quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

"A PÉSSIMA ADMINISTRAÇÃO DE VALMIRA AJUDOU ANTONIO CARLOS A SER O ATUAL PREFEITO DE COLINAS" DIZ VEREADOR SIBITO

VEREADOR DIZ QUE PREFEITO ANTONIO CARLOS TEM A CÂMARA NAS MÃOS.
Lasan entrevistando Sibito em Paraibano.
Natural de Paraibano e radicado há mais de 30 anos em Colinas para onde mudou-se no início dos anos 80, Raimundo Nonato da Silva mais conhecido como Sibito, atualmente vereador pelo Partido Popular Socialista (PPS) está no seu segundo mandato naquele município. Sibito concedeu essa entrevista, domingo (1º.12) na casa dos seus familiares no bairro Marajá(Paraibano). A entrevista é uma lição de humildade, experiência política e mudanças no cenário do poder em Colinas. O vereador fala da família Brandão, do ex-prefeito Zé Henrique e ex-prefeita Valmira, da campanha eleitoral em Colinas no ano passado, dos candidatos que concorreram, dos eleitores e de figuras do poder estadual como deputados e governadora. Sibito sempre acompanhou a família Brandão na política de Colinas, atualmente é aliado do prefeito Antonio Carlos, o vereador revelou o motivo da mudança. Sibito que é do PPS falou da sua trajetória de vida, da administração dos atuais prefeitos Antonio Carlos de Colinas e da prefeita Aparecida Furtado de Paraibano. Fez uma análise sobre a perda de espaço econômico e de órgãos governamentais do Estado em  Colinas para São João dos Patos e informou que pretende fazer um encontro entre prefeitos e vereadores de Colinas e Paraibano, para troca de experiências e colaboração política, haja vista os dois municípios são ligados  geograficamente. Sibito também questionou sobre as administrações municipais de Paraibano nunca terem colocado nomes de figuras ilustres no desenvolvimento do município em órgãos públicos, a exemplo de Vítor Coêlho (seu pai) e Faustino Sousa (seu avô). Abaixo a entrevista que teve a presença do ex-candidato a prefeito por Paraibano na últimas eleições Olivan Coêlho (PMN), Vítor Noleto (parente do entrevistado) e da família do comerciante Lousa dos Navegantes.
Paraibanomanews: Vereador Sibito, o senhor é natural de Paraibano mas mora em Colinas há mais de 30 anos, fale-nos um pouco da sua trajetória de vida até chegar à política em outro município.
Ver. Sibito: Toda a minha família é de Paraibano, sou filho de Vítor Coêlho de Sousa e Dona Maria Noleto dos Reis e tinha como avô o primeiro morador de Paraibano o Sr. Faustino de Sousa... fomos criado na roça... quando o meu pai morreu eu tinha 15 anos e tive que cuidar da família junto com minha mãe... Em 1978 minha mãe faleceu, eu tive que buscar outros meios de vida e fui para o estado da Paraíba, lá trabalhei em várias coisas, fui motorista e três anos depois voltei para Paraibano, mas aqui o meio de vida era difícil, aí achamos por bem comprar uma serraria em Colinas, no bairro Chapadinha quando cheguei lá, ainda nem era bairro, só tinha oito casas, trabalhei muito, fiz amizades, lutei pelo lugar e hoje o bairro tem umas quinhentas casas, como lutei e vi o crescimento desse bairro fui considerado como uma espécie de representante, um líder e me lancei na política... Hoje estou no meu segundo mandato como vereador apoiado pelos moradores e eleitores da Chapadinha, Guanabara e Piquete bairros onde tenho muitos amigos, por que sempre estive à disposição de todos que me procuram como político e como amigo...
Paraibanomanews: O senhor nesses trinta anos de convivência em Colinas esteve sempre ao lado da Família Brandão, que predominou na política do município por muitos anos, o grupo foi derrotado nas últimas eleições mesmo o senhor disputando vaga apoiado por eles, atualmente o senhor é aliado do prefeito Antonio Carlos, por que optou por essa mudança?
Ver. Sibito: Olha fui candidato do lado dos ex-prefeitos Zé Henrique e Valmira, ela foi derrotada, mas eu fui eleito e continuei no grupo, acontece que três dias após as eleições, o grupo do atual prefeito Antonio Carlos convidou todos os vereadores eleitos e em reunião  disseram que queriam trabalhar juntos e fazer o presidente da Câmara de Vereadores... Somos todos amigos, o prefeito Antonio Carlos é meu amigo, não é que eu esteja desonrando o Zé Henrique ele continua meu amigo... O prefeito Antonio Carlos me convidou para apoiá-lo e eu acredito que ele vai fazer uma boa administração com todos e vai dar certo.
Paraibanomanews: Com sua decisão em apoiar o atual prefeito, não abalou sua amizade com o Zé Henrique?
Ver. Sibito: Não... Está tudo bem... Não tenho nenhuma dúvida... Ele, o Marcos e Carlos Brandão me ligam quase todos os dias, a gente conversa, nos visitamos, então não mudou nada na nossa amizade...
Paraibanomanews: Colinas teve o maior número de candidatos à prefeitos nas últimas eleições, quatro no total, por que candidatos até mesmo de outros municípios se lançaram a esse cargo? O que tem de diferencial na política de Colinas que atraiu esses candidatos?
Ver. Sibito: Com certeza grupos políticos... Existiam dois grupos fortes, um formado pelo ex-prefeito Zé Henrique com Valmira e o outro do candidato Antonio Carlos, mas também tinha a candidata Nina (filha do deputado Arnaldo Melo) e o Reinaldo Sousa, esse mais para tapar buraco de partido, inclusive eu junto com o Zé Henrique tentamos convencer o Zé Reinaldo para desistir que nós o apoiaríamos como candidato a prefeito nas próximas eleições, mas ele não desistiu e tirou 2.100 votos, a Nina desistiu também, poderia ser a próxima candidata à prefeita na cidade, se ela não tivesse desistido traindo os eleitores que acreditavam nela... O resultado disso tudo aconteceu como esperado pelo povo, ganhou  quem acreditou no trabalho...
Paraibanomanews: Então houve votos de protesto que foram para o candidato Antonio Carlos?
Ver. Sibito: Foi.... Todos que acreditaram nos candidatos que desistiram pensaram: vamos votar no Antonio Carlos, vamos testar ele, testaram e deu certo e Deus queira que ele faça uma boa administração com ajuda dos vereadores e principalmente com a minha.
Paraibanomanews: Na sua visão, o que levou o povo de Colinas a eleger Antonio Carlos para prefeito?
Ver. Sibito: A má administração da ex-prefeita Valmira, foi uma administração péssima. Então o povo de Colinas tinha um candidato se lançando pela segunda vez e se perguntaram: Por que não? E achou por bem votar e eleger Antonio Carlos, que eu acredito e com fé em Deus irá fazer uma boa administração... Mesmo com as dificuldades encontradas, assim como a maioria dos prefeitos eleitos estão encontrando...
Paraibanomanews: O senhor falou que dos treze vereadores eleitos para a Câmara Municipal em Colinas, doze estão com o prefeito, como foi para Antonio Carlos fazer esse trabalho de alianças, haja vista o número de vereadores eleitos que vieram da oposição era maior?
Ver. Sibito: O prefeito desde o dia em que entrou na prefeitura já tinha quatro vereadores com ele, e nove vieram da oposição, mas é bom dizer que Antonio Carlos nunca teve adversário político na Câmara, então isso conta a favor, como te disse três dias depois da eleição o grupo dele reuniu todos os vereadores eleitos e propôs um trabalho unido, elegeu como presidente da Câmara um vereador que apoiava a Nina, foi administrando esses diálogos e hoje o prefeito de Colinas está com a Câmara de Vereadores do seu lado, dos treze tem doze aliados.
Paraibanomanews: Vereador,  por que Colinas nos últimos anos têm perdido espaço econômico e político para São João dos Patos, mesmo sendo superior em número de habitantes e portanto de votos?
Ver. Sibito: Colinas é o seguinte... São João dos Patos é uma cidade mais antiga, tem lideranças políticas há mais tempo, em São João dos Patos houve filhos da terra como deputado antes de Colinas, as estratégias políticas de São João dos Patos foram mais bem trabalhadas que de Colinas então isso atraiu o olhar do governo do estado, que destinou para São João dos Patos as melhorias secretarias, a regional, Colinas ficou tentando e a gente vendo isso ir para São João dos Patos... Em uma das reuniões que estivemos com o Deputado Arnaldo Melo esse foi um dos comentários, o deputado sugeriu que fosse mudado algumas secretarias estaduais de São João dos Patos para Colinas por entender que Colinas tem mais competência para gerenciar algumas secretarias, então essa é uma exigência do povo colinense há muito tempo... Colinas precisa avançar.
Paraibanomanews: Há quatro anos Colinas tem um deputado que é o Carlos Brandão e também não deixa de ter o presidente da assembleia legislativa do estado que é o deputado Arnaldo Melo (que tem negócios na cidade) mesmo assim por que Colinas ficou tanto tempo estagnada, parada no tempo em termos de desenvolvimento?
Ver. Sibito: É aquela história, o Arnaldo Melo foi e é aquela pessoa que sempre está ao lado do governo do Maranhão e o deputado Carlos Brandão sempre na contramão e assim não conseguiu muita coisa para Colina por ser adversário do governo... Com essas mudanças que houve no governo municipal em Colinas e com o Arnaldo Melo que considero do mesmo grupo do atual prefeito acredito que as coisas melhores, promessas já existem, inclusive em uma reunião do Arnaldo com os vereadores em Colinas ele vai entrar novamente na disputa para deputado e quer o nosso apoio... Então, com a possibilidade do Arnaldo vir a ser também governo do estado daqui a alguns meses, quem sabe essas melhorias cheguem mais rápido...
Paraibanomanews: Por falar nisso como estão as articulações dos políticos de Colinas para apoio às eleições a governos, deputados e senadores no próximo ano? Já houve reuniões políticas com futuros candidatos, como está esse processo?

Ver. Sibito: Já houve alguns encontros, mas ainda está a passos lentos... A governadora Roseana Sarney chega em Colinas e visita todos, visita o prefeito Antonio Carlos, visita o Zé Henrique, o Zé Heider e o Arnaldo Melo faz essas visitas juntamente com ela, então até agora a governadora não tem adversários em Colinas, mesmo ela dizendo que tem... Na verdade o que existe são alguns políticos que fazem algumas fofocas e ela acredita, mas eu vejo todos os grupos ligados a ela Roseana.
Paraibanomanews: E Flávio Dino como está a articulação política em Colinas em relação à campanha dele para Governo do Estado?
Ver. Sibito: Sem a visita dele fica difícil à gente avaliar, quem sabe depois dele visitar Colinas ele decole... O povo quer saber de uma novidade, mas enquanto ele não aparece também não aparece o Ibope dele...
Paraibanomanews: Sempre que faço entrevistas com vereadores costumo fazer essa pergunta que encabula os eleitores até hoje: Por que a maioria dos vereadores depois de eleitos esquecem suas bases, e até mesmo o povo em geral?
Ver. Sibito: Acho que quando acontece isso o vereador não está pensando em continuar na carreira política... Eu faço o contrário do que você falou, dou atenção às comunidades onde fui apoiado, votado e posso dá um exemplo, na última política duas semanas depois que fui eleito, aconteceu no Bairro Chapadinha (Colinas) uma interrupção de água de um poço que era de responsabilidade da prefeitura, mesmo o prefeito sendo adversário e não tomou providências apesar das minhas reclamações, o que fiz, dentro de três dias tomei providência e adquirir uma bomba no valor de R$ 3.500,00 e mandei colocar no poço resolvendo o problema, você sabe que essa questão de abastecimento de água é uma burocracia, então resolvi... Esse é o papel do político seja vereador ou outro cargo, tem que reconhecer a importância do eleitor que votou nele, é a atenção e não a ingratidão que leva as pessoas a acreditarem nas outras...
Paraibanomanews: Nas suas visitas a sua terra natal (Paraibano) o senhor sempre faz questão de conversar com lideranças políticas e se interessar pela administração local... Como o senhor observa a administração da prefeita Aparecida Furtado?
Ver. Sibito: Boa... Apesar do pouco tempo e das dificuldades que todos os prefeitos eleitos enfrentam depois das campanhas eleitorais (2012) e próximo de novas campanhas para governos (2014) fica uma administração corrida em busca de recursos e barganhas políticas...
Paraibanomanews: Depois de anos no poder executivo de Colinas com a Família Brandão se revezando, o senhor foi testemunha de uma mudança no grupo político naquele município, o senhor acredita que em Paraibano, pode vir a acontecer o que aconteceu em Colinas?
Ver. Sibito: Até pode acontecer um dia, pelo voto de protesto talvez... Hoje Aparecida Furtado é líder política do município, e não adianta dizer que não... Aparecida já apoiou dois candidatos, mas eles traíram ela... a continuar assim com o tempo o povo pode achar que todos que ela colocar irão traí-la e aí o povo vai cansar e não vai querer mais votar no candidato que ela indicar... O povo vota na própria Aparecida Furtado isso é certo... Já os que ela colocou para substituí-la já demonstraram que não há confiança de retorno... É bom deixar claro, que eu não tenho nada contra a Aparecida Furtado, sou um admirador do trabalho dela assim como toda a minha família e espero que logo ela me faça uma visita para a gente conversar sobre umas ideias para Paraibano...
Paraibanomanews: Que ideias são essas?
Ver. Sibito: Pretendo promover um encontro entre políticos de Colinas e Paraibano, para a gente se aproximar, trocar experiências políticas e buscar melhorias para a nossa região que são ligadas, somos municípios vizinhos com interesses comuns...
Paraibanomanews: ... Mas, além disso, o senhor falou antes da entrevista que o município de Paraibano precisa reconhecer algumas pessoas influentes no desenvolvimento da cidade, fale sobre isso...?
Ver. Sibito: Então... Veja bem, na história de Paraibano um dos primeiros prefeitos da cidade foi o senhor Antonio Ribeiro, ele assumiu logo após o falecimento do prefeito Nicéais Mendes, Antonio Ribeiro era seu vice... Hoje andando pela cidade a gente não encontra nada no nome de Antonio Ribeiro, nenhuma rua, nem praça, nem escola, nada... O primeiro morador de Paraibano que foi meu avô Faustino Sousa, também não existe nenhum órgão público ou avenida com seu nome, então a nossa história e nossos heróis precisam ser lembrados, nas escolas, etc. Aproveitando a ideia lembrei-me do nome do meu pai Vítor Noleto que foi um dos primeiros moradores do nosso bairro Marajá e não existe nada em nome dele nem no bairro, nem em nenhuma estrada que liga nosso bairro... Pensando nisso sugerir ao vereador Francisco Carvalho (Tico do Getúlio) que entrasse com um pedido na Câmara Vereadores para que o município homenageasse essas pessoas como muitas outras que ajudaram a desenvolver nossa cidade... 
Paraibanomanews: ... Obrigado vereador pelo tempo disponível ao blog e aos nossos leitores.
Vereador Sibito: É sempre um prazer levar nossos trabalhos até as pessoas, sou eu quem agradeço.

3 comentários:

UBIRAJARA disse...

Bom dia meu amigo Leo.

Leo, sugiro a você fazer uma reportagem com o Dr. Fernando Antônio de Santana - Notário e Registrador do Cartório do 2º. Ofício de Paraibano.
Em dois meses ele já modernizou o Cartório com evolução de pelo menos 40 anos.
Um abraço.
Ubirajara.

Anônimo disse...

"São João dos Patos dos Patos se desenvolve mais por ser terra de gente civilizada, não precisa da inveja alheia para crescer."
Se Colinas tivesse mais competência para administrar alguma coisa, administraria muito bem a regional da saúde, que há muito "tomou a força por Arnaldo Melo" e está em precárias condições!. O SAMU em Colinas (Que é regional ) nem água tem. SJP tem UPA, hospital, postos de saúde, médicos salas de cirurgia e Colinas (Que é Regional) vive à míngua.
A Companhia de Polícia também existe em Colinas, assim como SJP, mas a criminalidade e a prostituição assusta em Colinas enquanto em Patos vive há anos sem um homicídio, ou roubo de uma simples motocicleta.
As praças de São João dos Patos não dependem de Regional, e existem , são limpas, conservadas bonitas, enquanto isso... Colinas... Nem praça tem. A Educação em Patos é de excelência perto da de Colinas SJP tem um dos maiores IDEB`s do Estado e Colinas, um dos menores.
Buriti Bravo que não ostenta nenhuma regalia de regional tem IDEB duas vezes maior do que a invejosa Colinas.
Enfim, o que faz alguém ou algo ser grande, não é a regalia política, poder político, regional disso, ou daquilo, mas sim a sua essência, que nenhum político haverá de roubar dessa terra de Grandiosos homens e mulheres.
Envergonhem-se Colineses, pois o sucesso da linda São João dos Patos independe da inveja dos políticos indígenas Colineses.

Anônimo disse...

ONDE FICA O IFMA? UPA? TRT? INSS? CAIXA ECONÔMICA? REGIONAL EDUCAÇÃO, REGIONAL CEMAR, REGIONAL CAEMA, AGED,FUNASA...
SÃO JOÃO DOS PATOS, PORQUE TEM GENTE QUE SABE ADMINISTRAR, SÃO JOÃO DOS PATOS É DESTAQUE EM TODO O BRASIL, ENTÃO POVO DE COLINAS, GANHEM ESPAÇO PELA SUA COMPETÊNCIA NÃO PELO PUXADO DE BEIÇO!
PORQUE QUE AO INVÉS DE IMPLORAREM PARA GOVERNANTES TIRAREM DOS PATOENSES, NÃO SE DESTACAM, MOSTRAM SERVIÇO E BUSCAM UMA REGIONAL DE CADA ÓRGÃO PARA SI, ASSIM TERIA COMO MEDIR O TAMANHO DA INCOMPETÊNCIA DE VOCÊS COM SJP.
OLHA QUE SOUCOLINENSE, MAS ME ENVERGONHO DISSO!