domingo, 7 de julho de 2013

JEM'S:UMA VERGONHA

No País que promoveu a Copa das Confederações em que o campeão foram os brasileiros e os seus protestos contra a corrupção e outras mazelas políticas (menos os políticos que figem que não ouvem o grito das ruas) e vai promover a Copa de 2014 e Olimpíadas em 2016, parece que o esporte continua a fingir que existe. Nos rincões nordestinos, os governos sejam estaduais ou municipais desfilam à frente de jovens ávidos por esporte que seja real e não apenas pose para facebooks, como satiriza o funk:"Ela não anda (nesse caso a política)... Ela desfila, Ela é Top. Capa de Revista..."
Pois essa falácia de esporte tem acontecido no Maranhão, onde com um nome pomposo JEM'S:Jogos Escolares Maranhenses 2013, tem ido a algumas regiões, onde a juventude que sempre foi colocada à margem dos esportes, tem que se apresentar às pressas para as fotos "Capa de Revista" no Facebook. Um exemplo é a edição do JEM'S que acontece em São João dos Patos desde neste final da semana. Dos 16 municípios da região apenas cinco estão se matando abaixo de um sol escaldante para mostrar que temos esportistas(sic). As cidade participantes são Balsas, Mirador, Pastos Bons Passagem Franca e São João dos Patos. As outras 11 cidades não foram. Falta de incentivo? Falta de interesse? Falta de reconhecimento? Falta de vontade política? Ou falta de entrosamento entre as prefeituras? O que NÃO falta com certeza são os jovens, milhares deles, sem esportes, sem políticas voltadas para esse público, mas que no ano passado foram e no próximo ano serão lembrados para irem as urnas. As escolas que deveriam se interessar para enviar seus alunos, também estão em uma hibernação quando se trata dessa disciplina que é uma tristeza. Quadras existem, professores de educação física também , mas na
  prática são pouquíssimas as ações em que os alunos são envolvidos. torneios intercolegiais, gincanas, etc. não se ver nessa região salvo algumas excessões. Aí vem o JEM'S e corre-se contra o tempo para mostrar que o município investe no esporte. O resultado é o que se ver. Dos dezesseis municípios apenas 5 participam. A torcida que deveria ser inclusive das escolas, não comparecem como deveria. E aí o país que já foi do futebol vai se arrastando para mostrar "talentos" para internautas aplaudirem ou não. O que é visto pelas páginas de Facebook é uma vergonha. Autoridades apáticas, jogadores desmotivados, : "Isso é Uma VERGONHA!" Viva o JEM'S.
Pref. Dr. Waldênio e esposa Aline a imagem da emoção 
no JEM'S em São João dos Patos. Foto: CENCON/SJP


Nenhum comentário: