quinta-feira, 21 de março de 2013

DIRETOR DA UPA CONCEDE ENTREVISTA AO PARAIBANOMANEWS

A Unidade de Pronto Atendimento -UPA- de São João dos Patos comemorou um ano na quarta-feira passada (13). Em meio as comemorações, várias autoridades da região, destacavam a administração de um jovem simples, educado e simpático. Um jovem que administra dezenas de funcionários e é admirado por todos. Jarbas Macedo Fonseca, recebeu a reportagem do Paraibanomanews na sua sala na UPA e concedeu essa entrevista em que preferiu falar da unidade de saúde do que de sí próprio. Mas uma lição de humildade. Abaixo a entrevista.
Jarbas Macedo  diretor da UPA
Paraibanomanews: Um ano, muito trabalho, novas experiências, por favor faça um balanço das ações da UPA durante esse período.
Jarbas: Há exatamente uma ano no dia 13 de março de 2012 a governadora Roseana Sarney inaugurava a nossa UPA de São João dos Patos, um sonho que se realizava para todos nós da região do médio sertão maranhense... No decorrer de 2012 muitas coisas foram feitas na nossa unidade... Para ter uma ideia desse trabalho, estamos cegando a quase 53 mil atendimentos... Se formos tirar por base a população de São João dos Patos, que é em torno de 25 mil habitantes, então em apenas um ano dobramos essa população... São muitos atendimento em um ano... É claro que atendemos pessoas de outros municípios como Paraibano, Passagem Franca, Pastos Bons, Sucupira do Riachão e de toda a região... Pessoas que tem nos procurados ou são encaminhadas pelas secretarias municipais desses municípios... E acredite são muitos os elogios pela qualidade com que atendemos todos.
PBWS: E quais são os principais problemas de saúde que essas pessoas buscam?
Jarbas: A UPA é um serviço de urgência e emergência, portanto nesse serviço recebemos pessoas com febre alta, pressão alterada, com dores abdominais, pessoas que foram acidentadas na região, às vezes acontece um agravo em que não estar dentro das nossas condições de atendimentos, então nesse caso fazemos uma avaliação e transferimos para outros locais de saúde... Em um ano fizemos mais quase 500 transferências, se você for dividir por meses vai dar aí quase 50 transferências por mês em um ano, dentro da nossa unidade. Em síntese a UPA é isso, ela tem se comprometido com a população da região e vamos continuar fazendo esse trabalho, evidentemente tentando melhorar cada dia mais...
PBWS: Dr. Jarbas, a maioria dos serviços que a UPA oferece muitos hospitais municipais também oferecem, então por que as pessoas, até mesmo de outras localidades buscam a UPA?
Jarbas: Olha, sabemos que houve um período eleitoral há pouco tempo, houve transição de poder, principalmente em municípios em que não houve continuação do mandato do seu sucessor, temos consciência da dificuldade que é tudo isso, existe a questão da dificuldade financeira deixada por algumas gestões públicas, com isso a saúde pública do município entrou em crise, praticamente um caos, sem médicos, sem medicações, etc. O resultado de tudo isso é que teve uma procura muito grande, a nossa unidade nesse período teve um aumento de 35% justamente por causa disso... Agora com as coisas se acertando, estamos planejando fazer um trabalho de campo, indo a cada município da nossa região, conversar com prefeito, secretário de saúde, diretor de hospital e explicar realmente como é o serviço da UPA, o que é que nossa unidade faz e o que é que o município tem que fazer, entrar em entendimento, para chegarmos ao mais importante, atendermos bem o paciente, para que isso aconteça de forma satisfatória é necessário que não se desloque o paciente de sua cidade se o mesmo pode ter o serviço oferecido em seu município, evitando portanto a aglomeração de pessoas em nossa unidade e evitando desgaste desses pacientes e de seus familiares.
PBWS: Existe falta de profissionais médicos em determinadas especialidades em alguns hospitais da região, qual o diferencial da UPA?
Jarbas: Temos aqui na UPA 22 médicos trabalhando, mas mesmo assim temos uma dificuldade grande que não é só de São João dos Patos mas todo o Brasil, que é encontrar médico pediatra... Temos na UPA a Dra. Ana Sá, que é uma médica pediatra conceituada na região... Eu estive no Conselho Federal de Medicina do Piauí e também no Conselho do Maranhão,fiz contato com vários médicos, tanto eu quanto o D. Pompílio diretor clínico da UPA S. J. dos Patos, em busca de profissionais da pediatria, hoje temos só a Dra. Ana que atende as terças-feiras, mas queremos ampliar esse atendimento para no mínimo três dias na semana, sabemos da necessidade, mas reconhecemos as dificuldades, mas vamos continuar em busca desse profissional da pediatria, a região tem essa carência, mas em compensação temos outros profissionais como a Dra. Eliana uma cardiologista excelente, temos ortopedistas, e mesmo sem realizarmos cirurgia eletivas aqui na unidade, temos profissionais dessa área como o Dr. Pedro e Dr. Jorge, mas mesmo assim é imenso o número de pessoas que buscam por esse serviço, o que fazemos é uma avaliação clínica e laboratorial e o paciente sai pronto para fazer a cirurgia no hospital regional em São João dos Patos ou em outra unidade...   PBWS: Dr. Jarbas como está a situação de referências e contra referências na região e a parceira da UPA com os hospitais?
Jarbas: Bem... Temos uma parceria boa e o relacionamento é muito bom...
PBWS: O que se observa atualmente em diversas regiões do Brasil são hospitais superlotados, profissionais estressados, negligências, etc. Como a UPA se insere nesse cenário tão difícil?
Jarbas: Olha a gente que trabalha com saúde, sabe que até mesmo em locais de saúde em o atendimento é particular existem dificuldades e se você observar aqui na nossa unidade UPA o aspecto físico e de atendimento é melhor do que em muito desses locais que te falei, mas existem falhas, às vezes algum paciente demorou a ser atendido devido ao fluxo de pessoas, então uma das medidas que vamos trabalhar é tentar fazer com os municípios deem resolutividade nas suas unidades de saúde evitando assim encaminhar casos que eles podem resolver diminuindo a fila e o aglomerado de pessoas na nossa unidade, todos sabemos que a UPA é urgência e emergência, mas existem outras situações em que temos que atender, a questão da pediatria é uma dificuldade como já foi falado, mas uma coisa que temos trabalhado e muito é quanto à humanização no atendimento, sempre estamos avaliando nossos profissionais, conversamos com todos de como tratar bem o paciente, como tem que abordar, o acolhimento, etc. é uma busca constante para proporcionar ao paciente qualidade em nossos serviços... Já houve caso em que tivemos que tirar profissional por não seguir esses critérios, então o nosso objetivo é melhorar sempre, desde a hora em que o paciente entra até o momento em que ele sai... Isso é fundamental para a nossa unidade.
PBWS: Durante esse período de um ano o que o senhor destacaria como atendimento da UPA são João dos Patos?
Jarbas: além da qualidade dos nossos serviços e o comprometimento dos nossos profissionais, houve uma coisa inédita que aconteceu em nossa região, que foi o resgate aéreo de um paciente que estava com suspeita de meningite, que é uma doença grave, inclusive na ocasião não tinha leito hospitalar nos hospitais da região que estavam lotados e aí através de um contato da nossa unidade com o Estado encontramos uma unidade particular em Imperatriz, então foi feita toda essa operação de resgate aéreo em uma unidade de saúde pública em uma região distante 600 quilômetros de São Luis... Nunca se tinha ouvido falar disso, já houve casos particulares, mas nunca do setor público, foi uma operação bem sucedida, o paciente foi internado e graças a Deus tudo ocorreu bem... Recebemos até hoje agradecimentos de familiares e de pessoas que se emocionaram com esse trabalho... Então você ver a dimensão desse trabalho diante de tantas notícias ruins pelo Brasil a fora... Veja o benefício que a UPA trouxe para a nossa região... Isso engrandece a todos nós quando observamos as resolutividades que a UPA tem feito durante esse ano... E aumenta a nossa responsabilidade quando pessoas após serem bem atendidas vem felizes nos agradecer, isso demonstra que estamos fazendo um bom trabalho...
PBWS: Suas considerações finais.
Jarbas: Dizer para todas as pessoas da região que estamos aqui à disposição e procuraremos fazer sempre o melhor para que o nosso trabalhe contribua na qualidade de vida de todos. Agradecer ao seu blog Paraibanomanews, pois sabemos da abrangência do seu trabalho e sempre nos deu apoio desde o início e tem sido multiplicador das informações e destaque da região no Brasil. Obrigado.

Nenhum comentário: