domingo, 19 de janeiro de 2014

A IMPLACÁVEL EXPANSÃO DA INTERNET

TV também perde a guerra para a Internet
Assim como jornais e revistas, com muitos títulos levados à extinção e com tiragem baixa, as emissoras de TV no Brasil enfrentam queda acentuada de audiência - e não é de um canal para outro, mas sim da TV para a internet; Globo e SBT, por exemplo, encerram 2013 como o pior ano das suas histórias neste quesito; no horário nobre, onde estão concentrados os anunciantes, a queda da emissora dos Marinho foi mais acentuada, devido ao baixo desempenho das suas novelas e do Jornal Nacional; a TV de Silvio Santos não empolga, com excesso de reprises; internet já é a mídia mais consumida no país, com mais de 100 milhões de internautas. Ano após ano, a TV aberta vê minguar o número de telespectadores interessados em sua programação. O ano de 2013, por exemplo, (...) é um daqueles que emissoras como Globo, da família Marinho, e SBT, de Silvio Santos, querem esquecer. Ambas registraram, neste ano, sua piores audiências. De 1º de janeiro a 26 de dezembro, a média diária (das 7h à meia-noite) da Globo na Grande São Paulo (onde está concentrada a maioria dos anunciantes) foi de 14,3 pontos - 0,3 menos do que em 2012. O SBT encerra o ano com 5,3 pontos de média diária, ante 5,6 pontos do ano passado. Record e Rede TV também tiveram ligeira queda. O que preocupa as emissoras em relação à diminuição da sua audiência é que ela não está migrando de um canal para outro. O telespectador está optando por desligar a TV, para acessar a internet. Um estudo inédito feito pela IAB Brasil em parceria com a comScore, divulgado no ano passado, atestou isto. A internet já é a mídia mais consumida no país, com mais de 100 milhões de internautas. Segundo o levantamento "Brasil Conectado – Hábitos de Consumo de Mídia", que investigou a importância crescente da web na rotina dos brasileiros, mostra que a internet já é considerado o meio mais importante para 82% dos 2.075 entrevistados. Mais de 40% dos entrevistados passam, pelo menos, duas horas por dia navegando na internet (por vários dispositivos digitais), enquanto apenas 25% gastam o mesmo tempo assistindo TV. A internet aparece como a atividade preferida por todas as faixas etárias, de renda, gênero e região quando se tem pouco tempo livre, somando 62%.
Até mesmo na faixa nobre (das 18h à meia-noite), onde a Globo sempre apresentou desempenho invejável e onde estão concentradas suas principais atrações - as novelas, o Jornal Nacional e a linha de shows -, a queda da sua audiência foi maior. Caiu de 24,6 pontos (2012) para 23,2 pontos (2013). O SBT passou de 6,7 para 6,5 pontos. A Band foi de 3,7 para 3,5 pontos. A Rede TV! marcou 1,2 ponto neste ano, ante 1,3 em 2012. Na Globo, as novelas tiveram um ano muito ruim. A novela teen Malhação, que já chegou a dar 30 pontos de audiência, hoje sofre para alcançar os dois dígitos, mantendo-se com dificuldade na casa dos 12 pontos. A atual novela das 18h, Joia Rara, também vai mal, com índices inferiores a 20 pontos. Mas o principal problema hoje da emissora dos Marinho é a novela das 19h, Além do Horizonte, que, em muitas ocasiões, aparece com a mesma audiência da novela das 18h, distante dos 30 pontos desejados pela TV. O Jornal Nacional, principal telejornal do país, é um dos produtos da Globo com audiência mais declinante. Vê 2013 também como o pior ano da sua história. Em 2012 e 2013, o principal programa da Rede Globo registrou perda acumulada de audiência de 18,4%; na última década, acúmulo de queda no Ibope soma quase 30%. Neste ano, não passa, na média anual, dos 26 pontos. É o mesmo cenário desolador do Fantástico, principal programa da Globo aos domingos. Dificilmente, o programa chega aos 20 pontos.
Nas outras emissoras, a situação não é diferente. A Record, que num passado recente, chegou a fazer certo sucesso com suas novelas, hoje tem audiência pífia com a novela "Pecado Mortal", do autor Carlos Lombardi, ex-global. No turno da tarde também sofre com números que dificilmente passam dos 5 pontos. Cada ponto no Ibope equivale a 62 mil telespectadores na Grande São Paulo. No SBT, após o sucesso da novela infantil Carrossel, que colocou a emissora com audiência acima dos dois dígitos, agora já vê declínio do interesse do telespectador no seu novo produto, a também novela teen Chiquititas. Além disso, há excesso de reprises na TV de Silvio Santos.
Assim como jornais e revistas, que vêm sendo superados em audiência pela mídia digital, levando alguns títulos à extinção, a televisão enfrenta a queda do interesse do brasileiro, que prefere ver os vídeos do Youtube e se informar pelos sites e redes sociais. Ou ainda adquirir séries e filmes por canais da internet, como Netflix. O último muro que ainda precisa ser derrubado em relação à mudança de hábitos da audiência é o conservadorismo dos anunciantes e das agências de publicidade, ainda muito presos à TV. Com o público migrando para a internet, o produto tem que ser mostrado onde a audiência realmente está.
http://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/125411/TV-tamb%C3%A9m-perde-a-guerra-para-a-internet.htm

O SUCESSO DA INTERNET EM PARAIBANO
Apesar de não haver pesquisas de audiências dessa natureza em municípios pequenos, a exemplo do leste do Maranhão, foi observado por muitas pessoas, a queda de audiência em pequenas emissoras de rádio, um dos principais veículos de comunicação na região. Paraibano é um exemplo. A única emissora de rádio da cidade que existe há mais de dez anos e que até bem poucos anos atrás era o principal e único canal de informações, atualmente não tem a mesma audiência e vem amargando a falta de ouvintes. A prefeita de Paraibano Aparecida Furtado tem reclamado disso em algumas reuniões ou eventos, como aconteceu na última sessão plenária de encerramento dos trabalhos da Câmara Legislativo (dezembro 2013). A prefeita pediu aos vereadores que criassem meios para incentivar  a mídia radiofônica, afinal pessoas no interior ainda ouviam a emissora. Aparecida alegou que as pessoas atualmente não assistem mais televisão nem ouvem rádio, por que a maioria tem dvd em casa, a prefeita  reconhece o avanço da internet e inclusive já criticou e também elogiou aos blogs de Paraibano. Contrário ao rádio, a internet tem sido cada vez mais comentada e pesquisada na cidade. O aumento de computadores e contratos com servidores de internet no município tem sido disputado por mais de quatro provedores, com destaque para a ML Informática. Em Paraibano ainda não se tem um número oficial de computadores, mais já passam dos 8 mil, conforme informações de um técnico em informática da cidade. Todos os dias muitos desses computadores são ligados e pessoas se comunicam, ou trocando e-mails, ou lendo as informações, primeiramente da sua cidade pelos blogs locais e facebooks. Esses acessos ao mundo virtual da internet aumentou consideravelmente em Paraibano e cidades vizinhas e tem provocado debates, discussões e até mesmo confusões entre casais, eleitores., políticos, etc. Parece que a famosa "rádio calçada' foi trocada pelas páginas da internet. Alí cabe tudo, de enquetes a discussões com mensagens de desagravo ou elogio a alguém. 
Augusto Instalação atraindo contratos com anúncios na internet
Um dos maiores canais é sem dúvida o Facebook, onde pessoas interagem instantaneamente. Os dois principais  blogs  o Paraibanomanews e o Notícias de Paraibano  ambos com mais de 3 anos tem visitas diárias na casa das 600 acessos, na segunda e terça-feira cada blog tem  picos de 800 a 1.000 acessos, o que beira a 2.000 visitas por dia.  Alguns gestores públicos do médio sertão maranhense já vislumbraram essa forma de mostrar suas administrações e estão buscando alguns blogs, mas falta ainda a valorização dos mesmos quanto a esse tipo de trabalho, que tem derrubado as Tvs e rádios e transformado a maneira como as pessoas avaliam a mídia. Mas esse filão de audiência ainda não despertou os empresários para usar a internet para alavancar suas empresas. Um bom exemplo de anunciante é a empresa  Augustos Instalações com sede em São Paulo que usa as redes sociais através de blogs, página da empresa, facebooks e celular e tem destacado o nome e o potencial da empresa. Com isso a empresa do paraibanense Paulo Augusto, consegue ser vista no Brasil inteiro diariamente e já tem colhido frutos dessa mídia. No final do ano passado, a empresa fechou contratos com grandes empresas do setor da construção civil em Recife-PE, São Luis-MA e Fortaleza-CE, graças a sua inserção no moderno mundo da internet. E olha que a empresa fica em São Paulo, mas a distância na internet é apenas entre a cadeira do cliente e o computador, ou seja não existe distância, existe eficiência e rapidez em mostrar o seu serviço de forma interativa, o que não acontece com a TV e o rádio, além do que a interne é democrática em um mundo sem fronteiras.

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