terça-feira, 19 de janeiro de 2010

MENINAS SÃO FOCO DE CAMPANHA CONTRA AIDS REALIZADO PELO MINISTÉRIO DA SAÚDE



Durante o Carnaval de 2010, o Ministério da Saúde vai priorizar a campanha de prevenção à Aids no grupo de meninas de 13 a 19 anos. O motivo é o crescimento de casos entre as garotas dessa faixa etária nos últimos anos.Segundo o último Boletim Epidemiológico da Aids e de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), divulgado em novembro, foram registrados mais casos entre as garotas dessa idade em relação aos meninos desde 1998. Atualmente, a cada 8 meninos infectados existem 10 casos de meninas. Antes, a proporção eram 10 mulheres para cada grupo de 15homens. Segundo o diretor-adjunto do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais, Eduardo Barbosa, a maioria dos jovens busca o preservativo na primeira relação sexual, mas quando o relacionamento fica estável, o uso é deixado de lado. "Na medida em que vão tendo confiança no companheiro, abandonam o preservativo", disse Barbosa. Com veiculação nas emissoras de televisão e rádio, a campanha vai orientar os jovens sobre as formas de contágio da doença e os cuidados para a prevenção, além da distribuição de camisinhas nos sambódromos e blocos de rua. O Ministério da Saúde já encomendou 1,2 bilhão de preservativos para ações da pasta no decorrer dos próximos dois anos, conforme Barbosa.Orientação nas escolasUma das políticas do ministério para o público de 13 a 24 anos de idade é o programa “Saúde e Prevenção nas Escolas” em que o estudante recebe orientações sobre o contágio, sintomas, prevenção, tratamento e como viver com o vírus HIV. Segundo Eduardo Barbosa, 50.214 escolas públicas e particulares já integram o programa. Em 10 mil, o aluno pega a camisinha no próprio colégio. A decisão de distribuir ou não é tomada pela comunidade escolar. Segundo a representante da Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Vivendo com HIV/Aids em São Paulo, Micaela Cyrino, poucas entraram no programa. Ela atribui a baixa adesão às diferenças sociais e o preconceito da sociedade em falar de sexo com adolescentes. "As pessoas encaram como incentivo ao sexo e não como prevenção", afirmou. A estimativa é que existam 630 mil pessoas infectadas com o vírus HIV no Brasil..
Há 2 anos atrás(2008)as mulheres jovens foram escolhidas como público-alvo da campanha de carnaval por que já naquela época a doença afetava mais o sexo feminino entre 13 e 19anos: para cada seis meninos com Aids, havia dez meninas. Considerando todas as faixas etárias, para cada 15 homens com Aids, havia dez mulheres. A campanha do Ministério da Saúde no Carnaval para 2010,focou as mulheres, principalmente a população jovem.As peças da campanha reforçam a estratégia da campanha do Dia Mundial de Luta contra a Aids estimulando a mulher jovem a exigir o uso do preservativo em todas as suas relações sexuais. Dados do Ministério indicam que 87% dos homens de 16 a 19 anos usam camisinha nas relações sexuais eventuais, mas só 42% das mulheres usam preservativo nesse tipo de relação.

PARAIBANO

Em nosso município,conforme informações da bioquímica e farmacêutica Dra. Betânia Camargos,já existem 4 casos de AIDS e é necessário que as pessoas se previnam.A secretaria de saúde recebeu mais de 50 mil preservativos que estão sendo distribuídos em vários locais e a partir da próxima semana já começam a campanha de divulgação na rádio Liberdade Fm e nos PSFS.

Nenhum comentário: