segunda-feira, 1 de julho de 2013

FINAL DE SEMANA TRISTE

Um final de semana em que a cidade de Paraibano caiu no silêncio das motos e barulhos de forrorestas devido ao falecimento do vereador Jardem Sousa (PSD) a segunda-feira (1º) também começou com notícia negativa com o falecimento de Dona Teresina Edwigen, esposa do senhor João do Pé de Serra e mãe de professoras exemplares do município.

No domingo as homenagens ao vereador Jardem deixou o tempo com um céu aberto e nuvens unidas em um branco que chamou a atenção das pessoas que acompanhavam o cortejo do vereador. Autoridades discursaram na igreja, na Câmara Municipal, mas nenhum discurso foi tão emocionante quanto o áudio da voz do vereador Jardem na última sessão plenária em que participou. Foi estranho e emocionante ouvir a voz e ter o caixão com o corpo ali no auditório. No discurso  Jardem,  relembrou do amigo João Neto Furtado, quando por meio de MSM veio o convite de João Neto, para que Jardem entrasse na política e ambos preparassem um futuro para Paraibano. O vereador lembrou da história e de como resolveu entrar na política. Jardem falou do acidente de João Neto e pediu mais cuidados  aos jovens no trânsito. Não imaginava Jardem os desígnios de Deus. Os vereadores Murilo, Tico do Getúlio, Jair a presidente da Câmara Ana Célia fizeram discursos com lágrimas no rosto.  A vereadora da cidade de São Francisco do Brejão, Deusuite Sousa, tia  de Jardem, representou os familiares e rendeu homenagens ao sobrinho. A secretária da Câmara Jacirene representou os funcionários e também leu mensagem. Os prefeitos de São João dos Patos Dr. Waldênio e sua esposa Aline Alice, o presidente da Câmara de S.J. dos Patos Magão, os vereadores Tio Jardel e Cidielson, o ex-prefeito Zé Mário e sua esposa Gilvana Evangelista, assim como o prefeito de Sucupira do Norte Marcony e líderes políticos de Passagem Franca vieram render homenagens ao vereador. Funcionários da Construtora Progresso e jogadores de um time que Jardem apoiava vestiram uniformes com o patrocínio da empresa. A esposa de Jardem, Ilna Carla sempre apoiada era uma imagem desoladora de tanto sofrimento, assim como a mãe do vereador Dona Lúcia. Era um quadro triste. O presidente da Assembleia do Maranhão, Deputado Arnaldo Melo, se pronunciou no auditório da Câmara, veja abaixo o discurso na íntegra gravado e transcrito pelo professor Amaury Pereira e postado no seu Blog Notíciasde Paraibano:
 "A vida nos traz momentos dificeis, viver hoje tá sendo muito difícil para todos nós; olhar a minha amiga Lúcia,  agarrada nos fiapos da sua fé, posso te dizer Lúcia, Zé e Ilna e amigos da família, dizer que não tenho palavra, qualquer palavra que eu diga hoje aqui será menor, menor que o nosso sofrimento, menor que o sofrimento deste neto, filho que não sabia mais quem era Geraldo, quem era Zé, que era Jardem eram todos a mesma pessoa de tanto amor, amizade e respeito, sob o comando desta humilde mulher esta grande paraibanense dona Lúcia. Ilna, eu quero dizer a você que também com palavras menores a família, a amizade, ela é movida pelo amor, pela emoção; o amor Ilna, ele não é médio pela longevidade mas, pela intensidade com que ele foi vivido, eu sei o quanto vocês viveram esse amor, essa relação.
...Lembro quando o jovem Jardem botou na cabeça que iria abandonar a faculdade para vir a Paraibano, eu fui terminantemente contra ele deixar a faculdade para voltar à paraibano naquele momento, pois queríamos que ele terminasse a faculdade como é o normal e depois voltar para trabalhar e ele apesar de muito jovem naquela época, ele disse “Doutor Arnaldo, eu estou precisando voltar para Paraibano para ajudar meu pai, eu quero ajudar meu pai eu preciso ajudá-lo e depois Deus vai me ajudar e eu termino meu curso” Meu Deus chegou e  foi tomando conta de nós, da região do pai, da família, assumiu o mandato deste lutador chamado Zé do Geraldo.
Jardem fez mais duque nos prometeu, tomou conto do ambiente, dos amigos  e estava presente em todos os lugares que a gente chegava, e de repente somos surpreendido por um telefonema  de um pai desesperado chamando socorro, pedindo ajuda, numa hora tão difícil para a família, e daí pra cá esses momentos de tanta dor e sofrimento, remete a todos nós a fazermos reflexão,
tal qual eu fiz quando vinha por estas estradas; observando os campos verdes do sertão, tanta água depois deste “inverno”, os animais gordos alegres na pastagem,  e eu a correr naquela BR, dia de São Pedro, aí veio a reflexão, meu Deus, por que tanta tristeza nestes dias em que o "inverno" acaba, e começa a chegar o ‘verão” a nossa estação “maior”, onde há momentos de mais felicidades para o nosso povo do médio sertão,  de Paraibano e, as tragédia coincidem desta forma, a pouco anos em 2009, tivemos no mês de junho um  infortúnio daquele, e eu viajando com esse pensamentos chego na casa de meu amigo e o abraço, pego o telefone vou para o quarto onde Jardem dormia, antes de mudar de residência, sento-me , quando levanto a vista eu vejo dois bótons, um de Jardem e outro de João Neto, na minha frente, eu acho que é muito para as famílias, os parentes, os amigos passarem por momentos como estes. Eu fiquei a refletir, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, por que o Jardem saiu e foi entregar uma imagem de Nossa Senhora das Dores que foi colocada na cabeceira da cama da mãe Lúcia, será que foi premunição, e ali eu fique lacrimejando com o coração cheio de sofrimento apenas querendo me solidarizar com essa família, não apenas com a família consanguínea, mas com todos nós.
...Que nós façamos sempre a oração pedindo a Deus, que nos mostre o caminho certo e que essas coincidências não continue a acontecer, para que os nossos jovens, as nossas esperanças não morram; o João Neto de ontem o Jardem de hoje, não podem continuar sendo levado pelas máquinas, pelas motos , pelos automóveis...
Que Deus e nossa Senhora das Dores, dê a benção pelo menos para amenizar o sofrimento desse flagelo pelo qual passa essa família". Disse o Deputado Estadual.
Após os discursos, o corpo foi conduzido para o cemitério local, onde houve o sepultamento, sob flores e aplausos. O blog tem fotos do acidente, mas se reserva a não postar em respeito à família. Aos familiares de Jardem e também de Dona Teresina (com quem conversei na noite de sábado no velório de Jardem) fica os pêsames do Paraibanomanews.

O sofrimento da família durante discurso de Arnaldo Melo
 

2 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.