quinta-feira, 28 de novembro de 2013

O SONHO DO OURO AINDA NÃO ACABOU


GARIMPEIROS DE PARAIBANO AINDA SONHAM COM OURO DE SERRA PELADA
Na década de 80 Serra Pelada se tornou o maior garimpo a céu aberto do mundo, de onde foi extraídas, oficialmente, 30 toneladas de ouro. Localizada no município de Curionópolis ao sul do Pará, em abril de 1980 surgiu a notícia de que haviam descoberto as primeiras pepitas, na época cerca de dez mil homens já se dedicavam as escavações, mas a informação se espalhou rapidamente e três anos depois o número de garimpeiros era mais de cento e vinte mil, representando a maior concentração de trabalhadores do País. Dessa multidão, a maioria nordestina contava com um número gigantesco de maranhenses. De Paraibano foram centenas. Com o crescimento do garimpo surgiram os problemas sociais. O sonho foi interrompido 1984, quando Congresso Nacional criou a Lei 7.194, sancionada pelo presidente da república João Batista Figueiredo, criando a reserva garimpeira. A história da Companhia do Vale Doce é um capitulo à parte.Assim como a história do “paraibanense” Júlio De Deus, o “Julinho” que em Paraibano fazia calçamento de ruas e no garimpo se tornou o homem que tirou a maior pepita de ouro do Brasil, pesando 80 kg, batizada como Canaã (na verdade Julinho era de Estreito no Maranhão) onde fazia o mesmo serviço em Paraibano. Julinho foi morto em um bar (o blog procurou familiares de Julinho em Paraibano, mas não os encontrou). Em 1992 o ex-presidente Fernando Collor fechou oficialmente o garimpo. Muitas cooperativas de garimpeiros foram criadas para defender os direitos dos garimpeiros. A história de Serra Pelada ainda é cheia de mistérios que precisam ser averiguados. Questões políticas, jurídicas e corrupções é relatadas por garimpeiros que se sentiram expulsos e lesados pelo governo.
Em 2011, a empresa de mineração canadense Colossus Minerals Inc. se associou à Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada (COOMIGASP), formando a join venture Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral (SPCDM) para explorar de forma mecanizada o ouro de Serra Pelada a partir de janeiro deste ano.
Mas o que parecia uma solução se transformou em outro problema. Pelo contrato daria 51% dos recursos de exploração a empresa e 49% para os garimpeiros, até o momento não foi cumprido. Garimpeiros denunciam  que de forma sorrateira a Colossus aumentou a sua participação de 51% e reduziu a participação dos garimpeiros de 49% para 25%, além de acusar a empresa de se apossar de 700 hectares de terra que de acordo com os garimpeiros era para ser reintegrado a eles.
2013, 33 anos depois, mesmo com esses conflitos, os garimpeiros continuam a sonhar com ouro e riqueza, mas vivem em meio a pobreza e doenças. Analfabetos em sua maioria, sem carteira assinada, muitos dependem da Bolsa Família, todos vivem a espera que o Governo Federal reveja a situação de abandono dos homens que ajudaram o Brasil a crescer.
Quem entrou na luta em favor dos garimpeiros foi o Deputado Federal Domingos Dutra (SDD/MA), que alguns meses têm usado a tribuna do congresso para denunciar a situação. Dutra se uniu aos deputados Sebastião Bala Rocha (SDD/AP) e Arnaldo Jordy (PPS/PA) e estão tentando criar uma CPI para o caso de Serra Pelada e os responsáveis pela empresa canadense: “A história de sofrimento dos garimpeiros de Serra Pelada terá agora um novo rumo” afirmou Domingos Dutra, que entrou com uma ação civil no Ministério de Minas e Energia para desconstituir o contrato de exploração com a empresa.
Na semana passada, o deputado maranhense se reuniu com garimpeiros maranhenses. Porto Franco, Açailândia, Grajaú, Barra do Corda e Imperatriz, foram as cidades visitadas: “Eu percorri mais de 1.500 quilômetros para estar mais próximo dos garimpeiros que tem dificuldade em se locomover, por serem pessoas idosas e carentes e que precisam de uma mensagem de esperança” disse o deputado. Na semana passada o parlamentar deu entrada a um Projeto de Decreto Legislativo para anular a portaria nº 541/2010, do Ministério de Minas e Energia, que transferiu o alvará de lavra da Cooperativa dos Garimpeiros para a empresa Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral.
No mês passado (17.10.2013) estreou o filme "Serra Pelada" do diretor Heitor Dhalia, que conta a saga do garimpo na visão de dois garimpeiros paulistas. O tema Serra Pelada volta ao cenário e muito ainda deve ser rediscutido sobre a vida desses homens que abandonaram famílias, tiveram outras, morreram ou sobreviveram e alguns casos políticos encobertos com a riqueza do suor e sangue desses heróis do garimpo.
Em Paraibano existe uma média de 40 garimpeiros associados à COOMIGASP. Esses garimpeiros foram testemunhas da corrida do ouro e de muitas histórias da Serra Pelada. Muitos bamburraram, mas na época não souberam investir e como jogadores de futebol aproveitaram o momento para desfrutar das coisas que o dinheiro proporciona. Outros não tiveram a mesma chance e contam histórias de sofrimentos, todos já idosos, pobres, grande parte vivendo de Bolsa Família, ou ainda na lavoura. O sonho de Serra Pelada ainda existe, porém mais real com um brilho de ouro bem distante. Na próxima semana matéria sobre os garimpeiros de Paraibano e suas histórias e sonhos. Aguardem.
Por:Léo Lasan com informações da web.

2 comentários:

Francisca disse...

Muito boa essa matéria sobre o garimpeiros de Serra Pelada. Aguardo ansiosa pra conhecer a história dos garimpeiros da nossa cidade e conhecer um pouco da história deles. Parabéns Leo!

Anônimo disse...

boa matéria!!! séria uma boa reportagem falar da história dessas pessoas q estiveram no garimpo, seria uma forma de homenagear eles.