quarta-feira, 27 de novembro de 2013

SEBRAE FIRMA PARCERIA EM PARAIBANO

A Prefeitura Municipal de Paraibano em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) inaugurou nesta segunda-feira (25.11) a Sala do Empreendedor  Onildo Gonçalves dos Reis.
Dois anos após as iniciativas (outubro de 2011) do ex-secretário de administração do governo Pitó, o Sr. Ludenrique Campos Freire e empenho de Cecília Sallata o SEBRAE começa a se firmar no município. De outubro de 2011 até dezembro de 2012, Ludenrique Freire e a gestora de carteira do comércio (Sebrae-Balsas) Maria Cecília Sallata fizeram mais de cinco reuniões e algumas aulas do curso de empreendedorismo com mais de 30 comerciantes cadastrados. Com a mudança da gestão municipal em janeiro, o trabalho dos cursos foi interrompido e em fevereiro de 2013, após visita de Cecília Sallata à Prefeitura de Paraibano onde entregou convite do SEBRAE, a prefeita Aparecida Furtado participou de encontro em Balsas juntamente com todos os gestores e alguns ex-gestores municipais da região, onde entre outras pautas a principal proposta do encontro foi propor o desenvolvimento local através do apoio aos pequenos negócios. A prefeita de Paraibano Aparecida Furtado com o apoio da Câmara de Vereadores aprovou em abril deste ano a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas no município. Nesta semana (25.11) Aparecida Furtado (PV) e o gerente da unidade do Sebrae em Balsas, Sr. Maurício Leite Lima, o gerente do Sebrae de São João dos Patos Sr. Valdecir, o gestor em projetos do Sebrae Balsas Sr. Mauro Edson do Nascimento, a presidente da Câmara de Vereadores de Paraibano Sra. Ana Célia, a esposa do homenageado sra. Cristina, a irmã de Onildo Sra. Nilza Reis, secretários municipais, coordenadores e convidados estiveram presentes para a inauguração da Sala do Empreendedor Onildo Gonçalves dos Reis, localizada no prédio que reúne a Secretaria Municipal de Assistência Social e Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, no centro da cidade. O nome da Sala é em homenagem ao comerciante Onildo da Tabacaria como era conhecido (falecido em Teresina em 01/09/2012).
Ana Cristina Coelho de Sá Reis disse sentir-se feliz com a homenagem ao esposo: “Onildo sempre foi um grande admirador do empreendedorismo de Arí Furtado e de Dona Aparecida, inclusive há 22 anos o casal foi nossos padrinhos de casamento, fico feliz com a lembrança e sei que Onildo mesmo distante, está agradecido.” Afirmou Cristina. A prefeita Aparecida Furtado explicou que o nome para a sala se justicava por causa do grande trabalho que Onildo fez no município, um exemplo de empreendedorismo desde o início quando começou com uma simples tabacaria (venda de cigarros) até chegar a montar o supermercado A. C. Coelho, com muito empenho, trabalho e comportamento social.
Para o gerente do Sebrae-Balsas, Sr. Maurício Leite, a inauguração da sala de empreendedorismo em Paraibano é um avanço que vai contribuir para o desenvolvimento do comércio local. Maurício recordou que há dois anos o Sebrae se esforçava para implantar a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas em diversos municípios maranhenses e que a cada inauguração é uma satisfação. O gerente informou que Ana Paula Brito e Marizete Duarte, que passaram por uma capacitação no SEBRAE serão as atendentes e responsáveis pela orientação técnica aos comerciantes em Paraibano. 
Durante o evento de inauguração, a senhora Irací Vieira de Sousa (64) foi a primeira pessoa a se
Ludenrique e Cecília os pioneiros pelo Sebrae em Paraibano
manifestar para a prefeita. Irací disse que tem interesse em se inscrever para ter maiores conhecimentos e legalizar o pequeno negócio de uma sala de costura de tecidos na qual é proprietária: “ Tenho um pequeno negócio e fica difícil comprar produtos dos vendedores, principalmente viajantes, por que ainda não tenho o CNPJ” informou Irací Vieira “Como tenho uma pensão por viuvez, quero saber se ao tirar o CNPJ da minha empresa, corro o risco de perder esse benefício?”, o gestor de projetos do Sebrae Sr. Mauro Edson, informou que desde que Irací continue pagando o INSS, não tem risco de perder a pensão. A costureira agradeceu a informação e elogiou o espaço da sala do empreendedorismo em Paraibano: “É um local muito importante, pois vai dar prioridade para as pessoas que trabalham e querem seguir em frente, com oportunidade de ser bem orientadas, fazendo cursos e tirando dúvidas e dentro da lei” afirmou Irací Vieira.

Nenhum comentário: