quarta-feira, 25 de setembro de 2013

O QUE ROLOU NO FINAL DE SEMANA

PEÇO DESCULPAS PELO ATRASO NAS POSTAGENS. UM PROBLEMA COM A INTERNET EM PARAIBANO CAUSOU A DEMORA. ABAIXO AS MATÉRIAS QUE DEVERIAM SER POSTADAS NA SEGUNDA ATUALIZADAS NESTA QUARTA.
A VELHA FAMA
A antiga fama de que Paraibano é um lugar violento, vindo da época do coronelismo e cabras machos retirantes do estado da Paraíba e que criaram a cidade, insiste em querer voltar. Como um relógio, de tempos em tempos, entram prefeitos e saem prefeitos e a velha "chaga" continua a assustar, principalmente pessoas de outras cidades. Em Paraibano há uma semana um jovem foi assassinado com facadas, nesse final de semana,  mais dois atentados, com mortes... (como este blog não apura esse tipo de informação, fica apenas as vozes populares ouvidas pelas ruas clamando segurança) Até quando? Mas é ledo engano quem imagina que a violência está apenas em Paraibano. Quem tem acesso  as informações pela internet   fica sabendo que na região, há muito tempo que a insegurança está acontecendo. Com poucos policiais e o aumento de consumo de drogas (lícitas e ilícitas) até então ignorada pela maioria das pessoas começa a imergir. Moradores reclamam que a polícia não faz mais a famosa "revista" e muitos andam armados. A governadora Roseana Sarney que na campanha política dizia que o maranhense ia poder dormir com a porta e janela da casa aberta, deve está no Palácio dos Leões em São Luis rindo da piada de mal gosto que ela lançou. O efetivo
Terça-feira (24) movimento na Delegacia de Paraibano.
policial nas pequenas cidades é uma calamidade. Em Paraibano, para se ter uma ideia são 6 policias, quando dois saem para fazer o trabalho, 4 ficam descansando ou seja são dois policiais vigiando vinte e um mil habitantes o que resulta na estatística de um policial para cada 10 mil habitantes. Fora isso, viaturas ficam sem combustível, o local dos policiais onde descansam não tem segurança, já foi pedido um muro para guarnecer o posto policial na BR 135, que até agora ninguém ouviu e a coisa fica complicada, se os próprios policiais não tem segurança imagina a população. É o Maranhão do Melhor Governo de Roseana Sarney. No ano que vem, 2014  vai ter Copa da FIFA e Eleição, vai aumentar o número de eleitores e diminuir o efetivo da polícia logo após esses eventos. Ah!! Paraibano??? Pergunte aos vereadores o que eles estão fazendo para diminuir a violência, afinal você votou nele. Eu já perguntei para o meu, mas como ele não foi eleito, fico perguntando aos outros aqui no blog. E aí vereadores, vamos trabalhar pela segurança de nossa população? Estou  fazendo a minha parte como jornalista, por favor faça a sua.
Na manhã desta terça-feira (24) o movimento de viaturas da Policia em frente a delegacia de Paraibano era grande, maior ainda o número de curiosos. O motivo não sei (não cubro esse tipo de informação por motivos pessoais e de segurança).
PAÍS DA COPA  
Crianças jogando bola em campinhos de Paraibano ft:Lasan
Faltam campos, quadras e espaços para prática de futebol em muitos pequenos municípios do Brasil. O esporte número do UM do brasileiro, o futebol, tem revelado talentos em campinhos, nas famosas "peladas". O Governo Federal tem enviado recursos para prefeituras investirem no esporte, mas pelo que se ver a "grana" deve estar no "banco de reservas" se é que vocês me entendem. No Maranhão o futebol é uma vergonha. Nos municípios isso não precisa nem falar. A falta de investimento prático no esporte é visível.  Em Paraibano, as tentativas são ainda tímidas. Educação física nas escolas ? Campeonato infanto-juvenil ou entre estudantes?... a resposta todos sabem. como o brasileiro é criativo e detentor do famoso "jeitinho", muitos improvisam com uma bola velha, pés descalços em campinhos de poeira e a alegria é muita. O Blog deu uma voltinha na tarde de sábado em Paraibano e registrou a meninada jogando bola em campinhos improvisados, feitos por eles mesmos, pelo menos nesses espaços não se joga lixo. O campinho é sagrado. A Prefitura de Paraibano afixou uma placa em frente ao estádio de futebol Arizão, informando a reforma do estádio e a construção campos de futebol em povoados. Na placa não informa a construção do tão sonhado campinho do Bairro  Subestação. Alô zico, por onde anda você?... Nos campinhos de peladas, uma realidade "saudável", essas crianças ao jogarem bola nos campinhos empoeirados evitam as ruas e envolvimento com todo tipo de risco seja alcóolico, drogas, etc e dão paz aos pais... Como diz o ditado esporte é saúde.Que tal investir no esporte para todos?
SOL E SOLIDÃO
Av. 1º de Maio Domingo a Tarde. Sem movimento.
16:43 H. Dia: Domingo, 22 de Setembro. endereço: Av. 1º de Maio, trecho de maior movimento da cidade. Não foi apenas o sol escaldante e o calor tipo piauiense, foi a falta de lazer mesmo, que não conseguiu tirar muitos moradores de casa para as ruas. Além do calor e da falta de água, os paraibanenses que possuem motos ou carros se mandam ou para a zona rural ou para Nova Iorque. O problema acontece durante a noite quando a galera resolve sair de casa ou voltar de outros lugares, o movimento aumenta e os abusos também e aí mistura a vontade de se divertir com os já divertidos demais e pronto começa a confusão das violências no trânsito e físicas. O povo parece que anda com os miolos fervendo. seria importante as "autoridades" investir e criar espaços de convivências e lazer,  para ver se a população desafogue um pouco das energias acumuladas e pensamentos hostis, afinal, corpo são mente sã, já dizia a filosofia. E aí vereadores?
SUFOCO
Sol  queimando e fumaça  das roças em Paraibano Foto:Lasan
Com o aumento da temperatura, a falta da água e as queimadas das lavouras lançando a fumaça e cinzas sobre a cidade, tá difícil respirar. Agricultores colocam fogo nas roças no início da noite, quando os ventos dão uma trégua. Sem ar para espalhar a poluição, pessoas com problemas como asma, bronquite e outras alergias típica do aparelho respiratório passam por maus momentos. algumas famílias estão colocando bacias e baldes com água nos dormitórios ou salas para umedecer o ar seco e poluído. Ventiladores e bombas em cisternas são ligados a todo momento. Na manhã desta quarta-feira (25) o templo amanheceu nublado, não se sabe se era previsão de chuva ou o resto da fumaça das queimadas. Enquanto no sudeste a primavera mostra suas flores, no Maranhão muitos seres humanos estão queimando a flora. O que restou de ipês, embelezam as matas secas.
TORNEIO DO BODE
O torneio do Bode, promovido pelo Bar do Zezim Moto Táxi, aconteceu no sábado (21). Com a falta de lazer a galera se mandou para o Riacho do Meio, no meio da poeira que cobria o caminho. O torneio foi composto por oito times. Cada time colaborou com sessenta reais em disputa do bode que custou quatrocentos reais e uma grade de cerveja, pelo jeito o Zezim teve prejuízo, a não ser que tenha vendido muita cachaça. Aliás o que tinha de jogador cheio da marofa. Inclusive um dos times do Residencial tinha o nome de Cachacinha. o técnico do time gritava na beira do campo: "Esquece a bola e mira a canela dele..." mas o jogador errava os dois e caia no barro levantando poeira. E os torcedores gritavam "Nóis vamo ganhar de um jeito ou de ôto"... Mas perderam. A final foi entre o time do Zezim e do Paulo Rogério São Paulo. Venceu o bode o time do Zezim. a noite foi animada pela banda Forrozão Trilha da Noite. 

Nenhum comentário: