sábado, 9 de novembro de 2013

"CÂMARA DE VEREADOR NÃO É EXTENSÃO DO GABINETE DE PREFEITO" DIZ VEREADOR PATOENSE



Vereador Cidielson (PSL) no dia da posse Foto:Léo Lasan
Cidielson Pereira dos Santos, 27 anos, formando em matemática, servidor público municipal, filho de família humilde e evangélica a quem credita a maioria dos 582 votos que o conduziram a Câmara Municipal de São João dos Patos como vereador. Primeiro mandato e integrante do grupo de oposição ao prefeito Dr. Waldênio, Cidielson (PSL), tem se destacado pela inteligência, educação e respeito aos pares ao ponto do líder do governo na Câmara, vereador João Evangelista, reconhecer o trabalho do jovem parlamentar patoense.Cidielson aceitou o convite e concedeu uma entrevista ao Blog Paraibanomanews, em que fala do papel do vereador, da corrupção, da falta de credibilidade aos políticos e do pouco engajamento dos jovens no dia a dia da política  e claro! do recente rompimento entre o ex-prefeito de São João dos Patos José Mário e o atual prefeito D. Waldênio. 
Paraibanomanews - O que levou o senhor a se candidatar a vereador?

Cidielson: Foi uma determinação de Deus...eu não tinha em mente esse propósito para ingressar na política tão jovem... O prover de Deus usou o Dr. Alexandre presidente do Partido Social Liberal (PSD) ao qual sou filiado a fazer a indicação do meu nome para concorrer como a uma vaga de vereador na coligação da candidata a prefeita Dra. Ariceli, o partido apoiou e enfrentamos o desafio... Quero ressaltar o apoio da minha família em todos os momentos...
Ver. Cidielson em evento da ALEMA Ft:Lasan
Paraibanomanews : Faça um breve resumo da campanha até a vitória...
Cidielson: Não foi fácil enfrentar o grupo adversário que tinha uma estrutura grande, mas Deus providenciou tudo e me fez chegar até aquí...Eu tenho um serviço público prestado no município mesmo antes da minha candidatura, hã sete anos faço parte do quadro dos servidores municipais, passei cinco anos no Hospital Regional em são João dos Patos então muita gente me conhece pelo compromisso e responsabilidade enquanto funcionário público e acredito que isso teve um reflexo durante a campanha eleitoral em 2012...
Paraibanomanews - Como vereador de primeiro mandato, quais as dificuldades encontradas na rotina do Legislativo?
Cidielson; Por ser muito “verde” as dificuldades são muitas, mas procuro me aprimorar naquilo não conheço, que não sei, então busco nos vereadores mais experientes ajuda, informações e quando precisa do meu parecer em algum projeto de lei, etc. tenho a humildade de pedir um tempo, aguardar um pouco, por que eu preciso estudar, consultar meus colegas, amigos e até mesmo advogado, promotor, etc. para que a gente possa fazer um trabalho bem feito, assim como o povo que nos confiou o voto espera de nós vereadores...
Paraibanomanews - Nesses dez meses de trabalho, como está o relacionamento com os seus eleitores, existe contato, visitas as bases,etc?
Cidielson; Percebo que está bem, vejo que tem tido muita aceitação, reconhecimento, as pessoas me param ou me procuram para nos parabenizar, fazer pedidos, sugestões e eu tenho tentado atender a todos...apesar de alguns das minhas proposições serem barradas, mas isso não me desestimula, pelo contrário me desafia...
Paraibanomanews - Como o grupo de oposição tem se comportado com a administração pública do prefeito Dr. Waldênio?
Cidielson; Temos sempre questionado alguns problemas, mas também reconhecemos alguns avanços...
Paraibanomanews ; Quais são os principais questionamentos?
Ver. Cidielson durante entrevista a Léo Lasan
Cidielson; Na área da saúde o município está precário, eu mesmo levantei o problema da ausência de médicos em alguns postos de saúde ...Houve postos de saúde que ficou sem médicos durante sessenta dias, como por exemplo o Posto de Saúde do Barro Branco e o PSF do bairro São Raimundo, fiz uma visita a esses locais e informei que estaria fazendo uma denúncia ao Ministério da Saúde, mas antes que eu fizesse  isso o município se manifestou e providenciou o médico... Ontem mesmo (segunda-feira 4.10) eu estive questionando sobre a ausência do aparelho de mamografia que já está parado há mais de um ano no Hospital Regional... Meus colegas vereadores também cobram da administração ações em benefício do povo, o vereador Raimundo Filho esteve pedindo explicações sobre a saída de um médico durante o plantão, e informou que isso não era a primeira vez, o vereador Ulisses sempre está levantando questionamento sobre a área da educação e sobre o transporte de forma precária no nosso município... então é importante o nosso trabalho a ponto do vereador João Evangelista líder do governo na Câmara agradecer as nossas observações que muitas vezes passam despercebidas pelo governo municipal...Assim dessa forma detectamos as necessidades do povo e procuramos ajudá-los...
Paraibanomanews - Como o senhor avalia o trabalho do Legislativo nesses dez meses?
Cidielson: Está sendo proveitoso, temos mais de cem indicações, então percebemos que cada vereador quer mostrar trabalho...
Paraibanomanews - E como o senhor avalia a administração do prefeito de São João dos Patos Dr. Waldênio até o momento?
Cidielson: No meu ponto de vista, tem deixado muito a desejar... por que o que se proclamava nos palanques é que seria uma continuidade do governo de Zé Mário, então aquilo que se dar continuidade não é preciso estar esperando tanto, as pessoas estão aguardando há muito tempo essa continuação, mas as coisas estão andando a passos lentos, mas mesmo assim a nossa expectativa é que o Dr.Waldênio faça um bom governo, por que se fizer o privilégiado não será ele e sim o povo...
Paraibanomanews - O Projeto Político “Governo de Continuação” entre Zé Mário e Dr. Waldênio foi interrompido, qual sua opinião sobre essa situação?
Ver. Cidielson em sessão da Câmara  Ft:Léo Lasan
Cidielson; Geralmente a gente percebe esses rompimentos, essa quebra de acordos políticos um bom tempo depois, as vezes bem próximo de eleições municipais para prefeito, e não em menos de um ano de administração, como aconteceu aquí em São João dos Patos, então foi muito rápido, muito recente pegando a todos de surpresa... a priori estive ouvindo as entrevistas concedidas pelos dois em rádios locais e no primeiro momento eles negaram e afirmaram que estava tudo bem, mas dias depois o prefeito Dr. Waldênio declarou em outra entrevista que o ex-prefeito Zé Mário tem lhe chamado de “Prefeitim de quatro anos” e disse que Zé Mário tem feito movimentação com moradores para invasão de um terreno que pertence à prefeitura e aí fica essas declarações em rádios demonstrando que o atual prefeito quer continuar na posição para qual foi eleito mas o ex-prefeito aparentemente mostra que não admite não estar onde estava antes...
Paraibanomanews - A oposição tem explorado politicamente essa polêmica?
Cidielson- Ainda não discutimos essa questão oficialmente e não relatamos esse questionamento na Câmara...
Paraibanomanews - Nesses meses de trabalho o senhor tem algum conhecimento quanto a sua imagem perante o povo... Como é que o povo ver o vereador Cidielson?
Cidielson; Eu acredito que o povo ver a história de cada um, se ela não for boa logo a gente sabe...Pela graça de Deus a gente tem tido uma boa receptividade, uma aceitação, uma confiança transmitida pelo povo... essa confiança é importantíssima em um país em que a figura do político perdeu credibilidade, inclusive esse sentimento é uma das minhas maiores preocupações com o futuro da nossa geração e foi motivo de envio por mim de um ofício ao presidente da Câmara Municipal de são João dos Patos vereador Magão, para que ele retornasse com o projeto Câmara Júnior na nossa casa, para que preparássemos nossos jovens para se conscientizarem do papel verdadeiro de um político e passasse a acreditar e a participar mais do mundo político... Infelizmente o pedido ainda não foi aceito mas acredito que até o próximo ano o presidente venha a atender para que possamos trabalhar essa matéria tão importante.
Paraibanomanews - Para o senhor falta maior participação da juventude na política?
Cidielson-Se você observar a maioria dos jovens só se engajam verdadeiramente na política nas épocas de eleições... Além de vereador sou também estudante em meio a muitos estudantes jovens, estive hoje mesmo com uma colega de turma durante a aula, em que ela me revelava que daquí a quatro anos nas próximas eleições para prefeito, vai pegar o dinheiro de um candidato e votar em outro...
Paraibanomanews -... Qual foi a sua resposta?

Cidielson; Eu disse: Mas você não deve fazer isso... estou te falando não como vereador e sim como cidadão, por que no momento em que você faz isso, você também está se corrompendo... As cobranças da população não deve ser apenas nas eleições, deve participar, ir na Câmara de Vereadores ver se a pessoa em que você votou e foi eleita, está realmente realizando serviços em prol da população, passe a observar o trabalho dos  vereadores, como ele está agindo, e acompanhe sua vida política durante os quatro anos em que ele está exercendo o cargo, para que nas próximas eleições e ele for lhe pedir o voto você possa dizer:Qual foi o serviço que você prestou? Ou então dizer:Parabéns pelo serviço que você prestou ao nosso povo.
Paraibanomanews ; Diante do seu relato sobressai a questão da corrupção uma coisa corriqueira principalmente no meio político... O que o senhor tem a dizer para os políticos corruptos?
Cidielson; O que digo é que mais cedo ou mais tarde esses políticos corruptos serão descobertos e acreditem mas cedo do muitos imaginam, hoje com as tecnologias e a transparência não se pode mais esconder coisas debaixo do tapete como diz o ditado...a minha esperança é que a corrupção um dia venha a acabar... mas primeiramente o eleitor deve se conscientizar da importância do seu voto... a corrupção começa ou termina com o voto.
Paraibanomanews - Como vereador de primeiro mandato, qual a sua mensagem para muitos vereadores iniciantes que se sentem pressionados pelo poder, seja ele legislativo ou executivo?
Cidielson; Se você me pergunta sobre a pressão do Poder Executivo sobre alguns vereadores novatos, o que tenho a dizer é que em primeiro lugar o vereador tem que ter consciência que a Câmara Municipal não é uma extensão do gabinete do prefeito... Nós vereadores somos poderes independentes, no momento em que o vereador tiver essa consciência ele não terá a preocupação de bater de frente com o prefeito naquilo em que o executivo estiver errado...Se o prefeito errou, que o vereador aponte o erro, por que nós estamos alí é para isso e um dos principais papéis do vereador é fiscalizar... se estar tudo bem! Parabéns!Se não estiver, não devemos passar a mão na cabeça ou fazer vista grossa...
Paraibanomanews - Suas considerações finais.
Cidielson:Agradecer a você e a todos os seus leitores e continuar o meu pedido a Deus que me dê sabedoria e venha atender as  expectativas não apenas dos 582 eleitores que me confiaram seus votos, mas atender a expectativa da população de São João dos Patos. Obrigado.

Nenhum comentário: