domingo, 17 de novembro de 2013

FILHOS COMEMORAM 94 ANOS DO SENHOR ROSINHA

ROSINHA FOI UM DOS PRIMEIROS ECOLOGISTAS DA REGIÃO DIZ DR. FRANCISCO
Aniversariou na sexta-feira (15.11) O Sr. Antenor de Souza Lima, conhecido por Rosinha da Vazante. Seus filhos Ubirajara, Ildeberto, Blandina, Alberto(Doda), Otoniel (Tatá), Maria Luiza, Sônia e Ubiracy vieram prestigiar o aniversário do pai. Dos nove filhos, apenas Ducarmo não pode comparecer devido ao seu esposo Francisco Braga (Chico Coquinho) está com problema de saúde e foi internado em um hospital em São Luis. Familiares da esposa do senhor Rosinha, oriundos da família Santana, vieram de São João dos Patos, entre esses a secretária municipal de meio ambiente Venúsia Santana, conhecida como Bidú e também o senhor Deodoro cunhado do aniversariante Rosinha que completou os 94 anos em 13 de novembro. Entre os convidados o Dr. Francisco Furtado e esposa Graça. A comemoração foi realizada no casarão da família, no povoado Vazante, onde existe um dos primeiros engenhos da região, de propriedade do senhor Rosinha. Durante as comemorações do aniversário do pai o filho Ubirajara lembrou os irmãos que também aniversariavam nesse mês de novembro, sendo que Ildeberto (Tôta) aniversariou no dia 14, Otoniel (Dadá) dia 15 e ele próprio Ubirajara no próximo dia 30.11. Ubirajara agradeceu a presença e destacou a amizade e consideração que todos tinham por seu pai, em especial ao Dr. Francisco de quem o senhor Rosinha tem muita admiração. Ubirajara confidenciou que sempre quis ser amigo de Dr. Francisco mas que só quando passou a morar em Brasília é que teve a oportunidade de estreitar os laços de amizade.Ubirajara apresentou aos demais convidados o editor deste blog Léo Lasan ao dizer: “Esse rapaz que está aqui filmando é o Léo Lasan, dono do Blog Paraibanomanews, que eu acompanho todos os dias lá em Brasília, é um blog muito importante por que leva para mundo, notícias da nossa cidade, da nossa região, já tive a oportunidade de elogiar o belo trabalho que ele faz, aliás um trabalho muito bem feito, bem acima do padrão da nossa região, isso é muito importante para nossa comunidade, obrigado Léo” elogiou Ubirajara.
Em sua mensagem de felicitações ao aniversariante, o médico Dr. Francisco Furtado revelou que conheceu o senhor Rosinha ainda na infância, quando ouvia seu pai João Furtado elogiá-lo: “Sêu Rosinha é uma pessoa fantástica... quando criança eu ouvia nos corredores lá de casa o meu pai João Furtado falando das suas amizades, que eram Rosinha, Jaldo e Aldo, papai não abria mão dessas amizades... eu crescir, me desenvolvir, me formei e fiz também uma grande amizade com Rosinha... Então estou aqui representando um dos seus maiores amigos, que foi meu pai João Furtado... Pois o senhor é isso, uma parte da história, nunca esqueço que ainda criança quando vinha por aqui, olhava essa mata em frente a casa e não entendia o por que de tanto mato, eu não sabia por que o senhor dava tanto valor à mata naquela época em que a palavra preservação do meio ambiente ainda não era conhecida, então o senhor foi o primeiro ecologista dessa região e é um prazer está aqui com você e quero participar de outros aniversários do senhor... obrigado” finalizou Dr. Francisco. Ubirajara lembrou mais uma história do pai e disse que Rosinha tinha João Furtado como um grande ídolo: “Papai sempre diz que na cidade de Paraibano nunca mais vai ter um cidadão de qualidade do senhor João Furtado, nunca mais vai ter um matuto da roça para ficar rico igual ao senhor Manoel Coêlho e também nunca mais vai ter um rezador como o senhor Divaldo”, em seguida Ubirajara contou outra história sobre a juventude de seu pai, que quando Rosinha voltava de uma viagem de três dias no lombo de um burro vindo de Floriano parou em um interior para pedir água quando o dono da casa viu disse emocionado: "Seu Rosinha o senhor caiu do céu... é que hoje vai ter um jogo e o senhor é meio time", foi assim que  participando desse jogo de futebol no município de Jatobá dos Noletos, contra o time de Sucupira do Riachão, Rosinha mesmo cansado e com chuteira maior que o pé marcou nove gols... quando as pessoas perguntavam por que Rosinha não arredondava o número de nove para dez gols, o pai respondia:
“Me respeite! Você acha que eu ia mentir por causa de um gol?”... Após essas histórias das aventuras de Rosinha, foi servido um almoço e a alegria transcorreu até o início da noite, em um ambiente em que a natureza agradece pela preservação não só da floresta que ainda existe como do amor da família e das amizades que Rosinha soube também preservar aos longos desses 94 anos bem vividos. Parabéns.

3 comentários:

Osiel disse...

Parabéns ao Sr. Rosinha pelos seus 94 anos, e por ter essa familia maravilhosa!!!!

ubirajara disse...

Meu caro amigo Léo.

Muito obrigado pela bela cobertura do aniversário do meu Pai.
Sua reportagem está muito boa.

Um abraço.

Ubirajara.

Ubirajara disse...

Leo, muito obrigado pela cobertura muito bem feita que você fez do aniversário do meu Pai.
Um abraço.
Ubirajara