segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

CRIANÇAS DÃO SHOW SOBRE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO

CRIANÇAS EMOCIONAM PAIS E PROFESSORES AO FALAR DE TRÂNSITO
Lembrando o cumprimento a lei 9.503 de 1998 no Artigo 76 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), onde diz que a Educação no Trânsito deve ser trabalhada em todos os níveis de ensino, a Secretaria Municipal de Educação de Paraibano desenvolveu durante o ano letivo de 2013 o Projeto Educação no Trânsito. Neste final de semana (sexta-feira 13) a Escola Municipal Ana Teresa Coêlho Fernandes realizou a culminância do Projeto Educação no Trânsito “Cuidando da Vida na Sociedade”. A escola utilizou a metodologia da gincana  e foi desenvolvido  por  alunos do 6º Ano dos turnos matutino e vespertino.
É importante salientar que todas as escolas do município de Paraibano trabalharam o projeto supracitado desde o inicio do ano letivo com atividades educativas tanto teóricas como práticas (assim como fez a Escola Os Amiguinhos), com o objetivo de educar e orientar os alunos sobre os cuidados que devemos ter diante do trânsito.
A Escola Ana Teresa realizou a gincana dividindo-a em dez baterias, formando grupos intercalados dos dois turnos. Cinco grupos denominados Equipe Branca – Equipe Verde  - Equipe Vermelha – Equipe Preta – Equipe Amarela disputaram as tarefas todas voltadas para o tema do Trânsito. A primeira bateria foi para definir o nome e o grito de guerra de cada equipe. A parti da segunda bateria cada equipe fez várias demonstrações como dramatização do tema, seguindo as imprudências mais comuns cometidas por quem está no trânsito: Consumo de bebidas alcoólicas, a falta da utilização do cinto de segurança ou capacete, e até mesmo o uso de celular ou menor dirigindo. O teatro foi utilizado por crianças de algumas equipes e emocionaram o público com suas atuações. A caracterização dos meios de transportes e de uniformes, sinais de trânsito (apesar de em nossa cidade ainda não existir) e direção defensiva chamou a atenção do público adulto, pelo conhecimento e consciências das crianças sobre o tema. Uma caracterização que fez o público refletir e debater foram sobre a história de um adolescente que pega escondido à chave do carro do pai e sai com os amigos para a balada onde consome bebida alcoólica. Os pais só sabem da notícia do acidente com vítima fatal do filho quando pessoas vêm lhes contar. Essa dramatização não foi simples coincidência, a ficção apresentada  é real no o dia-a-dia em Paraibano. Há alguns anos o número de mortes em acidentes automobilísticos tem aumentado na região. A falta de uma fiscalização nessas cidades do interior é um das principais causas para o incentivo a imprudências e crimes. Em Paraibano o hospital Dr. Pedro Neiva de Santana, praticamente todo dia atende pessoas vítimas de acidentes, principalmente de motos. A maioria é encaminhada para o Socorrão em Presidente Dutra e aí começa o calvário das vítimas e suas famílias. Nem sempre o final é feliz.
Vereador Jardem e João Neto lembrados  em cartaz
Na dramatização dos alunos da Escola Ana Teresa o público percebeu que  na ficção e vida real existem essas tristes coincidências. Nesses dois últimos meses no município, adolescentes tiveram acidentes quando dirigiam os carros dos pais. Em relação a menor pilotando motos, Paraibano deve ser o município campeão no Maranhão ou caminha (anda) para isso se providências não forem tomadas, principalmente por parte dos pais ou de adultos, os principais responsáveis, afinal menores não tem idade para comprar veículo. A educação começa em casa, já dizia o velho provérbio da pedagogia, a vida agradece. Mas voltando de ré para o Projeto, a Escola Ana Teresa deu uma partida excelente para colaborar na conscientização de todos sobre o trânsito, o item que mais ceifa brasileiros, principalmente jovens.
Conforme a diretora da escola a professora  Maria  Luiza da Silva Sá o tema da educação no trânsito foi escolhido pela Secretaria Municipal de Educação de Paraibano por ser um tema atual e necessário, haja vista as escolas ficam próximas da BR 135 onde existe grande trânsito, para Luiz a idéia do tema foi  feliz no sentido de diminuir a falta de informações adequadas que permeia a sociedade do município. A maioria das pessoas sabe como adquirir um veículo, mas ignora as leis, o respeito ao próximo e os riscos, além das dificuldades por qual passa as famílias envolvidas em acidentes: “A falta de conhecimentos, falta de atenção e principalmente pressa ocasiona óbitos” disse Luiza ao informar que o cartaz que tinha colagens de fotos de paraibanenses falecidos em acidentes de trânsito a exemplo do ex-vereador Jardem (falecido em 2013) e de João Neto (falecido em 2009) entre outras fotos adolescentes também vítimas, despertou nos espectadores a atenção para a situação do trânsito em nossa região. A diretora elogiou aos alunos e disse que o sucesso do Projeto se deve a equipe de professores da escola.
Ao final após contagem dos pontos a Equipe Verde foi à vencedora com um total de 595 pontos em segundo ficou a Equipe Branca com 560, as demais equipes foram classificadas na ordem decrescentes de pontuação. O Júri foi elogiado pelos alunos, pois criterioso ao avaliar cada bateria não deixando fugir ao objetivo do tema Educação No Trânsito.

A Secretaria Municipal de Educação de Paraibano está de parabéns por ter desenvolvido um tema tão atual em nosso país e tem sinal verde para seguir com essas ideias tão importantes para nossa sociedade e principalmente para nossas crianças, adolescentes e jovens, como dizia o filósofo Pitágoras: “Eduquem as Crianças e Não Será Necessário Castigar os Adultos”. Resta agora aos pais fazerem o que os professores fizeram, educar e conscientizar os filhos para a importância do trânsito no convívio de todos.

Nenhum comentário: