quarta-feira, 6 de março de 2013

PROJETO SAÚDE NA ESCOLA EM SÃO JOÃO DOS PATOS

A Secretaria Municipal de Saúde de São João dos Patos, juntamente com a Secretaria Municipal de Educação deram início  nesta semana ao Programa Saúde na Escola -PSE – o programa é voltado para a melhoria da qualidade de vida da população, principalmente de alunos.As temáticas desenvolvidas serão: Prevenção da obesidade e Saúde ocular. A secretárias de saúde Ana Lígia e secretária de educação Oneide Freitas, com a colaboração das coordenadoras Layse Coelho e Linda Lopesreuniram-se com os Agentes Comunitários de Saúde e Professores da rede municipal de educação para repassar as informações e explicar a importância do projeto. No encontro foi solicitado o empenho de todos. As coordenadoras estarão nas escolas com uma equipe composta por um enfermeiro. Layse Coelho ressaltou a importância do município patoense ter aderido ao programa. O Governo Interativa pensando mais uma vez no bem estar da  população reativará o consultório odontológico do Colégio Paulo Ramos para o PSE. 
A primeira escola do município para inicio ao tratamento odontológico será a escola São Sebastião, e o critério utilizado, segue as normas da adesão ao programa. A escola fica distante do centro da cidade e as famílias dos alunos tem renda inferior a um salário mínimo.
O Programa Saúde na Escola (PSE), lançado em setembro de 2008, é resultado de uma parceria entre os ministérios da Saúde e da Educação que tem o objetivo de reforçar a prevenção à saúde dos alunos brasileiros e construir uma cultura de paz nas escolas.O programa está estruturado em quatro blocos. O primeiro consiste na avaliação das condições de saúde, envolvendo estado nutricional, incidência precoce de hipertensão e diabetes, saúde bucal (controle de cárie), acuidade visual e auditiva e, ainda, avaliação psicológica do estudante. O segundo trata da promoção da saúde e da prevenção, que trabalhará as dimensões da construção de uma cultura de paz e combate às diferentes expressões de violência, consumo de álcool, tabaco e outras drogas. Também neste bloco há uma abordagem à educação sexual e reprodutiva, além de estímulo à atividade física e práticas corporais.O terceiro bloco do programa é voltado à educação permanente e capacitação de profissionais e de jovens. Essa etapa está sob a responsabilidade da Universidade Aberta do Brasil, do Ministério da Educação, em interface com os Núcleos de Telessaúde, do Ministério da Saúde, e observa os temas da saúde e constituição das equipes de saúde que atuarão nos territórios do PSE. O último prevê o monitoramento e a avaliação da saúde dos estudantes por intermédio de duas pesquisas. A primeira é a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (Pense), em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que contempla, além de outros, todos os itens da avaliação das condições de saúde e perfil socio-econômico das escolas públicas e privadas nas 27 capitais brasileiras. O resultado dessa pesquisa servirá para que as escolas e as equipes de saúde tenham parâmetro para a avaliação da comunidade estudantil. A segunda pesquisa será o Encarte Saúde no Censo Escolar (Censo da Educação Básica), elaborado e aplicado no contexto do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE) desde 2005. Essa sondagem consiste em cinco questões ligadas mais diretamente ao tema DST/AIDS.

Nenhum comentário: