quinta-feira, 16 de agosto de 2012

PREFEITO ZÉ MÁRIO CONCEDE ENTREVISTA AOS BLOGS DE PARAIBANO.


CLIQUE NA SETA, AGUARDE O CARREGAMENTO (Total) E OUÇA A ENTREVISTA DO PREFEITO ZÉ MÁRIO AOS BLOGUEIROS DE PARAIBANO.
ABAIXO A MATÉRIA EDITADA DA GRAVAÇÃO E DIGITADA POR AMAURY CARNEIRO E LÉO LASAN.
Amaury Carneiro
Eleito prefeito nas eleições de 2004, depois de várias tentativas, Zé Mário (PMDB) conseguiu alcançar seu objetivo, governar o município de São João dos Patos. Após o primeiro mandato se candidatou novamente em 2008, e foi reeleito. Agora lança o seu sucessor o médico Dr. Valdênio (PMDB) pela coligação " O Trabalho Continua". Confira os principais trechos da entrevista concedida aos dois blogs: NotíciasdeParaibanoma, e Paraibanomanews 
Léo Lasan entrevistando Zé Mário / sede do comitê na saída da cidade  /   Zé Mário sendo entrevistado por Amaury
Leo Lasan: Prefeito em primeiro lugar nós queremos lhe parabenizar pela sua administração, que hoje é tida como uma das melhores do Estado do Maranhão. A princípio qual era seu projeto político para a cidade de São João dos Patos? Zé Mário : Meu projeto político era derrotar todo o sistema político de São João dos Patos, no início tivemos apoio apenas de alguns políticos, nosso projeto era unilateral para libertar São João dos Patos, de uma oligarquia que já mandava há muito tempo, e conseguir juntos com meus companheiros ao longo de quatro disputas, conseguir de fato chegar à prefeitura, depois veio o projeto administrativo com o objetivo de lograr êxito e graças a Deus nós conseguimos o respeito da população através de um trabalho bem feito.
Amaury Carneiro: Prefeito em relação a secretaria de educação quais foram as ações desenvolvidas em seu governo e quais os resultados?Z. M : Hoje nós temos o quinto melhor IDEBE do Maranhão, isso para nossa região é fantástico, não alcançamos o 1º mais na média regional estamos muito bem. Trabalhamos e melhoramos muito o sistema educacional, a estrutura física das escolas, todas as escolas, com merenda escolar de qualidade, salário dos professores, sendo um dos melhores da região,estamos em dias com os encargos sociais do INSS, plano de cargos e salários, temos uma disponibilidade de profissionais, de acordo com as necessidades, fiscalização do transporte escolar atuante, a cada 6 meses fazemos revisão nos ônibus e demais veículos do município para podermos dá mais segurança e conforto aos alunos.
Leo Lasan: E na secretaria de saúde quais foram projetos aplicados?
Z.Mário: Dos dez PSF temos sete bem estruturados, para cuidar da saúde da família, fomos atrás do Governo Federal e Estadual para podermos fazer essas estruturas básicas.Temos vários profissionais que antes não tinha no município, hoje temos Fonoaudiólogo, Fisioterapeuta, especialista em cardiologia; coloquei o plantão 24h no hospital, hoje São João dos Patos, conta com quatro médicos de plantão três na UPA e um no Hospital. Tudo isso foi um passo muito grande para a saúde de São João dos Patos. 
Banner na Prefeitura com fotos da gestão
de Zé Mário.     Foto:Léo Lasan
Estou fazendo um investimento no Hospital da ordem de 1 milhão e 600 mil reais, 800 mil só para equipamentos para estrutura física do hospital. No dia 7 de setembro vamos entregar tudo pronto, o hospital vai está com uma estrutura para atendimento que vai servir para mais 30 anos. Temos um Hospital não com 100% livre de infecção hospitalar, mas com toda a higiene adequada para tal. Adquirimos ao longo de oito anos quatro ambulância sendo três pelo município e uma pelo Estado. Quando chegamos em São João dos Patos nosso municípis eram transportado em carroceria de D20. Eu valorizo muito a família é tanto que a nossa logomarca é o símbolo da família. Cuidamos tanto que na área da saúde, educação e assistência social nós tivemos várias conquistas, fomos contemplados com um prêmio entre os 12 municípios que cumpriram as metas da assistência social. Já recebemos dois prêmios do UNICEF, entre as regiões do semiárido do Brasil.
Amaury Carneiro: A falta de empregos principalmente para os jovens é um dos grandes problemas em nossa região, juntamente com a falta de habitação para a população de baixa renda, que medidas o senhor tomou em relação a esses problemas?
Z.M: Implantamos o programa 1º emprego do governo da Roseana. Na habitação fizemos quase 400 casas e até o final do mandato vamos atingir essa meta falta apenas 39 casas. O povo que tem privilégio não ver, mas o povo pobre reconhece que São João dos Patos está muito bem assistido.
Amaury Carneiro: Como sua gestão está chegando ao fim, e você está lançando um sucessor, o Dr. Valdênio, o senhor pretende parar com a vida política.- 
Convenção do PMDB 2012 / foto:Léo Lasan
Z.Mário: Valdenio vai se eleger prefeito com uma grande maioria em relação ao seu adversário,e eu creio que ele será reeleito, e eu desde já sou pré-candidato a Deputado Federal, vou procurar uma legenda que possa combinar com a realidade de nossa região. Pois não posso ser candidato por um partido que vai precisar de quase cem mil votos pra ser eleito. Vou fazer como fiz quando fui candidato a Dep. Estadual, quando consegui a primeira suplência com pouco mais de 5 mil votos. Estou consciente do meu trabalho feito pela nossa região. Esse é meu projeto para 2014, pois nossa região já precisa de um representante, não só na Assembléia Legislativa mas também no Congresso Nacional .
Leo Lasan: Quando o senhor assumiu a prefeitura de São João dos Patos, qual foi a principal dificuldade que o senhor encontrou, e durante esses oito anos de administração o que o senhor ganhou como experiência?
Z.Mário: O primeiro impacto foi, ter que enfrentar dividas com alguns órgãos como o INSS, CAEMA, precatórios, demissões, foram quatro anos de sufoco pagando dividas e mais dividas contraídas por gestores anteriores. Eu achei em determinado momento que não dava para superar, por que eram muitas dividas. Porém quando você se determina a fazer o diferencial com muita luta você consegue.  Ainda tivemos de viver com dois governos de oposição no caso dos governadores Jackson Lago e José Reinaldo, isso não foi fácil. Enfrentei o Governo do Estado nas últimas eleições e graças a DEUS fomos vitoriosos. O momento culminante da minha gestão foi nesse segundo mandato, onde pude trabalhar com mais tranquilidade. Conseguir acabar com uma oligarquia que vinha há muito tempo dominando S.J.P. passando de pai para filho e de filho para neto e eu sempre dizia para a população a importância de acabar com essa hegeomonia, que não era bom para o município e assim com muito esforço conseguimos.
Leo Lasan: Como é que está o seu relacionamento com a Governadora Roseana Sarney?
Z.M: Já era muito bom quando senadora, já nos ajudava naquela época, depois que voltou para o governo do estado continuou nos ajudando, e temos um ótimo relacionamento. E isso é muito importante. Pois trabalhamos para dar uma ótima qualidade de vida às pessoas
Leo Lasan: O que o senhor acha da oposição que quer voltar, o que ela vai alegar que faltou em seu mandato e como  analisa à mesma, nessa disputa eleitoral ?
Z.M: Sempre falta alguma coisa em um município do porte de São João dos Patos, mas a população me dá uma aprovação de 91%, o que interessa é o que a população ta vendo em mim e eu fico muito grato com isso, pois quem trabalhar realmente deve ser reconhecido e aplaudido. A oposição vai sempre achar que tá faltando alguma coisa, para mim o que vale é o pensamento do povo. Eles tem seus trabalhos feitos no município, mas a população é que vai dizer quem fez o melhor.
Zé Mário foto:Lasan
Paulo do Zeca
Foto:Lasan
Leo Lasan: O seu adversário Paulo do Zeca em uma entrevista ao Paraibanomanews( 09 /02/2012-http://www.paraibanomanews+-+entrevista+com+paulo+do+zeca) criticou  que  a sua administração não fez um bom trabalho na zona rural. O que senhor tem a dizer sobre essa declaração ?
Z.M: Todas as escolas da nossa zona rural foram modificadas. Quando assumir ainda era escola com sentina e sem muro, todas no relento, muramos todas e colocamos sanitários. Fizemos praças em alguns povoados demos uma atenção muito boa para zona rural. Ainda falta muito, pois moramos em uma região com um relevo de altos e baixos. Fiz varias estradas, mas devido a forma de relevo foram destruídas muitos rápido.
Amaury Carneiro: Na ultima eleição o senhor ganhou com uma diferença muito pequena de votos, por que isso aconteceu, e como o senhor analisa a campanha eleitoral deste ano?
Z.Mário: Aquela eleição eu não disputei com meu adversário municipal, eu disputei com o Governador Jackson Lago, ganhei do governador do Estado, aliás eu não ganhei o povo ganhou. Agora vamos ganhar com uma diferença bem maior por força do nosso trabalho e aceitação do nosso candidato .
Leo Lasan: O senhor falou em off antes da entrevista, que está lutando contra toda uma oposição, e que o senhor espera saír vencedor, como vai ser essa luta e quais as perspectivas?
Zé Mário: Eu acredito muito no povo de S.J. dos Patos, é um povo que tem visto e aprova o trabalho, ele tem visão política, é um povo atípico de toda a região do médio sertão maranhense.Nós somos conscientes disso e estou entregando para o povo essa decisão: Da continuidade do trabalho ou do retorno daquilo que não era bom para o município. Então não tem segredo, a população vai saber definir se ela vai continuar com esse trabalho ou volta ao passado.
Leo Lasan: Prefeito, em breve estará chegando o fim do seu mandato, quais a sua pretensão política, já exite alguma coisa planejada?
Zé Mário: Primeiramente, minha pretensão política é fazer meu sucessor e creio que com a vontade que o povo está, deverei lograr esse êxito, agora o futuro político nos espera aí, e eu acredito que não vou pendurar a chuteira, devo partí e vou colocar o meu nome à disposição de alguns partidos do estado do Maranhão, para que possa realmente, defender uma cadeira federal, esse é o nosso projeto futuro, ser elito para 2014, se Deus quizer.
Leo Lasan: Por que ?
Zé Mário: Nós entendemos que aquí na nossa região, já merece ter um deputado estadual e federal, que possa realmente ser o "olho vivo", presente tanto na Câmara Federal, como estadual, como na Assembléia Legislativa.Nós já tivemos essa dupla no passado com Theoplistes e Temístocles Teixeira, isso há muito anos atrás...Eu espero em Deus, que nós possamos tirar daquí, um candidato a deputado estadual e federal... E também estou brevemente definido de me lançar a deputado federal, para representar toda a região do médio sertão maranhense.
Amaury Carneiro: Prefeito, eu queria que o senhor deixasse sua mensagem para a população de São João dos Patos em relação ao término do seu mandato e ao candidato que o senhor está apoiando, ao povo de Paraibano e região, haja visto o senhor pretende se lançar a deputado federal.
Z.Mário: Na nossas considerações finais, vamos falar o seguinte, nós iremos entregar mais ou menos 10 obras até encerrar o nosso mandato e com isso coroar a nossa gestão como:"A gestão do trabalho". Depois tem a questão de fazer o nosso sucessor e dizer ao povo da nossa região, que o trabalho está acima de tudo, as pessoas sabem valorizar o trabalho, tanto aquí em S.J. dos Patos, como em Paraibano, Pastos BOns, Passagem Franca, em qualquer uma das cidades da região do médio sertão...Sabe que nossa luta durante 8 anos, foi para reverter uma situação e mostrar para a população que quando se tem um governo livre, desempedido, comprometido com a população,ele pode realmente mudar a cara de uma cidade e é o que tem acontecido em nossa cidade.
Leo Lasan: Prefeito, o senhor como um bom gestor, tem conhecimento das gestões  nos outros municípios...Estamos em um período eleitoral,  com a sua experiência, (tanto em campanhas, como  gestor) o que o senhor tem a dizer a esses candidatos que sirva de bons exemplos e que possa levá-los a vencer as eleições?
Z.Mário: Eu espero que cada candidato saiba, que no momento que ele está candidato, ele é apenas um candidato, depois ele precisa lembrar que ele é a pessoa mais importante da sua cidade, entre aspas, mais importante para não dizer, a mais comprometida... Aí ele tem que está dia e noite lemrando que tem compromisso, não com ele, nem só com a família dele, mais com todos os seus munícipes. Ele precisa está em Brasília, em São Luís, buscando recursos...Mas especialmente, os próximos prefeitos das cidades que você mencionou ou de qualquer cidade desse País...Precisa saber: É importante o prefeito está presente para que a prefeitura possa, realmente ter rumo e direção. As pessoas que recebeu votos tratam o povo de uma forma... Aquele que não recebe voto, trata de outra forma... Então, a importância do Zé Mário em São João dos Patos é muito grande. Por que a gente tem que tomar decisões todo santo dia, toda hora, a favor do nosso município... Eu recomendo presença maciça na sua cidade para que possa saber realmente dos problemas que estão acontecendo e que possa na medida do possível resolvê-los.
Leo Lasan: Prefeito, muito obrigado agradecemos pela entrevista.
Zé Mário: Eu quem agradeço.
para ouvir a entrevista na acesse o áudio no início da matéria (Léo Lasan)

Nenhum comentário: