terça-feira, 5 de janeiro de 2010

PEQUENO HISTÓRICO DE PARAIBANO EM SEUS 57 ANOS


O Blog pARAIBANOMANEWS,pede desculpas pela falha referente a idade da cidade de Paraibano(na matéria abaixo).
Na realidade a história de Paraibano, começa no ano de 1920 com a chegada do paraibano Antonio Brito Lira acompanhado de 6 filhos, entre estes uma mulher,onde encontraram morando em uma cabana de palha, o maranhense José Fernandes, pobre e sozinho,que se dizia dono das terras.
Após comprar a propriedade de Fernandes, Antonio Brito juntamente com seus filhos, trabalhou muito na produção agrícola o que atraiu outros lavradores. De 1920 a 1930 construiram as primeiras casas de tijolos, cobertas de telhas. Fundaram várias casas comerciais,com o lucro das vendas, compraram caminhões para transportes dos produtos agrícolas para os estados do Ceará,Paraíba,etc. Nessas viagens de negócios traziam mercadorias e novas famílias, interessadas no desenvolvimento do lugar o que resultou no desenvolvimento do povoado, que pertencia a comarca de Pastos Bons. Inicialmente o lugarejo foi chamado de Brejo devido ao clima chuvoso.Depois passou a se chamar Brejo dos Paraibanos, em virtude da quantidade de paraibanos alí instalados.Em 1931 João Brito Lira (um dos filhos de Antonio Brito Lira) resolveu organizar uma feira, onde os moradores pudessem vender seus produtos, isso contribuiu para o desenvolvimento local.
Com a frequência nessas feiras de pessoas dos arredores e até mesmo da comarca de Pastos Bons a família Brito Lira resolve em 1932, construir a primeira casa de 1 andar, hoje conhecida como Sobrado. Em 1937 construiram a primeira capela para o padroeiro da cidade,a igrejinha de São Sebastião, exatamente onde ocorria as feiras.Anos depois vem a construção da Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e do Mercado Público em 1945. Em 1952 o povoado Brejo dos Paraibanos, já estava idêntico a sua sede Pastos Bons, tendo inclusive um comércio superior.A população deseja que o povoado passe a elevar-se como cidade. Começa então um movimento, encabeçado por Antonio Diniz Barros e Guilhermino Brito Lira,que conseguem um abaixo-assinado com mais de 500 assinaturas o qual foi apresentado ao Deputado Antonio Gonçalo Moreira Lima, que elaborou e apresentou o projeto à Assembléia Legislativa, acrescentado, que se aprovado o povoado se chamaria Paraibano, em homenagem aos seus fundadores.
Em 30 de dezembro de 1952 pela Lei 841,foi criado o município de Paraibano e instalado solenemente em 1º de Janeiro de 1953. No dia 6 de Janeiro de 1953,foi nomeado pelo governo estadual o primeiro governo do município de Paraibano, o senhor José Brito Lira (filho de Guilhermino Brito Lira).Desmembrado de Pastos Bons, Paraibano teve sua primeira eleição no ano de 1954 (com 2.000 votos)sendo vitorioso Nicéias Mendes Vieira, que foi empossado em 31 de janeiro de 1955,faleceu meses depois sendo substituído pelo vice-prefeito Antonio Ribeiro.

Dados Históricos:Prof. Sulamita Ribeiro
Síntese:Léo Lasan

Um comentário:

Eustáquio disse...

Sinto orgulho de pertencer a esta família. Sou engenheiro civil, mineiro, e neto de João de Brito Lira, não o conheci, mas a família Brito perpetua em minha família. Minha filha Nicole de 7 meses, gaúcha de Rio Grande, tem em seu sobrenome o "Brito". Por José Eustáquio de Brito Silva, 13 de janeiro de 2013. Como é bom conhecer seu histórico familiar, parabéns a matéria.