quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

DR. FRANCISCO FAZ 40 ANOS DE MEDICINA.

MÉDICO DESTACA ESTUDANTES DA DÉCADA DE  50 COMO HERÓIS.

 A palavra ética foi a mais dedicada ao médico Dr. Francisco Furtado, durante evento em que completou 40 anos de Medicina, quando comemorou com familiares, colegas de profissão e amigos, neste domingo (8.12) em sua residência, em Paraibano. O médico ofereceu uma festa, animada pela Banda Versão de Uruçuí-PI trazida pelo casal Airton e Angelita especialmente para o evento. Em seu discurso de abertura o médico Francisco Furtado fez uma trajetória da sua vida, relembrando os heróis do município a partí da segunda metade da década de 1950: "...Um grupo de paraibanenses  pioneiro, desbravador, verdadeiros bandeirantes que não buscavam ouro nem prata e sim conhecimento e cultura, grupo do qual fiz parte" lembrou o médico: "Não passávamos de 30 ou 40 integrantes e posso citar alguns da zona urbana, filhos de bravos paraibanenses a exemplo dos filhos de:  Guilhermino Brito, de Antonio Diniz, de Cícero Brito, de João Furtado, de Newton Sá, de Merval Carneiro, de Chico Seabra e da zona rural destaco os filhos de Sêu Dadá Carneiro, de Aldo Ferro, do Galdino Mangabeiras e de Sêu Rosinha" para Francisco Furtado esse grupo de paraibanenses foram e são heróis por terem buscado enfrentando todas as dificuldades da época, outros horizontes em nome da cidade, honrando a nossa terra. 
Dr. Francisco lembrou-se com pesar de alguns que não estão mais vivos, mas que foram grandes paraibanenses como Rosalvo Diniz, João Batista Dias Carneiro, Sérgio Coêlho, e Galdino Freire. Em suas homenagens Dr. Francisco abriu um capítulo especial para falar de Agenor Freire Brasilino a quem Francisco considera uma das figuras mais ilustres de Paraibano. Segundo Dr. Francisco Agenor formou-se em Recife e naquela ocasião foi destacado como o mais brilhante estudante da sua turma e orgulho para os vestibulandos da terra natal. Dr. Francisco lembrou também do seu tempo de juventude, das férias escolares e de sua vida de estudante. Disse que um dos momentos mais marcantes em sua vida foi quando entrou na Universidade Federal de Medicina de Pernambuco que considerou como uma vitória e um orgulho espetacular, afinal a UFPE na época era a segunda mais cobiçada faculdade de medicina do nordeste ficando atrás apenas da faculdade de medicina da Bahia, essa sendo a primeira faculdade de medicina do Brasil criada por Dom João VI conforme informações do médico de Paraibano. Após seis anos de trabalhos acadêmicos, Francisco Furtado disse que se formou preparando-se para ser médico no interior e passou por todos os setores importantes da medicina desde o pronto socorro, maternidade, pronto socorro infantil, hospital geral, etc. Dr. Francisco queria vir para Paraibano, mas na época o Maranhão dispunha de poucos hospitais no Estado e no sertão maranhense apenas Colinas possuia um hospital, porém com poucas estruturas.
PARA LER A MATÉRIA COMPLETA E VER MAIS FOTOS CLIQUE EM LEIA MAIS.
Na região do sertão maranhense existia apenas o Hospital de Colinas que foi a opção para Dr. Francisco iniciar suas atividades médicas. Mesmo sem condições estruturais para funcionar, o Hospital de Colinas estava semi abandonado, conforme palavras de Dr. Francisco. O médico paraibanense revelou a revolução local quando ele foi realizar a primeira cirurgia em uma paciente em Colinas: "Parecia uma revolução na cidade. Quando eu terminei a cirurgia de apêndice, ao sair do centro cirúrgico eu me espantei com a multidão que estava no corredor, à frente Dona Noeme, irmã de Jaldo Moreira que foi logo perguntando:.. E aí doutor, como está a minha paciente?" eu respondi que estava tudo bem, tudo correra normal, no que ela respondeu; De agora em diante em Colinas, nunca mais ninguém morre de apêndice." Dr. Francisco ressaltou que desenvolveu um trabalho realmente revolucionário para a região do sertão maranhense naquela época. A história da vinda de Dr. Francisco para trabalhar em Paraibano, aconteceu na administração do prefeito Arí Furtado em 1982, após eleição vitoriosa do irmão. Um dos pontos que fez o médico tomar a decisão foi o pedido do pai João Furtado que também o ajudou a construir a Clínica São Francisco, a primeira clínica bem equipada do região, a ponto dos supervisores do Inamps - Instituto Nacional de Assistência Médica e Previdência Social- (atualmente Prev. Social) se admirarem com a estrutura de leitos, apartamentos conjugados e perguntavam: “Como é que o senhor faz um hospital desse e quer filiar ao Inamps, o INAMPS só disponibiliza ambulatório e enfermaria...e o senhor oferece isso tudo” a Clínica foi um marco para a região. Na administração de Arí Furtado, foi conseguido recursos para a
construção do Hospital Municipal Dr. Pedro Neiva de Santana, Dr. Francisco informou que ajudou a implantar o hospital, e disse: "trabalhei e trabalho nele e aí está até hoje colaborando com a saúde de nosso município de Paraibano...Sabemos das carências nessa área mas isso é em todo o Brasil, não concordo com o sistema de saúde que se faz atualmente no País, é preciso melhorar, descentralizar, investir para atrair médicos especializados para o interior  para que nossa sociedade tenha uma assistência melhor” declarou Dr. Francisco para em seguida elogiar a vinda de médicos estrangeiros por meio do Programa Mais Médicos: “Não vai resolver o problema, mas já vai dar uma grande colaboração” e parabenizou aos dois médicos cubanos (presente ao evento) que vieram para o município. Dr. Francisco finalizou seu discurso fazendo vários agradecimentos. A filha de Dr. Francisco, a fisioterapeuta Letícia Furtado fez um discurso emocionado, onde enalteceu a carisma, humildade, responsabilidade e ética do pai e também do profissional médico Dr. Francisco: “...Podemos nos orgulhar e dizer que esse homem, meu pai, foi e é exemplo para nós e como médico sempre colocou a responsabilidade e ética acima de tudo”.
Deonice Furtado irmã de Dr. Francisco falou da importância do mesmo na sua vida, de sua família e filhos e dedicou a mensagem em que comparou a luz do sol com a luminosidade daquele dia: “A luminosidade do sol neste dia com certeza é Deus abençoando essa data e tão amorosa e digna profissão que escolhestes, dedicando incansáveis horas com atenção e carinho aos pacientes”.  A primeira auxiliar de enfermagem a trabalhar com Dr. Francisco na Clínica São Francisco foi Graça Rego. Ela lembrou-se dos primeiros dias de trabalho ao lado do médico: “Eu não queria mais ficar em Paraibano, ia embora, mas aí veio Dr. Francisco e me convenceu a ficar, dizendo que Paraibano precisava de nós”. Fiquei quatro anos trabalhando com Dr. Francisco. Outra auxiliar de enfermagem que colaborou com a saúde do povo de Paraibano foi Teresinha Gomes para quem Dr. Francisco tem um grande carinho. Teresinha declarou que por diversas vezes Dr. Francisco bateu na porta da sua casa dizendo: “Teresinha tem um abacaxi lá na clínica que precisa ser resolvido... Então não existia dia nem hora e lá íamos nós resolvermos o problema” disse a auxiliar de enfermagem sendo elogiada por Dr. Francisco: “Teresinha foi tudo na nossa profissão, é um orgulho imenso ter trabalhado ao lado dela, esse baluarte da saúde. Teresinha e Graça sempre foram decisivas no sentido de minimizar o sofrimento dos paraibanenses e fico sempre emocionado quando lembro dessas duas  mulheres que fizeram muito em prol da saúde de Paraibano, eu não poderia deixar de dizer essa mensagem” disse Dr. Francisco abraçado à Teresinha.
Dr. Elizabeth Gonçalo de Pastos Bons Ft:lasan
O ex-prefeito de Pastos Bons o médico Dr. Elizabeth Gonçalo assegurou que a maior qualidade em Dr. Francisco é a sua ética: “Para mim a sua maior qualidade é a ética. Dr. Francisco é um exemplo de profissional e de ética e a ética é o que marca a nossa existência. Ele sempre teve a postura daquela pessoa simples e de ter a sua vida dedicada à educação. Em toda a sua trajetória sabemos da sua simplicidade e respeito aos colegas” disse Dr. Elizabeth que informou sobre como surgiu à amizade de ambos através das ligações de amizade entre as famílias: “nossas famílias sempre estiveram juntas em uma amizade fraterna” ressaltou o médico de Pastos Bons. Elizabeth disse que na vida as pessoas devem aprender a viver até mesmo com o que vem no amanhã e lembrou-se do falecimento de sua mãe Naíla Gonçalo, há sete meses e confessou: “Conviví com minha mãe durante 33 anos, então imaginem como é difícil ter que levar a vida sem nossos pais” o médico finalizou dizendo da sua admiração pelo trabalho de Dr. Francisco: “Fique certo que sou um grande admirador  do seu trabalho e postura e que daqui a seis anos eu e Dr. Jetro estaremos comemorando 40 anos de medicina também e espero fazer pelo menos o aproximado que o senhor está fazendo até hoje”. Além de Dr. Elizabeth, ainda houve discursos de Manetinha, Dra. Francileia, do advogado e sobrinho Daniel Veloso, Claudene Campos, de Wandrea Bezerra, Neyre, do médico cubano Joel Ortero, do secretário municipal de agricultura Júlio César Guimarães. O evento continuou com vários paraibanenses transformando a festa em um verdadeiro show de calouros da velha guarda. O primeiro a soltar o gogó a pedido da galera foi o empresário Zé Gomes que interpretou Nelson Gonsalves, aí veio o médico cubano Joel cantando Yolanda em espanhol, Manetinha e Leônidas Brito  soltaram o vozeirão, seguido do cantor Maguilla. Após as apresentações foi cantado os parabéns e cortado o bolo. A festa que teve a bela apresentação da Banda Versão embalou a todos no ritimo de seresta, forró, sertanejo e carnaval, já era noite quando Dr. Francisco se despediu dos últimos convidados.

Um comentário:

UBIRAJARA disse...

PARABÉNS DR. FRANCISCO!!!
São 40 anos dedicados a cuidar da saúde das pessoas com muito amor e profissionalismo.
Que Deus lhe proteja para que você continue com o seu trabalho por mais 40 anos.
Um abraço de seu amigo
Ubirajara