quarta-feira, 28 de março de 2012

DESMATAMENTO AMEAÇA NASCENTE DOS QUANDÚS

A nascente dos Quandús no bairro Substação, pede socorro. A expansão imobiliária, o lixo, o desmatamento de 50 tarefas de cerrado e a plantação de um milharal, segundo informações de moradores, plantados pelo ex-prefeito de Parabano, José Rodrigues, ameaçam uma das principais fontes de água dos paraibanenses. A mais recente agressão atinge a nascente que deságua na lagoa da Chapadinha e rio Balseiro. Tratores desmataram uma área de cerrado nativo equivalente a 50 tarefas, ao lado do local onde existem quatro nascentes, incluindo a dos Quandús, que fornece água para vários locais, percorrendo quilômetros até desaguar no açude de Baixo no outro lado da cidade.
Lixo próximo da nascente
 As árvores, como piquizeiros, faveiras, paus-pombos e até ipês roxos, foram derrubadas e não se sabe qual o destino. O terreno, antes ocupado por pequenos riachos e açudes, como o açude do Manoel Cristino, deu lugar ao milho. Cultura que desgasta a terra e exige muitas aplicações de veneno para seu desenvolvimento. Um risco à fauna e flora local. A área desmatada fica praticamente dentro da cidade, compreendendo o bairro Vila Castor, Rua do Sol, Substação e um novo bairro que está surgindo, às margens da estrada que liga a cidade ao povoado Riacho do Meio e Alegre. Mas não é possível ver a destruição da estrada. É preciso entrar pelas ruas ainda esburacada e depois seguir em uma estrada de terra, que adentra pelas quintas de capins e espinhais de malícias que leva a principal nascente, a dos Quandús, que pelo desmatamento já se encontra em estado de erosão. Casas estão sendo construídas, próxima a nascente e até um campinho de futebol foi feito, onde crianças brincam inocentemente. O lixo já começa a ser jogado a beira da nascente e animais pastam ao lado de restos de carcaças jogadas por um matadouro que despeja todo tipo de restos de animais em um córrego fétido. Apesar do tamanho da área devastada, e da ameaça as nascentes, os órgãos responsáveis pela fiscalização ambiental ainda não agiram. Talvez nem tenham conhecimento da gravidade.
Outra nascente dos Quandús
O Blog Paraibanomanews ainda não procurou o secretário municipal de meio ambiente de Paraibano, Sr. Julio César Guimarães, para saber se o responsável pelo desmatamento,no caso Dr. Zequinha, tirou a licença ambiental, haja visto a Lei Nº. 9.605/98 prevê punições para crimes ambientais. O Paraibanomanews, não entrevistou o responsável pelo desmatamento e plantação de milho, portanto o blog não tem conhecimento se houve o Licenciamento Ambiental para o procedimento.Caso não tenha havido o licenciamento, configura crime ambiental. O problema de desmatamento na região é uma constante e vem ameaçando nascentes e poluindo lençóis freáticos, principalmente por lixões e agrotóxicos.
O único Ipê Rôxo que restou do desmatamento
 Falta fiscalização do IBAMA e de outros orgãos competentes. 
Lasan, explicandoàs crianças do bairro,
sobre a importância da preservação
da nascente dos Quandús

 
Crianças jogando bola em campinho
próximo a nascente

O milharal próximo a nascente dos Quandús
   
As canelas do fotógrafo
arranhadas pelos espinhos
   
O milharal visto da cidade
Nesses casos resta a população, acionar o Ministério Público ou fazer denúncias, mas como esses casos nem sempre são de conhecimento público, como a liberação do licenciamento, fica a dúvida se a situação é legal ou não. Nesse caso, o Blog Paraibanomanews, eestá aberto ao proprietário do local, para esclarecimentos sobre o licenciamento ambiental. De forma alguma o blog quiz fazer uma denúncia, o objetivo é mostrar a importância da preservação do meio ambiente e um dos maiores bens da humanidade, a água. O Blog fica a disposição dos esclarrecimentos dos responsáveis citados na matérias, afim de que não fique dúvidas.

Nenhum comentário: