segunda-feira, 11 de março de 2013

DIA INTERNACIONAL DA MULHER EM PARAIBANO

"Eiitaa muiéis que faz barui"! - A frase com o português típico do nordestino iletrado, foi dita por um senhor que passava próximo a Praça Sérgio Coêlho, local onde as mulheres paraibanenses escolherem para finalizaram as comemorações alusivas ao Dia Internacional da Mulher, na sexta-feira 8 de março. Não deu para perceber se a observação do senhor era machista ou de admiração, o fato é que as comemorações em homenagem ao Dia Internacional da Mulher em Paraibano, realmente foi efusiva. Com som automotivo, músicas, discursos, mensagens, faixas, cartazes, encenações e muito foguete, chamou a atenção das pessoas por onde a passeata feminina passava. A concentração que iniciou em frente ao Complexo Esportivo (próximo à Rodoviária) contou com a participação de muitas mulheres, vestidas de branco, evocando a paz. Outro grito de liberdade das mulheres durante a passeata, foi a não violência contra o sexo feminino.  A Lei Maria da Penha, foi encenada durante o trajeto, e uma professora em uma cadeira de rodas simbolizava a deficiência que ainda existe no Brasil, onde a violência continua contrariando a lei em muitas regiões do País. Muitos temas femininos foram representados durante o evento, cartazes com dizeres sobre união, força e respeito, além  de mulheres caracterizando os Poderes do Legislativo e Executivo, de políticas públicas, e benefícios sociais, etc. Profissões também estiveram presentes durante a espécie de "desfile", desde o trabalho da professora, doméstica, quebradeira de côco entre outras profissões ou ocupações. Ao chegarem na Praça Sérgio Coêlho, a secretária municipal de assistência social Edvânia Madeira, discursou sobre o papel da mulher e a sua condição de liberdade, que mesmo nos dias atuais, existem muitos casos de violência e falta de liberdade, no ato das palavras, a secretária pediu que uma criança e uma adulta, libertassem dois pombos que estavam em gaiolas,representando o
vôo da liberdade,  houve ainda discurso da vice-prefeita Rejany Gomes e de sua mãe Mariinha Gomes mensagens da vereadora Socorro do Xuta, da professora Maria Raimunda. Após as mensagens foi servido um café comunitário e em seguida realizado sorteio de brindes fornecido por apoiadores do evento.
Entre as várias manifestações de homenagens uma chamava a atenção, pelas imagens estampadas nas camisetas, era da família do ex-vereador Franciso Dias de Carvalho (falecido em 14/03/2012).A homenagem era para a ex-esposa de Francisco, Dona Carlinda, falecida em 24/02/2008. Conforme sua filha Belinha, a homenagem se faz justa, devido sua mãe ter sido um grande mulher e ter completado há poucos dias cinco anos do seu falecimento. Para Belinha, sua mãe Carlinda representou o papel de mulher trabalhadora e contribuiu para o desenvolvimento do município. "Minha mãe, sempre ao lado do meu pai, apoiou politicamente o desenvolvimento do município, pois meu pai foi vereador por seis mandatos e presidente da Câmara Municipal e minha mãe na sua humildade nos ensinou a importância do papel da mulher na convivência com as pessoas". disse Belinha emocionada.

Nenhum comentário: