terça-feira, 10 de setembro de 2013

PREFEITA FAZ PARCERIA COM PRONATEC-IFMA E CONSEGUE MAIS CURSOS TÉCNICOS PARA JOVENS EM PARAIBANO

“O que for de melhor para a juventude de Paraibano, buscarei e estarei sempre ao lado de vocês, digo isso por que na campanha eleitoral, afirmei que ia trazer algo diferente para o nosso município” essa frase fez parte do discurso da prefeita Aparecida Furtado (PV) ontem à noite (segunda-feira 9/9) durante o lançamento do curso de Montador e Reparador em Computadores, do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego -PRONATEC- realizado na Escola Municipal Ana Teresa.
Em Paraibano teve mais de 80 inscrições, mas devido à estrutura do IFMA- (Instituto Federal do Maranhão) São João dos Patos, apenas 30 alunos, irão fazer o curso de Montagem e Reparos em Computadores: “A mão de obra na nossa região ainda é pequena, o nosso corpo docente é limitado e está sendo difícil fazer todos os cursos ao mesmo tempo na região, portanto fica difícil ter mais de uma turma por essas questões” afirmou o coordenador geral do PRONATEC, José Oliveira da Silva Filho, que agradeceu e parabenizou o empenho da prefeita Aparecida Furtado: “É importante frisar o apoio da prefeita Aparecida que teve o entendimento de buscar oportunidades para os paraibanenses” destacou Oliveira. O coordenador ressaltou o grande esforço dos pais de Paraibano que tem filhos estudando no IFMA em São João dos Patos e elogiou o desempenho dos alunos de Paraibano disputando com 
outros alunos de municípios vizinhos por uma vaga nos cursos da instituição: “É uma prova do renome e da qualidade do ensino do PRONATEC-IFMA”. Oliveira disse que a parceria da prefeitura com a instituição é salutar pelo apoio em trazer os profissionais 
disponibilizar toda uma estrutura física: “O jovem de Paraibano vai ter a oportunidade de se qualificar e se preparar para oportunidades de empregos”. A assistente social do campus do IFMA São João dos Patos, Nilma Silva, fez uma explanação sobre o PRONATEC, enfatizando o Programa de Assistência Estudantil e a grande procura pelos cursos, afirmou que é importante que outros municípios também busquem essa parceria. A prefeita Aparecida Furtado (PV) falou da sua satisfação em proporcionar os cursos do PRONATEC-IFMA (em Paraibano está sendo realizado curso de Auxiliar Administrativo e de Técnico Agropecuário), prometeu apoiar ainda mais a equipe de profissionais para ampliar a oferta de cursos: "Em Paraibano existe um quadro de pessoas que estudam muito e querem crescer profissionalmente, isso vem sendo demonstrado pela inscrição de pessoas em concursos públicos na região" declarou. A prefeita pediu aos alunos que se dediquem ao curso. Aparecida apontou o trabalho da presidente Dilma Rousseff em investir na educação: “Cada vez que olho essa imagem do Governo Federal (Logomarca:
Brasil País Rico É País Sem Pobreza.) admiro demais a presidente Dilma, pois o investimentos feito na família e na educação é imenso” afirmou. Aparecida fez um breve histórico da educação da sua época de estudante, e informou que as dificuldades em conseguir cursos técnicos na região não existiam, tinha que se deslocar para as grandes cidades. a gestora observou que hoje os jovens têm mais chances e que, portanto devem abraçar as oportunidades. A prefeita mostrou um jovem na sala e declarou: “Tá aquí um jovem, que na campanha passada eu o encontrei em sua casa em um quartinho atrás de uma cortina mexendo em um computador e ele me pediu para fazer um curso... e eu disse que ia trazer cursos... lembro bem da casa dele lá na Vila Maurício”, o jovem confirmou a revelação da prefeita. Aparecida declarou: “O que for de melhor para a juventude de Paraibano, buscarei e estarei sempre ao lado de vocês, digo isso por que na campanha eleitoral, afirmei que ia trazer algo diferente para o nosso município”.  
Acima nos quadros à direita:
Marcela Barros, José Oliveira e Nilma Silva
                     
O PRONATEC é um programa do Governo Federal, que tem por objetivo ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.             
O curso em Paraibano ficará sob a coordenação de Marcela de Barros Santos que falou sobre o PRONATEC, apresentou a equipe e distribuiu kits educacionais. As aulas iniciam-se nesta quarta-feira (11) na Escola Ana Teresa.  Participaram da implantação do curso de Montagem e Reparos em computadores a secretária municipal de assistência social de Paraibano Edvânia Coêlho Madeira, Sabrina Souza coordenadora do IFMA em Paraibano, José Arimatéia auxiliar e os tutores, Lucimar Sá e Edson Costa todos do IFMA-Paraibano, as diretoras da escola Ana Tereza, Joelma Ribeiro e Lúcia Benigno.

Nenhum comentário: