segunda-feira, 5 de agosto de 2013

BIS:LIXÃO NA ENTRADA DA CIDADE

SEM RESPEITAR A IMAGEM DA CIDADE COMERCIANTES CONTINUAM JOGANDO SUJEIRAS EM FRENTE A BARRAGEM DO BALSEIRO.

Há  uma semana a Prefeitura de Paraibano através da Secretaria de Obras, Transportes e Serviços Urbanos colocou placas nos pontos onde há tempos moradores escolherem (sem razão) para jogar lixo. A reportagem do Paraibanomanews por diversas vezes já denunciou a falta de educação de alguns moradores que fazem esse tipo de poluição. A prefeita Aparecida Furtado promoveu há poucos dias uma audiência e uma palestra para falar sobre Resíduos Sólidos e nas audiências públicas realizadas no município o problema do lixo é o mais discutido. A coleta de lixo usa quatro caminhões diariamente e tem uma agenda semanal. A secretária municipal de obras Sâmia Albuquerque em uma palestra sobre resíduos sólidos informou que são coletados por dia em Paraibano mais de 60 mil quilos de lixo, e que existe coleta duas vezes por dia na avenida onde se concentra o comércio. O lixão em Paraibano é de assustar a quem tem a curiosidade de passar por lá. Caminhões com lixo chegam a todo momento despejando todo tipo de resíduos. O montante demonstra que os moradores da cidade estão descartando lixo demais para uma cidade que tem de 10 a 15 mil habitantes. Ainda que donas de casa colaborem colocando o seu lixo na porta no dia certo para a coleta, os comerciantes (muitos deles) parecem estar de "birra" com a administração. Há dois meses em uma reportagem aquí neste blog, foi mostrado que comerciantes colocaram lixo em frente a Barragem do Balseiro, local que chama a vista de quem trafega pela BR 135 na saída da cidade e que serve para alguns moradores pescar ou tomar banho, etc. Um lugar que deveria ser preservado  principalmente por quem
trabalha com vendas, pois só tem a ganhar com a visita de turistas e elogios a uma cidade que as pessoas tornam bonitas, assim deveria ser. Mas não é o que acontece. A prefeitura se esforça, faz sua parte e há poucos dias fez a limpeza na saída da cidade, semana passada colocou a placa na Barragem com mensagem que é proibido jogar lixo no local e pede a quem presencie tal cena,  que seja denunciado a pessoa que jogar lixo alí. O Paraibanomanews em um passeio ontem domingo (4) não precisou ir muito longe para ver a situação. E observou que algumas pessoas sem dar a mínima para a placa, principalmente comerciantes (pelo lixo se sabe a origem) despejaram todo tipo de sujeira, de embalagens a restos de vísceras de animais, atraindo bichos, foi a imagem que se registrou. Mas uma vez quem fez isso quis dar seu recado. No meio do lixo um papel com o nome do estabelecimento. Dessa vez de uma casa noturna. Na matéria anterior (há dois meses) o sujão deixou uma nota fiscal com o nome da empresa e olha que o empresário vende para a Prefeitura. Mas existem outros comerciantes que fazem questão de receber os clientes com a porta do comércio cheio de embalagens, plásticos, copinhos e garrafas peti e sujeira desde o início até o entorno da empresa. E quando limpam tem as suas próprias carrocinhas e geralmente à noite ou bem cedinho seus funcionários se dirigem para para as margens da BR 135 (entrada e saída) ou no antigo aeroportos e sem a menor cerimônia alí despejam as suas sujeiras.  A continuar assim só falta mesmo descartar como lixo, os seus clientes. Uma atitude Lamentável.
VEJA ABAIXO ALGUMAS IMAGENS DO LOCAL E NA BR 135 POUCOS METROS ADIANTE.

2 comentários:

Anônimo disse...

Se tivesse coleta de lixo de qualidade e satisfatória que atendesse a toda a população ninguém jogaria lixo em local indevido. Na minha rua não tem coleta, tenho que queimá-lo em outro terreno que sou dono. Resumindo, se não tem quem colete não adiante juntá-lo na frente das sua casas para os animais ficarem espalhando, é a vigilância sanitária também não atua, são porcos, cavalos, cachorros.

Anônimo disse...

Meu caro Leo Lazan,
Se estão colocando esse lixo em lugares inapropriados é porque as autoridades permitem.
O poder executivo pode punir quem coloca lixo em locais não permitidos.
O que falta muito em praticamente todos os municípios desse Brasilzão afora, é FALTA DE GESTÃO.