sábado, 30 de novembro de 2013

MERENDEIRAS DE PARAIBANO FAZEM CAPACITAÇÃO

Cerca de cem merendeiras participaram nesta sexta-feira (29.11) em Paraibano de uma capacitação para reaproveitamento de alimentos e boas práticas de higiene e manipulação de alimentos. A capacitação foi realizada pela Interativa Cooperativa de Serviços Múltiplos e aconteceu durante todo o dia, no Espaço Coberto da Escola Adonias Lacerda, Vila Aparecida.
A capacitação está dentro das ações da licitação vencida pela empresa Interativa. O coordenador da empresa Sr. Diuarlem Moraes veio acompanhado de Amanda Oliveira enfermeira e coordenadora de projetos da cooperativa, Kalita Susane enfermeira e da nutriocionista Mayara Mônica responsável ministrante da capacitação.

O objetivo da capacitação foi repassar para as merendeiras do município, a importância de oferecer condições de o estudante adquirir hábitos alimentares saudáveis, bem como a forma correta de manipular os alimentos, evitar o desperdício fazendo novos pratos com partes de alimentos que muitos imaginam serem descartáveis, boas práticas de higiene no local de trabalho, ter cuidado com lixo e resíduos, entre outros ensinamentos. Para a nutricionista do município Paula Caroline essa capacitação é muito importante, pois também vem complementar outra capacitação que aconteceu em março deste ano. Paula falou ainda do reaproveitamento dos alimentos.  A diretora da Escola Adonias Lacerda, sra. Eliene disse que o momento é rico em conhecimento e que as merendeiras são pessoas chaves para o sucesso do programa e parabenizou a todos.
A merendeira Neurací Martins Costa elogiou a capacitação e afirmou que cursos como esses que são tão raros para a classe deve ser aproveitado: “A gente é muito discriminada, então cursos como esses é muito importante para a gente aprender novas coisas e também sermos reconhecidas”. Balbilene Alcântara Barros funcionária do hospital de Paraibano falou que a capacitação é uma excelente oportunidade para as pessoas adquirirem conhecimentos principalmente no que se refere ao desperdício: “A alimentação deve ter um tratamento especial e específico, ainda existem pessoas que jogam restos de alimentos fora sem saber que podem ser aproveitável, aqui aprendemos como não desperdiçar e isso é muito importante” frisou Balbilene. A nutricionista Mayra Mônica durante sua palestra disse que pessoas no mundo desperdiçam alimentos enquanto muitos passam fome, para Mayara é preciso que nossa educação alimentar também evolua. De posse de dados de órgãos governamentais a nutricionista mostrou o número absurdo do desperdício no planeta. A maior causa disso é o desperdício que tem início desde a colheita até chegar ao prato do consumidor. Um exemplo prático aconteceu durante o almoço com os participantes da capacitação. A própria nutricionista fez questão de recolher os restos de marmitas após o almoço, mal sabiam os participantes que tudo foi fotografado e mostrado depois em um telão. Um exemplo ao vivo ao qual estamos habituados e não percebemos. Tudo poderia serem reaproveitadas e novas refeições ou lanches.

Durante o treinamento houve a prática, quando as instrutoras ensinaram como fazer purê e farinha de casca de batatas, sucos de cascas de abacaxi com folhas de hortelã, além de farinha da casca de maracujá que serve para emagrecer e para o controle de doenças como diabetes e hipertensão. Mas o alvo mesmo era os alunos. Conforme Mayara a boa merendeira tem a capacidade de fazer com que o aluno se comporte bem ao saber que a alimentação é bem feita e deliciosa. A merenda deve conter todos os ingredientes pois a alimentação adequada é decisiva na formação do ser humano: “Para garantir e melhorar a qualidade do aprendizado, a criança precisa estar bem alimentada, afim de se tornar um adulto mais saudável e preparado para a vida e a construção de um mundo novo” relatou Mayara em apostila que foi entregue a todos os participantes, que receberam também um kit contendo um jaleco e uma touca.
A secretária municipal de educação Luzia Ribeiro elogiou o trabalho e parabenizou aos participantes. Estiveram presentes ao evento a chefe de gabinete da prefeita, Sra. Maria Helena Carneiro, a presidente da câmara vereadora Ana Célia, coordenadores de educação, professores e o diretor adjunto da escola Sr. Raimundo Augusto. Ao final da capacitação todos os participantes receberam certificado.

Certificados para as merendeiras  fotos:Leo Lasan
...................................................................................................................................................................
REUNIÃO COM  EQUIPE DA LIMPEZA URBANA

Enquanto a capacitação acontecia no espaço coberto da escola, o coordenador da Interativa, Sr. Diuarlem Moraes fez uma reunião paralela com o pessoal da limpeza urbana. Moraes cobrava da equipe mais compromisso com os horários e o uso do uniforme. Para alguns garís a falta no trabalho deve-se a problemas de saúde ou viagens urgentes acompanhando pessoas doentes. O coordenador da cooperativa explicou que entendia, mas que era preciso se justificar as faltas, por meio de atestado médicos. Houve reclamação quanto a uso do uniforme, um gari disse que o tecido é grosso e também as luvas são de baixa qualidade, outro reclamou que comprou a própria bota para trabalhar. Moraes se comprometeu a resolver esses problemas. O controle de horário foi debatido e o responsável pelos garis, Sr. Raimundo do Fulgêncio informou que existe uma ficha em que anota os horários mais que muitos não querem aceitar os apontamentos. Um gari reclamou que o que acontece é que se o gari faltar ao trabalho, não acontece nada, pois o pagamento é pago sem nenhum desconto, então isso desestimula os outros. Moraes disse que o trabalho de limpeza pública é muito sério: “A limpeza das ruas é um cartão postal da cidade, vocês são muito importantes para a imagem da cidade, os turistas quando passam por Paraibano veem a limpeza ou a sujeira, isso depende de vocês se ele via dizer em outros lugares se  Paraibano é limpo ou não, então eu peço união de todos” disse o coordenador da cooperativa. Os garis se comprometeram a fazer o melhor.
 

Um comentário:

Anônimo disse...

Você fez um excelente trabalho