terça-feira, 16 de abril de 2013

Reunião discute preparação da 5ª Conferência Municipal da Cidade de Paraibano

Em reunião realizada nesta segunda-feira dia 15 de abril às dezesseis horas na Secretaria Municipal de Assistência Social, no centro de Paraibano, foi convocada a Comissão Organizadora Preparatória Para a 5ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE PARAIBANO que terá como tema: QUEM MUDA A CIDADE SOMOS NÓS.REFORMA URBANA JÁ! A 5ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE PARAIBANO é um evento preparatório para as etapas Estadual e Nacional da 5ª CONFERÊNCIA NACIONAL DAS CIDADES,que acontecerá de 20 a 24, em Brasília-DF.  Na reunião em Paraibano  foram apresentados os componentes da Comissão Organizadora.  A prefeita de Paraibana Maria Aparecida Queiroz Furtado será a Presidente e a Coordenação Geral ficará sob a responsabilidade de Deusilene Alves Diniz Schalcher: Coordenadora Adjunta: Edivânia Coelho Madeira, Rejane Sá Gomes Correia Dias - Coordenadores de Apoio: Ana Caroline da Rocha Santo Angelim Ferro, Sâmia Albuquerque de Sousa Brito, Maria Helena Almeida Carneiro, Maria Raimunda Freitas Teixeira dos Santos, Secretário de Comunicação: Márcio Anderson de Almeida Furtado Brito, Cícero Ubiratan Amorim de Sousa (Rádio Liberdade FM), Leonardo Anastácio Santana: Secretário de Credenciamento: Deusilene do Amaral Dias de Sousa, Graciela Ribeiro Cardoso Bezerra, Mauricio Freire de Sá , Raimundo Gonçalves dos Anjos Junior : Recepção:Karla Patrícia Barros, Carmem Patrícia Soares Brito, Cícero Rhagner Morais de Sousa (Gugu:Fotos): Equipe de Ornamentação:Francisca Santos, Natalia Santos: Orador: Pastor Eliedison Pereira dos Santos: Relator: Gilclean Gomes Vieira, Francisca Alves Braga, Ericsson Carvalho: Motoristas: Gilberto Rodrigues Alves (Gil Moto Táxi), Dílson Antônio: Auxiliar de Operacional Diverso: Marilene Pereira Lima (Pretinha), Maria Ducarmo Brito.
Foto: Vereador Jaír, Prefita Aparecida Furtado, Deusilene Diniz

Deusilene Diniz apresentou o Edital de Convocação, o material de mídia e identificação, e informou que A 5ª Conferência Nacional das Cidades terá como tema: “Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana já!”. A coordenadora geral Deusilene disponibilizou os seis eixos temáticos a serem trabalhados na Conferência: :Participação Popular e Controle Social Para Concretização do Sistema Nacional do Desenvolvimento Urbano – SNDU; 2º: Papéis dos Municípios e Região Metropolitana, Estado, Distrito Federal e União Para Concretização do SNDU: - Financiamento das Políticas e Programas do SNDU; 4º- Integração das Políticas Urbanas para Concretização do SNDU: 5º- Aspectos Legais para Concretização do SNDU: 6º- Planejamento e Gestão das Cidades na Perspectiva do SNDU-(sistema nacional de desenvolvimento urbano). Desses seis temas três serão escolhidos para serem levados para a Conferência Estadual. Os participantes da reunião debateram as propostas e sugestões foram colocadas como subsídios para os temas da Conferência. Segundo Deusilene Diniz, os participantes, podem propor temas que correspondam à realidade local. E uma das realidades abordadas foi a situação dos resíduos sólidos (lixo) na cidade, outro foi a questão ambiental e esgoto sanitário além do trânsito urbano. Deusilene Diniz lembrou que municípios com mais de 20 mil habitantes tem que começar a traçar novas metas
Em pé: Deusilene Diniz coordenadora geral da Conferência
e uma delas é o Plano Diretor ( Plano Diretor é a construção da cidade democrática. A Constituição de 88 obrigou todo município com mais de 20.000 habitantes a ter um plano diretor). A prefeita Aparecida Furtado (PV) disse que Paraibano tem por obrigação fazer o Plano Diretor e lembrou que há seis atrás, na sua gestão anterior, quando se falava em Plano Plurianual–PPA-(O plano plurianual (PPA) estabelece os projetos e os programas de longa duração do governo, definindo objetivos e metas da ação pública) as prefeituras ficavam assustadas devido os altos valores que as empresas cobravam para criar esses planos. Mas atualmente existem muitas empresas e as pessoas estão mais esclarecidas o que pode ajudar na elaboração desses planos. A prefeita pediu aos participantes da reunião que comecem a se dedicar também em planejar a PPA já a partir dessa Conferência das Cidades de Paraibano com o objetivo de colocar o município dentro daquilo que preconiza o Governo Federal e informou que até agosto a Prefeitura de Paraibano tem que estar com o plano pronto. Aparecida Furtado (PV) sugeriu que se comece a promover  encontros nos bairros, na zona rural, realizando palestras, seminários, audiências, fóruns, ouvindo as pessoas para que haja maior participação popular no desenvolvimento do município. A prefeita de Paraibano informou que recebeu na manhã desta segunda-feira (15) a visita do Deputado Estadual Neto Evangelista (PSDB) e em companhia do mesmo visitou a Vila Leão e o final da Rua Boa Vista, e Travessa Boa Vista, mostrando ao parlamentar a situação desses locais. Aparecida Furtado comentou que pediu ao deputado que o mesmo faça projetos e inclua
emendas pedindo recursos para a recuperação dos calçamentos e asfaltamento das Avenidas 01 e 05 e da Av. C no Bairro Vila Leão e também para o final da Rua Boa Vista e Trav. Boa Vista. Conforme a prefeita de Paraibano essas ruas estão com buracos e quase intrafegáveis. Aparecida informou que até julho ou agosto deve conseguir esses recursos e fazer as  melhorias nesses locais. A prefeita ressaltou que conversou com o Secretário de Estado de Assuntos Políticos Hildo Rocha, e que o mesmo irá incluir em projetos da Governadora Roseana Sarney recursos na ordem de 5 milhões para o município de Paraibano, com objetivo de fazer pavimentações no Bairro Substação e outros locais: “Paraibano está precisando de muita coisa e a gente sente que as pessoas estão ansiosas para que aconteçam as ações no nosso município, estamos buscando e é por isso que peço a colaboração de todos para criarmos esses projetos e planos da melhor forma possível” concluiu a prefeita. Ao ser colocado a situação de alguns setores em Paraibano, o que mais chamou a atenção foi o problema do lixo. Várias idéias foram colocadas como a construção de um aterro sanitário ou multa para os sujões, mas não se chegou ao fechamento das sugestões. A prefeita desabafou: “Fico  doente quando vejo a falta de respeito de algumas pessoas quando jogam lixo em lugar que não deveria... Ontem mesmo vi que jogaram lixo em frente a Barragem do Balseiro, um lugar que deveria ser preservado... Pelo conteúdo do lixo, com copos descartáveis, embalagens de bebidas, caixas e sacos plásticos, imagino que deve ser de algum comerciante, dono de bar ou lanchonete, o que é uma tristeza... Essas pessoas são as primeiras que devem zelar pela nossa cidade, infelizmente não é o que acontece com alguns...” reclamou a prefeita que pediu a secretária de obras e transportes Sâmia Albuquerque que providencie a limpeza do local. Sâmia informou que o número de lixo que os caminhões de coleta recolhem por dia está muito alto para um município ainda de porte pequeno e pediu a colaboração de todos. A situação do trânsito também foi colocado pela professora Ana Cleide e a secretária de educação Ilna Carla, que informaram que a Secretaria Municipal de Educação está desenvolvendo nas escolas o Projeto de Educação No Trânsito.
O debate sobre o trânsito foi caloroso, chegando-se a conclusão que o Projeto é ótimo mas que é necessário que se estruture o setor, com sinais de trânsito, faixas para pedestres, multas para motoristas que desrespeitam as leis de trânsito,  etc. Deusilene Diniz coordenadora geral da 5ª Conferência das Cidades disse que todos as colocações são importantes para serem discutidas no evento, pediu que os delegados da comissão pesquisem os temas propostos para que se faça um Conferência bem fundamentada.
Na reunião além dos delegados, estiveram presentes a Presidente do Sindicatos dos Professores de Paraibano Geralda Alves, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Nonato Alves, os vereadores Jair e Murilo, a vereadora Socorro Lucena, o secretário municipal de finanças Milton Sousa, a secretária municipal de saúde Lucimar Sá da Silva, a presidente da As. do Moradores da Varzinha Dona Zilda Sá, a presidente do Conselho Tutelar, a diretora da U. Escolar João Furtado Brito professora Francisca Noleto e presidentes de Associações de Moradores,e representantes do Sindicato da Agentes Comunitárias de Saúde, de Igrejas, etc.
Em Paraibano a 5ª Conferência Municipal da Cidade está programada para acontecer no dia 26 de abril de 2013 (sexta-feira da próxima semana) na Unidade Integrada João Furtado Brito, das 8:00 às 18:00 horas. Todas as pessoas são convidadas a participar do evento, importante para o desenvolvimento do município.

Nenhum comentário: