quinta-feira, 2 de junho de 2011

"CIDADE LIMPA, POVO SAUDÁVEL"

A secretária municipal de obras, transportes e serviços urbano, Sâmia Albuquerque de Sousa Brito, lançou neste dia 1º de Junho, a Campanha "Cidade Limpa, Povo Saudável". Este é o terceiro ano que a secretária lança a Campanha, que tem por objetivo manter a cidade de Paraibano limpa. A Campanha é lançada sempre na Semana do Meio Ambiente para reforçar a idéia de preservação do planeta a começar pela atitude do homem com o seu habitat.
A campanha "Cidade Limpa, Povo Saudável' começou este ano, com a reforma do calçamento ao lado da Rodoviária, isso porquê a água que escorria pelas laterias do calçamento, invadia parte da área  de embarque, até chegar as galerias o que deixava uma imagem não agradável. Outra ação da Secretaria de Obras, é a limpeza da Avenida São Luís que começa na Vila Aparecida e vai até a Vila Castor, tendo em seu entorno o antigo campo de aviação, local usado por alguns habitantes para descarte de lixo e criação de animais(que ficam soltos). A secretária Sâmia Albuquerque, está com o cronograma da limpeza desse local, que deve ser realizado até sábado 04/06. Sâmia está veiculando em som automotivo propaganda, solicitando aos moradores que colaborem com a manutenção da limpeza da cidade. A mídia está sendo veiculada, também na rádio Liberdade FM.A Campanha se estenderá por toda a cidade.
A secretária está enviando carta para todos os comerciantes da cidade, pedindo para que os mesmos, coloquem lixeiras em frente aos seus comércios e que não joguem lixo nas margens da BR que dá acesso a cidade.Sâmia Albuquerque tem se esforçado no trabalho de limpeza urbana, principalmente de conscientização da população. Em conversas com os comerciantes a secretária tem pedido que eles dêm exemplo aos clientes, mantendo o local limpo e saudável. A equipe de apoio da secretaria de limpeza Urbana, é coordenado pelo senhor José Reis e nas equipes de garis, está o senhor Raimundo do Fulgêncio, que tem feito um grande esforço, para manter as ruas limpas, isso porquê, é comum acontecer de alguns moradores não respeitarem o trabalho desses profissionais, e em muitos casos, logo que fazem a limpeza de um trecho da rua, tem morador que coloca restos de árvores, entulho e lixo de quintal, em um total desrespeito com a cidade e principalmente com esses trabalhadores tão importantes para a nossa saúde. As entradas de nossa cidade é de uma tristeza, com lixo provenientes de comerciantes e de oficinas mecânicas e eletrônicas. O Paraibanomanews, foi até a entrada e saída da cidade, para ver que tipo de lixo é jogado nesses locais. O lixo não nega seus donos. São restos de produtos comercial, como frutas, legumes, muitas caixas e plásticos de embalagens, televisões e equipamentos eletrônicos velhos, entulhos de consturções, podas de árvores, restos de animais mortos. Não se ver por alí, lixo doméstico, o que denota que o lixo é jogado por comerciantes ou profissionais autônomos.Observa-se que nesses locais houve trabalho da prefeitura, como a tentativa de empurrar o lixo para fora da BR e tocar fogo. Mas logo os sujões voltam e repetem o ato de sujar. A campanha "Cidade Limpa, Povo Saudável" vem em um momento de mudanças no mundo sobre a nossa relação com a preservação da natureza. A população de Paraibano, tem feito ações positivas nessa área, no mês passado várias escolas municipais realizaram manifestações sobre a ecologia, como Caminhada Ecológica e Palestras Educativas sobre o Meio Ambiente. A esperança existe, pelo menos com as crianças que participaram desses atos de preservação do Planeta. Falta aos adultos, darem bosn exemplos também e se engajarem, por um mundo melhor. 

Nenhum comentário: