sábado, 2 de janeiro de 2010

Paraibano 58 anos:Aniversário Com Mais Saúde

Paraibano completará 58 anos no dia 6 de janeiro, dentre as comemorações, está um dos projetos mais esperados pela população município:A inauguração do Núcleo de Atenção a Saúde da Família-NASF.
O Projeto do Nasf de Paraibano, foi um dos primeiros do Maranhão apresentados para o Ministério da Saúde, enviado pela ex-prefeita Aparecida Furtado e aprovado pela Câmara de vereadores em 30 de junho 2008, pela LEI Nº 06/2008 e somente no final de 2009 foi recebido a primeira parcela para implantação do NASF em nossa cidade.O local de implantação do NASF será na antiga residência da ex-prefeita, na Av. 1º de Maio em frente ao Parque de Vaquejada.O local foi escolhido pela Secretaria Municipal de Saúde, devido as suas amplas, exigência do Ministério da Saúde, afinal todo NASF é formado por, no mínimo, cinco profissionais de diferentes áreas de saúde e atendem aos casos identificados pelas Equipes de Saúde da Família (ESF). Os profissionais que os NASF podem possuir são nutricionistas, assistentes sociais, farmacêuticos, fisioterapeutas, médicos de diferentes áreas, fonoaudiólogos, profissionais de educação física, terapeutas e psicólogos, e as equipes são formadas de acordo com a necessidade do município e a disponibilidade dos profissionais na região. Cada núcleo trabalha em conjunto com, no mínimo três e, no máximo 20 equipes de saúde. Cada equipe de saúde atende mil famílias, em média.
Em quase dois anos de existência, os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) já estão espalhados em todas as regiões do Brasil. Apenas o Distrito Federal não conta com uma unidade do NASF. Em todos os outros estados brasileiros existe ao menos um núcleo.
O NASF de Paraibano já tem contratados além do pessoal de serviços gerais os profissionais médicos Farmacêutico,Nutricionista,Fonoaudióloga,Educador Físico,Assistente Social,Fisioterapeuta e Psicóloga e está prevista o atendimento já no mês de janeiro. Em Paraibano, O NASF se chamará Irmã Gema Rover, uma homenagem a missionária que se dedicou na medicina do nosso município.
A função principal dos NASF é ajudar as famílias na manutenção de sua saúde e bem-estar, e, nesse contexto, todos os profissionais exercem um papel fundamental, melhorando a saúde das famílias e prevenindo contra doenças.

Nenhum comentário: