ao lado de grandes mestres como Elvira Raulino (onde fui seu diagramador e ilustrador da revista Semaninha), José Fortes, Efrain Ribeiro, Mário Carneiro, Zózimo Tavares, Chico Leal, Paulo Moura e tantos outros (a nata do jornalismo piauiense até hoje, menos o saudoso Mário Carneiro já falecido). Dr. Santana (Ribinha) sempre educado foi galgando os degraus  do sucesso mas nunca se deixou iludir  pelas luzes da fama. Nunca esqueço do seu tio Abraão, dono de uma lanchonete alí próximo da Av. Maranhão no Bairro Aerporto, nos chamar aos domingos e nos dar uma missão. Levar suco e pães para as pessoas com deficiência mental do Sanatório Meduna.
Dr. Santana com o vice-presidente do Brasil Michel Temer
e  Dep. Marcelo Castro, Des. Edivaldo Moura
e Des. Brandão de Carvalho.
 E íamos nós para sentir o poder da humildade. Ribinha e nós em uma Kombi.  Não existe lição maior de humildade que doar a vida pelos irmãos, isso nos ensinou na prática seu Abraão. Uma passagem marcante para a vida política de Ribinha, aconteceu em Paraibano. Meu pai Cazuza, pedreiro, estava a fazer trabalho de pintura na casa de seu Zacarias pai de Ribinha. Jovens com idéias revolucionárias, este editor e Ribinha, pegamos pincel grosso e um balde com resto de tinta e fomos pichar os muros da casa do ex-prefeito João Furtado  bem em frente a casa de Ribinha. Pichações à parte, estávamos orgulhosos, quando seu Zacarias aparece com outro balde dizendo: "Bonita Arte. Agora peguem panos, escovas e sabão e apaguem tudo!".Ficamos o resto da tarde fazendo isso, sob o olhar de reprovação de seu Zacarias. Aprendemos um pouco como fazer política limpa. Hoje é com muito orgulho que fico sabendo de mais um título para este paraibanense que contribui para nossa cidade mãe que é Teresina, que já abraçou tantos filhos do "Gongó", hoje  ilustres piauienses como Adão Rodrigues (gerente de banco) Dr. José Rodrigues, Dr. Marcus Vinicius, Dr. Santana e por que não dizer este editor? Obrigado Piauí, por reconhecer nossos talentos.

Um comentário:

UBIRAJARA disse...

Meu Caro amigo e parente Dr. SANTANA, fico muito feliz por você. Você merece todas as homenagens.
Estamos sumidos.
De já, FELIZ NATAL e UM ANO NOVO com saúde e prosperidade.
Um grande abraço.
Ubirajara.