terça-feira, 14 de agosto de 2012

90 ANOS DE EXEMPLOS.

Patriarca de 90 anos dá exemplo de união de família.
90 anos de Sr.Alcides Barros (Cocal Grande) e família 
Sempre que se chega a uma data especial como 90 anos, deve ser comemorado com muita emoção. Foi o que fizeram os familiares de Alcides Sousa Barros(1922) um dos primeiros moradores do município de Sucupira do Norte (503 km de São Luis). Nascido no localidade Cocal Grande e por alí vive até hoje, cercado da natureza e paz que foi quebrada pela festa de aniversário com mais de 100 convidados, entre, filhos, netos, bisnetos e muitos parentes vindos de diversas cidades do Maranhão. Umadas sua netas no momento das comemorações do parabéns, leu uma biografia, onde destacou a difícil infância de Alcides e seus cinco irmãos, quando aos 8 anos seus pais se separaram e nessa breve idade teve que ajudar a mãe a cuidar dos outros irmãos, na lavoura. apesar das dificuldades da roça, conseguiu estudar e para aliviar o cansaço, aprendeu a tocar violão. Aos 25 anos casou-se com Lucíola
 com quem teve 7 filhos.Após 15 anos de casado sua esposa falece, e o destino retorna, fazendo com que Alcides cuide dos filhos, com a companhia da sua mãe que sempre viveu ao seu lado. Ainda tentou um novo relacionamento que durou apenas 3 anos. Continuou a criar os seus filhos, educando-os, até todos seguirem os seus destinos. Há 30 anos morando na companhia sua filha Tereza, na mesma localidade de Cocal Grande (a 5 kms. de Sucupira do Norte) em uma casinha simples mais cheia de carinho dos parentes. Foi esse mesmo sentimento que reuniu todos os familiares no dia dos seus 90 anos (acontecido no dia 08 de agosto) mais comemordo nesse sábado 11. Seus 8 filhos, 33 netos, 19 bisnetos, estiverem presentes físicos ou espiritualmente abraçando o patriarca. Senhor Alcides, surpreende pela firmeza com que caminhava entre as pessoas, a lucidez das lembranças e a alegria estampada no rosto, a imagem de uma pessoas realizada. parabéns seu Alcides.
Parentes e convidados de diversas partes do MA.

O administrador desse blog, foi ao evento a convite do seu sogro Beleza, que é parente do aniversariante Alcides. Uma viagem, em forma de aventura e de recordações da época de infância quando peladeiro(jogador) ia até essas localidades para disputar partidas de futebol entre as cidades.Bons tempos. Na viagem em cima de um cainhonete e com a máquina fotográfica na mão fui registrando as paisagens dessa parte das Chapadas da Alegria, da Chapadinha,do Anajás,Angical, e claro Sucupira.Fotos que servem para o arquivo de nossas paisagens geográficas. Nessa andança, vale ressaltar a falta de boas estradas e os focos de incêndios que dizimam nossa vegetação e bichos. Tudo seco, o verde apenas no horizonte das serras, um bálsamo para os olhos, cansados da violência das tvs. Mas a felicidade de ver ainda que existe amor e paz entre pessoas simples e famílias estrutradas, como a de seu Alcides.Parabéns.

Nenhum comentário: