quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

ALUNOS DE PARAIBANO RECLAMAM DAS MUDANÇAS NA EDUCAÇÃO ESTADUAL


Teto da Escola Edson Lobão fotos: Erynaldo B.
Alunos da escola estadual Unidade Integrada João Furtado Brito, localizada na Rua São Francisco, centro de Paraibano, procuraram o Blog Paraibanomanews, para fazerem um apelo ao secretário estadual de educação, João Bernardo Bringel e  à Governadora Roseana Sarney. O apelo é para os gestores estaduais, revejam a situação da  reorganização da rede estadual de educação, realizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) em todo o Maranhão e em particular no município de Paraibano.Segundo os alunos, o encaminhamento  dos alunos da Escola Edson Lobão e da Escola João Furtado Brito para a Unidade Integrada Epitácio Pessoa, irá criar problemas para os educandos: "Não existem salas suficientes para comportar o total de alunos" disse a aluna Nayra Tavares. Outros alunos reclamam da questão dos horários que serão modificados. Para alunos que trabalham durante o dia e estudam a noite, vai ser um problema estudar no período matutino ou vespertino, pois muitos dependem do emprego para ajudar a família. Existe ainda segunda uma das alunas, "rivalidades" entre alunos das escolas estaduais e que isso pode provocar uma situação de "bulling", caso haja essas mudanças. São muitas as reclamações e disseram que estão desorientados e provavelmente haverá desistências de alunos.O paraibanomanews está pautando uma entrevista com a gestora da Unidade Regional de Educação (URE) de São João dos Patos e com as diretoras das escolas estaduais em Paraibano.
REALIDADE
O prédio da U. I. Edson Lobão,está há 2 meses com o teto destruído, após o desabamento no dia 09 de Novembro e até agora, nenhuma ação foi tomada por parte da SEDUC-MA. Mesmo se não tivesse havido essa medida da SEDUC, o prédio não tem condições de ter aulas.(veja as fotos). Na nota da SEDUC há a seguinte informação:
"De acordo com a Seduc, as escolas da rede estadual que permanecerão em funcionamento no ano letivo de 2012 serão suficientes para o atendimento de toda a demanda da rede estadual, sem prejuízos de vagas, garantindo a oferta da educação pública com qualidade no estado". Data: 11/01/2012 Fonte: Ascom/Seduc
Não é bem o que mostram as fotos do Paraibanomanews, tiradas nesta Quinta-feira, 19/01/2012.

 Outra dúvida dos alunos é em relação aos professores.
A aluna Francisca de Kássia, reclamou que mesmo com a convocação  de novos professores do último concurso, ainda faltam profesores formados em Química, Sociologia e Filosofia, e que essas matérias devem ser feitas por professores de outras disciplinas o que prejudica no ensino.- "A governadora chamou professores para algumas disciplinas que estava precisando, mas ainda não temos professores formados em Química, Sociologia e Filosofia, assim fica difícil aprender, o meu professor de Filosofia no ano passado era formado em Biologia, sinceramente, tão brincando com a educação" criticou a aluna. -"E agora em vez de investir e melhorar a nossa educação, estão acabando com o o pouco que tinha, francamente, assim não dá! " desabafou Kassia. Professores contratados, também estão anciosos se continuarão lecionando, haja visto, com a "otimização" das escolas. A dúvida é se o número de professores concursados convocados, irá cobrir as lacunas dos contratos. Os alunos da rede estadual de ensino em Paraibano, disseram ao Paraibanomanews, que estão idealizando um abaixo-assinado e se possível uma passeata em protesto sobre as novas medidas da SEDUC, com o objetivo de sensibilizar a governadora Roseana Sarney :-" O Estado do Maranhão é considerado como um dos piores em educação no País, não é possível que depois de tantos erros, a governadora não dê a devida importância para mudar esse quadro" disse um aluno.

Nenhum comentário: