quarta-feira, 27 de março de 2013

O BOTICÁRIO REALIZA EVENTO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE PARAIBANO

Paraibano - Aproximadamente 150 alunos da rede municipal de ensino de Paraibano, participaram nesta terça-feira (26), de atividade de educação ambiental na Câmara de Vereadores. A ação faz parte do Projeto de Educação Ambiental em Escolas de Ensino Fundamental, realizada em doze municípios do Piauí e Maranhão onde existem lojas franqueadas da empresa de cosméticos O Boticário. A loja principal pelo desenvolvimento dessas ações nesses municípios é a franqueada de O Boticário em Floriano-PI gerenciada por dona Maria das Graças Costa e Silva. Gerentes e funcionárias de três lojas no estado do Piauí e nove lojas no Maranhão fizeram parcerias com as secretarias municipais de educação e secretaria municipal de agricultura ou meio ambiente, com apoio da Câmara de Vereadores e Prefeituras, e realizaram as ações ambientais. Em Paraibano, o projeto foi direcionado para alunos das escolas Henrique Dias, Darcy Furtado, Antonio Brito Lira, Januário Dias de Carvalho, Sarney Costa, Zélia Maria da Cruz e João Paraibano. Esteve presente a prefeita Aparecida Furtado, a presidente da Câmara de Vereadores Ana Célia, as secretárias municipais Ilna Carla (Educação), Edivânia Coêlho (As. Social), Júlio César Guimarães (Agricultura), Maria Helena Carneiro (Gabinete da Prefeita), o coordenador de meio ambiente de Paraibano professor Maurício Freire, a gerente da loja O Boticário em Paraibano Raimunda Rodrigues e Ana Maria, secretária adjunta de educação Joselane Pereira Freitas, coordenadora Francisca e ainda diretoras, coordenadoras e professoras das escolas. O Professor Maurício Freire, foi o animador do evento, disse em sua mensagem de abertura que acontecimentos para debater o meio ambiente são muito importantes principalmente quando de envolve crianças, pois são seres curiosos e abertos e com muita energia para mudanças. A secretária de educação Ilna Carla da Silva Oliveira e Silva pediu a colaboração das crianças para que cuidem bem do meio ambiente a começar por não jogar lixo na rua e que peçam aos pais para ajudarem no cuidado ambiental:
Evento Ambiental de O Boticário
“Se vocês virem os pais de vocês não cuidando bem do lixo, vocês digam com carinho para que eles ajudem a cuidar do planeta e coloquem o lixo no lugar certo e no dia da coleta do lixo, tá bom?” a criançada respondeu positivamente. A gerente de O Boticário em Paraibano Raimunda Rodrigues, agradeceu as autoridades pela parceria para que o evento fosse realizado e informou que a empresa O Boticário pensa e age muito na preservação do meio ambiente.Afirmou que todos precisam cuidar bem da natureza. Raimunda explicou que o Projeto irá premiar as escolas participantes do evento que saírem vencedoras da gincana, e que o prêmio será de R$ 1.500, dividido em mil reais para a escola campeã e quinhentos reais para a vice-campeã, que o prêmio não será em espécie monetária e sim revertida em bens materiais que a escola necessitar. No caso da escola que ficar em segundo lugar na gincana, os quinhentos reais será revertido na compra de lixeiras ecológicas, para que a escola incentive a prática do cuidado com os resíduos sólidos. A prefeita de Paraibano Aparecida Furtado (PV) em seu discurso foi recepcionada com alunos gritando o seu nome a prefeita sorridente disse: “Que coisa boa ver crianças felizes” e agradeceu a recepção. A prefeita parabenizou  todas as pessoas presentes e falou que projetos da importância como a que O Boticário estava realizando em Paraibano é exemplar e que é necessário que todos se deem as mãos e compartilhem dessas iniciativas para preservação do meio ambiente: “Parabéns a todos que proporcionaram esse evento para as nossas crianças, que com certeza sairão daqui com mais informações e boas intenções para melhorar a nossa cidade e que todos realmente possam vir a contribuir no sentido da cidade ser bem cuidada, com mais cuidado em relação ao lixo. Aparecida Furtado pediu: “Vamos unidos, trabalhar para melhorar, mudar, inovar, vamos fazer da nossa a melhor cidade”. A prefeita ainda solicitou aos secretários municipais: “Vamos ajudar a fazer uma administração diferente de todas as administrações que já passaram”. Aparecida em tom de professora perguntou às crianças: “Vocês crianças acham bonito quando passam em uma rua limpa”? a resposta foi um uníssono “sim” e a prefeita completou: “ Pois então, para se ter uma rua limpa, um bairro limpo, tudo começa com nossa casa limpa que também faz parte do meio ambiente, para que isso aconteça precisamos ter cuidado para não jogar lixo na rua, saber onde colocar o lixo, ter cuidado com o desperdício de água...”
A prefeita em seu discurso afirmou que acredita que as crianças poderão levar aos pais, aos vizinhos, as informações repassadas no evento. Aparecida Furtado ressaltou que o evento é de grande valia e que os resultados ali obtidos sejam multiplicados além das escolas. A prefeita de Paraibano revelou que na sua administração pública, estão com grandes projetos e se colocou à disposição daqueles que precisarem de informações. Aparecida desejou uma feliz semana santa e que todos pensem em Deus. Após as palavras da prefeita o professor Maurício Freire colocou um vídeo com a Turma da Mônica com mensagem sobre o meio ambiente, ao final fez uma explanação sobre o tema, lembrando que os cuidados com o planeta devem ser rápidos a começar pela prática dos três “R” ou seja Reduzir, Reciclar e Reutilizar. Na ocasião, os estudantes participaram da gincana do Projeto de O Boticário, divididos em equipe, que selecionava um representante para cuidar do descarte de resíduos sólidos. A gincana consistia em colocar embalagens usadas de O Boticário e o aluno deveria em meio minuto separar e colocar o lixo na sua lixeira (papel, vidro, metal e plástico) correta. Em cada ação era contabilizado o número de resíduo e recipiente adequado contabilizando o total, conforme o tempo cronometrado. A escola vencedora foi a Unidade Escolar Henrique Dias e a segunda foi o Complexo Educacional Antonio de Brito Lira. Ao final foi servido um lanche.

Nenhum comentário: