sexta-feira, 27 de setembro de 2013

UM DIA APÓS AUDIÊNCIA PARA CONTER VIOLÊNCIA EM PARAIBANO, JOVEM É AGREDIDO COM UMA CORONHADA




Rua 7 de Setembro/Paraibano  Foto:Lasan



O Bicho tá pegando em Paraibano. Depois da violência as autoridades tomaram uma iniciativa para conter a onda... Como diz o ditado "Antes Tarde do Que Nunca". Mas parece que ainda não está surtindo efeito. Ontem a noite Quinta-feira (26) um dia após a Audiência com donos de bares para evitar a violência, houve outro atentado. Um jovem recebeu uma coronhada na cabeça enquanto estava em um bar. A vítima foi atendida no hospital e está se recuperando.
VEREADOR PASSA POR CONSTRANGIMENTO 
Vereador Cazuquinha  Foto:Lasan
O pacífico vereador Cazuquinha também sofreu constrangimentos, na terça-feira (24). Cazuquinha que tem um barzinho na Vila Aparecida, onde recebe as pessoas humildes a maioria fregueses que o elegeram, foi revistado pela Polícia enquanto atendia os clientes. A Polícia por ser de outra cidade não tinha conhecimento que Cazuqinha era vereador e o confundiu como suspeito e o revistou. Um dos motivos aparentes, pode  ter sido os trajes o qual Cazuquinha estava vestido, uma bermuda jeans (como é comum nessa época de calor e típico do parlamentar). Cazuqinha estava no seu estabelecimento que é uma extensão da sua casa, a Polícia chegou, mandou levantar os braços e o revistou, assim como fez com os demais. Este editor em conversa com o vereador nesta quarta-feira (25) perguntou sobre o lamentável episódio. Cazuqinha na sua imensa humildade relatou a situação e revelou que passou vergonha
com a situação perante seus amigos.  Para quem conhece o vereador, sabe que ele é  uma mansidão de paz até no falar.  Pequeno na estatura mas gigante na solidariedade, o vereador que está no seu primeiro mandato é talvez o único vereador que  ajuda os mais carentes, as vezes é até mesmo confundido com um deles, aí talvez esteja a confusão da "Polícia". Pegou mal para todos e a PM deve desculpas ao parlamentar.
REPETECO
O Blog Paraibanomanews lembra que em nossa cidade já foram feitas em anos anteriores, duas Audiências Públicas para conter a violência, inclusive o Blog tem documentos de uma delas. As autoridades como Vereadores, Juiz, Promotor, e Comando de Polícia, discutiram, entraram em acordo, tomaram algumas medidas, mas com o passar do tempo o carrossel gira e a violência volta sempre que a coisa começa a explodir. Espera-se que dessa vez tenha resultados positivos e que não aconteça mais, essa caos. Desarmar quem anda com armas já é um começo para inibir  riscos como o que aconteceu ontem a noite ... O Blog Paraibanomanews posta matéria a respeito da audiência realizada na quarta-feira. A reportagem foi retirada do blog do amigo Amaury Pereira.
Reportagem do excelente Blog Notícias de Paraibano 
Por:  Amaury Carneiro
A Polícia Militar,  realizou na manhã de ontem, quarta-feira (25), na câmara de vereadores, uma audiência pública para ouvir  os proprietários de bares e casas de eventos de Paraibano-MA, além dos representantes de entidades civis do município, no intuito de melhorar a segurança pública.
A reunião foi norteada  pelo comandante da 6ª Companhia Independente da Polícia Militar do Maranhão,  Major Émerson Bezerra da Silva, que de início fez uma explanação referente ao aumento da criminalidade nós últimos anos e o desrespeito às leis de trânsito no município.
A audiência também contou com a presença do senhor Carlos Eduardo, juiz de direito da comarca de Paraibano, do Promotor de Justiça José Emanuel, do delegado da Polícia Civil o senhor Antonio Luis, da secretária municipal de educação luzia Ribeiro e de todos os vereadores, a prefeita Aparecida Furtado, não pôde comparecer porque estava doente, segundo Ana Célia, presidente da câmara que estava lhe representando.
O objetivo principal da audiência era ouvir críticas e sugestões à respeito dos serviços prestados à segurança pública municipal pelos órgãos competentes. Pois o número de delitos praticados na cidade nos últimos anos teve um aumento acentuado.

"A reclamação dos moradores da cidade é quanto à sensação de insegurança que aumentou consideravelmente,  principalmente no último mês, em menos de quinze dias foram três assassinatos ocorridos no município, com isso, a população fica preocupada, e dessa forma, nós viabilizamos essa reunião justamente para tentarmos chegar a um consenso, entre a PM, o Ministério Público, os Poderes Legislativo, Executivo,
Judiciário e a Sociedade Civil, pois o artigo 144 da Constituição brasileira diz que a segurança pública é dever do Estado e responsabilidade de todos". Disse o Major Émerson. O Major, também reafirmou que a Polícia Militar, estará sempre compromissada em melhorar a segurança pública de Paraibano. Para o promotor de justiça José Emanuel, uma das grandes dificuldades aqui em Paraibano, para resolver certos problemas em relação a funcionamentos de bares e casas noturnas, pontos onde frequentemente acontece alguns delitos, se dá em função de não haver uma lei municipal regulando por exemplo, o horário de funcionamento desses estabelecimentos. Para ele, o código de postura local está defasado. O Promotor ressaltou também a importância da criação de uma guarda municipal para dá apoio a polícia militar. "O estado não pode simplesmente chegar e tomar medidas drásticas , sem ouvir o outro lado, essa é a oportunidade para todos darem sua contribuição, de forma que a gente chegue a uma síntese do que seja melhor para nossa cidade".  Completou o promotor.
De acordo com o Major Émerson, a cidade de Paraibano dispõe de um número muito reduzido de policiais, o que às vezes inviabiliza os PMs, a fazerem um trabalho mais complexo. "A 6ª companhia da PM regional de São João dos Patos,  está recebendo nos próximos dias 45 novos policiais militares, e nós enviaremos até o final deste ano para Paraibano, um efetivo de doze homens, para reforçar a segurança municipal, também uma motocicleta para auxiliar na ronda 24 horas".Completou.

Major Emerson  Fotos: Amaury Pereira
O editor deste blog (Amaury Pereira), sugeriu ao Major, uma ronda diária da PM nas escolas que funcionam no período noturno, para coibir a ação de alguns delinquentes que tentam perturbar a ordem e dificultar os trabalhos dos educadores. Quanto às informações da população para que denuncie qualquer forma de crime às policias, o major disse que já está disponível um celular 24 horas dentro da viatura, para atender a comunidade. 
O número do telefone para denúncia é 82386798
A secretária municipal de educação Luzia Ribeiro, ressaltou a necessidade de medidas mais drástica por parte da polícia, em relação aos adolescentes e jovens que ficam fazendo arruaças com motocicletas em frente às escolas, pois essas atitudes de certa forma, contribuem para que alguns alunos deixem de assistir aulas, prejudicando-os em seus estudos e, completou dizendo que a secretaria municipal de educação está a disposição para contribuir no que for necessário para melhorar a segurança pública em nossa cidade. Ainda de acordo com o Major Émerson, está sendo implantado na região o Projeto GEAPE - Grupo de Apoio às Escolas, que também será implantado em Paraibano.
O Juiz de direito Carlos Eduardo, cobrou dos donos  de bares e casas de eventos uma maior contribuição e respeito às leis, para que  não vendem bebidas alcóolicas para menores, pois segundo ele, o consumo de bebida alcóolica e drogas, estão dentre os fatores que mais contribuem para o aumento da violência em Paraibano.
"Ta na hora de todos terem mais responsabilidade, a gente não está querendo incriminar ou perseguir nenhum proprietário desses estabelecimentos, a gente que entrar em um consenso, seguindo um certo parâmetro, caso não obedeçam,  vamos aplicar as formas da lei" Disse o Juiz de Direito. Já o delegado da Policia Civil, o senhor Antonio Luis, disse que vários pontos suspeitos de fornecimento de drogas estão sendo investigados, em um trabalho conjunto da Policia Civil e Policia Militar.
Depois dos pronunciamentos das autoridades a plateia presente, em sua maioria proprietários de bares, puderam expor suas críticas e sugestões. A senhora Meire Silva, proprietária do bar central da praça Sérgio  Coêlho, foi a que expôs mais críticas e sugestões. Ao final da audiência ficou definido o seguinte.
Horários de funcionamento para alguns eventos: ·  Serestas, das 8:00h da noite à 1:00h da madrugada;
·  Danceterias, apenas aos  sábados e domingos das 9:00h da no 1:00h da madrugada;
·  Festas de grande porte em casas de shows, das 9:00h às 3:00 da madrugada

Uso de som automotivo ou em bares e similares
Até as 22:00hs - obedecendo os decibéis permitido por lei, após este horário apenas som ambiente.

Quanto aos  motorista e "motoqueiros" que forem flagrados pilotando alcoolizados, em alta velocidade, usando canos de descargas cerrado ou  "kadron" em motos e empinando pneus, terão o veículo apreendido até que regularizam a situação e paguem as devidas multas.


3 comentários:

Anônimo disse...

Pelo o que eu sei a polícia não tem quem escolher quem vai ser averiguando, independente de raça, cor, religião ou função, a policia fez sua parte, o vereador tinha que agradecer, por ela, está fazendo o seu papel de forma eficaz. Parabéns a policia que é tanto criticada!!!

Anônimo disse...

pOIS É CARO LEO, COMO SEMPRE, PARECE QUE MAIS UMA VEZ VAI FICAR SO NO PAPEL???, É BOM QUE O POVO VÁ A RUA COBREM MESMO REIVINDIQUEM TRÊS POLICIAIS É MUITO POUCO, POREM TEM Q FAZER SEUS SERVIÇO KD A CIVIL, A GUARDA MUNICIPAL, CHEGA A POPULAÇÃO JÁ NAO GUENTA MAIS. E PARABENS PRA VC E O amauri por estarem com esse espaço para o povo ficar a por dentro do acontecimentos. Leonardo brasilia leonardosousa.12@hotmail.com

Anônimo disse...

nao é possivel que vai ficar só no papel será ???? o povo tem q ir a rua mesmo protestar agora contra a falta de segurança. parabens pra vc e o amauri por este espaço q mostra os fatos de nossa cidade. leonardosousa12@hotmail.com