quarta-feira, 14 de agosto de 2013

DEPUTADO MARANHENSE DEFENDE USO DA BICICLETA

Bicicleta do editor deste Blog. Uma paixão. Foto:Lasan

Quem conhece o editor deste blog sabe da sua paixão por bicicleta. Seguindo uma tendência e realidade no mundo inteiro, principalmente na Europa, alguns brasileiros estão aderindo a esse meio de transporte. Foi com grande surpresa que este editor recebeu release da Assessoria da Assembleia Legislativa do MA. sobre a intenção do Deputado Estadual Hélio Soares (PP) de que o Maranhão invista nesse meio de mobilidade urbana.
Hélio Soares defende o uso da bicicleta como transporte alternativo
Nice Moraes / Agência Assembleia
 O deputado Hélio Soares (PP), em pronunciamento feito na sessão desta terça-feira (13), voltou a cobrar das autoridades competentes investimentos na mobilidade urbana na cidade de São Luís, visando melhorias na qualidade de vida da população. Ao salientar que a discussão sobre o tema é de suma importância, Hélio Soares defendeu o uso da bicicleta como meio de transporte alternativo. Sobre o assunto, ele destacou uma lei de sua autoria, sancionada em 2012, pela governadora Roseana Sarney, que institui no calendário oficial do Estado do Maranhão a Semana Estadual de Incentivo ao Ciclismo. A semana deve ser realizada anualmente no dia 19 de agosto, data em que é comemorado o Dia Nacional do Ciclismo. “Faço um apelo ao governo do Estado para que não deixe esta semana passar em branco”, disse Hélio Soares. 


Ele lembrou que diariamente são vistos, principalmente na orla marítima da capital, vários grupos de pessoas utilizando bicicletas, vislumbrando não só uma oportunidade de interação social, como também de lazer e exercitar o corpo buscando uma melhoria na qualidade de vida. Hélio Soares disse que esse passeio noturno tem servido para chamar a atenção das autoridades de que é preciso pensar em um transporte alternativo que seja saudável à própria saúde.

 “Esse passeio noturno tem servido para chamar atenção das autoridades de que é preciso pensar em bicicleta como meio de transporte urbano, como já acontece nos países de primeiro mundo”, afirmou Hélio Soares. Ele disse ainda que o uso da bicicleta além de ser um meio de transporte não poluente e de custo aquisição e de manutenção baixo, traz benefícios para a saúde de todos, principalmente, dos ciclistas. Segundo Hélio as estatísticas comprovam que o número de pessoas no Brasil que tem utilizado bicicleta como principal meio de transporte ainda é muito baixo.

 PROJETO DE LEI

 Também é de autoria de Hélio Soares o projeto de lei nº 098/2013, que institui a política de incentivo do uso da bicicleta no Estado do Maranhão. A proposta já recebeu parecer favorável das Comissões de Constituição e Justiça, da Educação, da Cultura, Ciência e Tecnologia.  Ele disse que é preciso esforços conjuntos entre a Prefeitura de São Luís e o Governo do Estado para reverter o atual quadro.

Outra proposta de Hélio Soares, feita através de indicação encaminhada ao prefeito Edivaldo Holanda Júnior, é a que dispõe sobre a execução do Plano de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades e o Plano Metropolitano de Reestruturação Urbana, com a implantação de um sistema de transporte de massa.  “Com a implantação dessa proposta, o Centro da cidade de São Luís terá mais vida, a população voltará aos passeios no final de semana e o turismo será revitalizado, bem como o incremento na economia também em nossa capital”, afirmou Hélio Soares, lembrando que a implantação do Plano de Metropolitano e Reestruturação Urbana deve contar com a parceria público-privada, que é importante e indispensável na modernização das administrações públicas.PROGRAM:Hélio Soares destacou a iniciativa da Secretaria de

A bike do editor deste blog.   Foto:Lasan
Transportes da Mobilidade Urbana (Semob), do Governo Federal, que implantou o Programa Brasileiro por Bicicleta, mais conhecido como Bicicleta Brasil. Ele também defendeu a implantação desse programa aqui no Maranhão que, segundo ele, é de fundamental importância para a sociedade. “Há necessidade imperiosa de incentivarmos o uso da bicicleta de forma integrada com o transporte alternativo, entretanto, é preciso que os governos implantem o sistema cicloviário para garantir a segurança do ciclista. Vamos canalizar as nossas energias em direção às mudanças na mobilidade urbana na nossa cidade”. Em aparte, a deputada Gardênia Castelo (PSDB) destacou a importância da necessidade de ampliar essa cultura do transporte por meio de bicicleta. Porém, salientou ser fundamental a criação de ciclovias para que possa oferecer mais segurança ao cidadão. “Precisamos, de fato, fazer um trabalho em conjunto, inclusive no trânsito na cidade como um todo, para que a bicicleta possa ser um transporte de fato utilizado”.

Nenhum comentário: