terça-feira, 20 de agosto de 2013

PARA NASCER FELIZ

PROJETO NASCER FELIZ

Há uma semana (quarta-feira 14/8) a Secretaria Municipal da Assistência Social e o Centro de Referência da Assistência Social -CRAS- com o apoio da Prefeitura de Paraibano realizou encontro com gestantes e mães na Câmara Municipal.
O encontro teve por objetivo orientar gestantes e mães sobre a importância do parto, amamentação, e desenvolvimento da criança nos primeiros meses de vida. O encontro faz parte do Projeto “Nascer Feliz” que foi implantado  no município desde a gestão anterior (2008) da atual prefeita Aparecida Furtado e vem desenvolvendo um dos mais importantes trabalhos na área social. O Projeto Nascer Feliz tem por objetivo a humanização do parto e garante à gestante um número mínimo de consultas pré-agendadas e todos os exames necessários e principalmente orientações para o casal sobre assuntos gerais como o parto, gestação e planejamento familiar, etc. O encontro foi aberto com uma oração do jovem pastor Eliedson Pereira da Igreja Assembleia de Deus, que pediu a todas as gestantes que colocassem a mão aberta sobre o ventre: “Essa mão das futuras mamães sobre a barriga
onde se forma um ser significa a mão de Deus abençoando a vida. Que todas aqui se sintam felizes e que tenham a sabedoria da amar esse ser que virá como bênção para tornar nossa família e nossa sociedade mais justa e mais solidária” orou o pastor Eliedson. A psicóloga do CRAS Débora Carvalho falou sobre o evento e em seguida foi veiculado um vídeo em que mostra as fases do desenvolvimento da criança desde os primeiros anos de vida até a puberdade, com suas impulsividades, emoções, personalidade, etc. O vídeo mostrou a evolução do ser humano e a sua constante transformação. A interação do convívio com outras pessoas e resultado desses contatos. A assistente social do CRAS Rejany Gomes fez uma explanação sobre o vídeo para que as mães e futuras mamães para que fizessem uma reflexão sobre os cuidados com seus filhos. A assistente social fez uma observação sobre o amor que as mães devem dedicar aos filhos: “Desde quando a criança é gerada no ventre, nós mães, nós pais, somos responsáveis por essa criança” disse a assistente social: “Todos os momentos devem ser de carinho e amor... Precisamos educá-la, precisamos mostrar para a criança a importância da interação, do convívio com outras crianças, do contato da criança em aprender a dividir os brinquedos, de incentivar a criança a ir à escola”
explicou Rejany Gomes que ainda informou que a proposta da Secretaria Municipal da Assistência Social de Paraibano com o Projeto Nascer Feliz é contribuir para os pais orientem os filhos: “ Não é que vocês receberão uma cartilha dizendo como educar seus filhos, e sim uma contribuição de como orientá-los no desenvolvimento dessa criança, pois nós sentimos hoje em Paraibano a necessidade  de orientações para que os pais saibam como educar seus filhos para que se evite muitos problemas dentro da nossa cidade” afirmou. Após as explanações de Rejany a psicóloga Débora iniciou uma série de dinâmicas com as convidadas. Em seguida foi iniciada a distribuição de o kit do Programa Nascer Feliz. Este ano a secretária municipal de assistência social Edvânia Coêlho Madeira inovou ao conseguir que várias pessoas da sociedade fossem padrinhos ou madrinhas de uma gestante. Foram essas pessoas que entregaram brindes como presentes e os kits do Programa Nascer Feliz para as gestantes do município.
A prefeita Aparecida Furtado destacou: “Nós como mães temos que ter paciência e tolerar, temos que educar nossos filhos a partir do momento em que anda e fala e também encaminhá-los para a escola... Esse trabalho dos profissionais da secretaria de assistência social é maravilhoso, são eles que estão todos os dias em contato com a comunidade de Paraibano por isso merece assim como vocês mães, os nossos parabéns” finalizou a prefeita.
Em seguida foram convidados os padrinhos e madrinhas para entregaram os kits do Programa Nascer Feliz para as mães.

Nenhum comentário: