quinta-feira, 19 de abril de 2012

ENTREVISTA COM PRESIDENTE DO SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS DE PARAIBANO


 
 
O mais antigo sindicato de Paraibano, realizará eleições nesta sexta-feira, dia 20 de abril de 2012. Terá duas chapas, a primeira encabeçada pelo candidato Raimundo Nonato Santos e a segunda chapa concorrerá a senhora Maria Salomé Barbosa. O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Paraibano, foi fundado por Manoel Mendes Ribeiro (Manoel Cristino) em 20 de junho de 1970 e hoje é comandado pela sua filha Odeísa Ribeiro Diniz. O blog Paraibanomanews fez uma entrevista com Odeísa, que está a frente do sindicato desde 1999 e que entregará a presideencia no dia 30 de maio deste ano.
Paraibanomanews: Sra. Odeísa, quando foi criado o Sindidcato dos Trabalhadores Rurais de Paraibano?
Odeísa: Foi criado pelo meu pai em 20 de junho de 1970. Meu pai foi uma pessoa muito importante na história de Paraibano, coisas que os mais jovens precisam saber, que as escolas precisam divulgar... Meu pai mais conhecido como Manoel Cristino, foi o primeiro homem a organizar esse tipo de sindicato, para ajudar ao agricultor, ao homem do campo... Ele foi a primeira pessoa a beneficiar as pessoas, no início dos anos 70, quando em Paraibano, não havia uma saúde organizada, municipalizada... Manoel Cristino foi quem trouxe os primeiros médicos para Paraibano, através do sindicato... O sindicato na época, tinha o médico Dr. Braga, o dentista Dr. Gonzaga, o enfermeiro Joel e outras enfermeiras, que atendiam as pessoas, inclusive nessa sala em que estamos conversando...Para você ver, se hoje é difícil trazer um médico para nosso município, imagine naquela época...
Paraibanomanews: Mas por que o Sindicato, não tem esses benefícios atualmente?
Odeísa: Com a municipalização da saúde e o fim do repasse do FUNRURAL Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural, o sindicato ficou sem condições de proporcionar esses benefícios...
Paraibanomanews: Na época em que seu pai foi presidente do sindicato, quais foram os avanços que ele conseguiu para o trabalhador rural ?
Odeísa: Foram tantos... Quero lhe pedir desculpas, porque todos os relatos sobre o sindicato, estão escritos e arquivados, e eu não tive tempo para consultar, peço que em outra oportunidade, você venha para que eu lhe mostre, nesses dois dias em que você me solicitou a entrevista, a correria está muito grande, fica difícil lhe dar uma entrevista assim com muitos detalhes da história do sindicato... Mas os avanços foram grandes, isso eu posso lhe afirmar...
Paraibanomanews: Seu pai criou o sindicato em 1970 e ficou na presidência até quando?
Odeísa: Ficou até a sua morte em 25 março de 1996, quando então foi substituído pelo seu vice, senhor Basiliano, que ficou dois meses, quando então houve eleição em 30 de maio de 1996, sendo eleito o senhor Aluízio do Catingueiro. Em 1999 houve nova eleição, em que eu, Odeísa Ribeiro, fui eleita...
Paraibanomanews: Como foi o seu trabalho frente ao sindicato?
Odeísa: Acredito, que tudo que eu podia fazer eu fiz...
Paraibanomanews: Destaque alguma ação que a senhora considera positiva.
Odeísa: Um exemplo foi uma assistência melhor ao trabalhador... Quando assumir o sindicato, as aposentadorias, pensões, salário maternidade eram realizadas pelos CORREIOS... O trabalhador tinha dificuldades de conseguir alguns documentos para dar entrada nesses benefícios... O sindicato então ajudou, dando a declaração do sindicato, do proprietário (INCRA) e outra declaração a parte, auxiliando o CORREIOS. Outro avanço, foi após anos sem recursos do FUNRURAL para a manutenção do sindicato, batalhamos muito para conseguir o convênio da – CONTAG- Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura... São poucos os recursos que o sindicato tem, para manter advogado, contador, 9 funcionários efetivos, 2 outros funcionários e uma zeladora... Trouxemos o PRONAF em uma parceria com a Prefeitura de Paraibano...Mas temos buscado parcerias, convênios, etc. com o objetivo de melhorar a vida do agricultor...
Paraibanomanews: Para a senhora quais os pontos negativos da sua gestão?
Odeísa: Talvez a minha falta de insistência... Sei que eu deveria ter me esforçado mais, para conseguir maior contato com autoridades, políticos estaduais, no sentido de conseguir mais benefícios do Estado... Tentei por diversas vezes trazer uma ambulância para o sindicato para auxiliar os associados... batalhando para trazer de volta os repasses do FUNRURAL... Sei que deveria ter tido mais força, mas tentei...
Paraibanomanews: Como é mantida hoje a estrutura do sindicato?
Odeísa: Pela contribuição dos associados...Temos 300 associados, mas somente 170 estão quites e aptos para votar, até o momento...
Paraibanomanews:Como está os preparativos paras as eleições desta sexta-feira? Quem são os candidatos, locais de votação, segurança?
Odeísa: São duas chapas, a chapa 1 é do candidato Raimundo Nonato dos Santos, que apoiamos e a chapa 2 é da oposição onde tem a senhora Maria Salomé Barbosa, as seções eleitorais serão na sede, nos povoados Tabaroa e Varzinha e começam as 8 horas com término as 17 horas. Segurança Policial só se for preciso, eles estarão disponíveis a colaborar, mas acreditamos que vai ser uma eleição tranqüila, e temos o apoio do Fórum e da Federação.
Paraibanomanews: Terá a presença de alguma autoridade estadual?
Odeísa: Até o momento foram confirmadas as presenças dos presidentes dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de Passagem Franca, Buriti Bravo, Sucupira do Norte, Pastos Bons e Presidente Dutra, e claro do Dr. Odon que está aqui desde o início da semana.
Paraibanomanews:O que a senhora espera da próxima gestão do Sindicato?
Odeísa: Espero coisas boas, melhores que as que conseguimos... Pois eu não fiz o papel que deveria fazer, eu não fui atrás de muitas coisas que hoje sabemos estão aí disponíveis e que são possíveis... Eu tinha uma lista com nomes de vários associados se propondo a ser candidato a presidente. Fizemos uma reunião e a proposta do nosso candidato Raimundo Nonato, foi a que nos convenceu... Ele prometeu correr atrás de tudo que o sindicato precisar... é nessa nova força que acreditamos, nossos trabalhadores precisam. Quero aqui agradecer a todos os sindicalizados que me ajudaram a manter o nosso mais tradicional sindicato. Saio feliz e com a sensação de que fiz tudo que me foi possível.Obrigado.

Nenhum comentário: