quarta-feira, 17 de julho de 2013

PREFEITURA DE PARAIBANO REALIZA 1ª AUDIÊNCIA PÚBLICA DO PLANO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS DO MUNICÍPIO

A Prefeitura de Paraibano realizou nesta terça-feira  (16/07) uma Audiência Pública sobre o Plano Municipal de Gerenciamento de Resíduos Sólidos. O evento foi realizado na Câmara Municipal  e contou com a participação de autoridades, líderes comunitários, professores, técnicos, integrantes da equipe do Governo Municipal.
Na oportunidade foi apresentado um vídeo com a ministra do meio ambiente Isabela Teixeira conclamando todos a realizarem o Plano Municipal de Resíduos Sólidos, conforme a Lei Nº 12.305/10  da Política Nacional dos Resíduos Sólidos. As 
Claudene Campos da SEMA  
discussões foram iniciadas há um ano em reuniões setoriais com técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Políticas Urbanas e sociedade civil organizada. A audiência pública vinha sendo organizada desde maio deste ano, período em que a prefeita Aparecida Furtado por meio do Decreto Nº 3001.2305-0014/2013  de 23 de maio e publicado no Diário Oficial no dia 31 de maio de 2013 (D.O. PUBLICAÇÕES DE TERCEIROS pág. 33) criou o Comitê de Coordenação e o Comitê Executivo para coordenação e Operacionalização do processo de Elaboração do Plano Municipal de Resíduos Sólidos - PMRS. A palestrante da audiência foi Claudene Campos engenheira civil e coordenadora de mobilização estadual da 4ª Conferência Estadual do Maranhão cuja tema é sobre Resíduos Sólidos. Claudene é formada em engenharia civil com especialização em gestão ambiental, filha de Paraibano e funcionária da Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Maranhão. 
Na abertura após o vídeo com a ministra do meio ambiente, Claudene Campos veiculou outro vídeo com reportagem sobre a situação dos Resíduos Sólidos em Campinas -SP. O vídeo mostra um problema de segurança e saúde causado pelos lixões e a falta de um planejamento sustentável para a situação. A professora Deusilene Diniz ocupou a tribuna para explicar que a prefeita de Paraibano Aparecida Furtado há tempos vem trabalhando para que o Plano Municipal de Resíduos Sólidos (PMRS)seja discutido com a sociedade e o primeiro passo feito pela gestora municipal foi o  fazer um decreto criando um comitê de coordenação para operacionalização do processo de elaboração do PMRS publicad no Diário Oficial do Estado do Maranhão há mais de três meses atrás (31/03/2013). Após as explicações de Eusilene Diniz foi composta a mesa com a prefeita de Paraibano Aparecida Furtado, Claudene Campos, Júlio César Guimarães (sec. mun. de agricultura e meio ambiente) Dra. Eliza Brito Neves (ex-promotora de  justiça), advogado Daniel Veloso, Sâmia Albuquerque (sec. mun. de obras , transportes e serviços urbanos), Maurício Freire (coordenador mun. de meio ambiente), vereadora Ana Célia (presidente da Câmara).Claudene Campos falou sobre o objetivo da audiência e em seguida Dra. Eliza Brito Neves fex um discurso onde fala da sustentabilidade e dos números alarmantes do residuos sólidos. O blog está editando a áudio da reunião que durou mais de duas horas. Por motivo da Vaquejada de Paraibano, em que o Blog Paraibanomanews  fará a cobertura do evento,  a reportagem da Audiência dos Resíduos Sólidos será postada na próxima semana. Até lá.  

Nenhum comentário: