quarta-feira, 10 de abril de 2013

Administração municipal reúne-se com Sebrae para implantação da Lei Geral de Micro e Pequenas Empresas

Valdemar Cabral fazendo explanação da Lei Geral ft:Lasan
A prefeita de Paraibano Aparecida Furtado(PV) e parte do secretariado municipal, assim como a presidente da Câmara Municipal Ana Célia,os veradores Jair e Murilo Ribeiro, participaram de reunião na manhã desta quarta-feira (10) com profissionais do SEBRAE-Balsas, na Câmara Muncipal. O Objetivo da reunião, foi repassar informações sobre a implantação da Lei Geral das Médias e Pequenas Empresas em Paraibano. O consultor do SEABRAE-Balsas Valdemar Cabral, fez uma explanação sobre o perfil das Micro e Pequenas Empresas , mostrou números e gráficos que informam que 6,1 milhões de empresas no Brasil são micro e pequenas empresas. Valdemar destacou que em Paraibano existem aproximadamente duzentas e  doze empresas, sendo que apenas duas são reconhecidas como de pequeno porte, não existindo nenhuma empresa média nem grande, existem cinquenta e um empreendedores individuais, mas cinquenta desses não são cadastrados e que também poucas destas empresas são registradas e necessitam se modernizar, pois ainda seguem gestões antiquadas.
Prefeita Aparecida Furtado na Reunião SEBRAE  foto:lasan

Em Buriti Bravo são cento e oitenta e seis. Valdemar explicou como a prefeitura deve proceder para implantar a Lei Geral das MPE (Médio e Pequenas Empresas),mostrou as principais dificuldades enfrentadas pelas MPE e falou sobre licitações. O consultor do SEBRAE respondeu a dúvidas de secretários municipais, principalmente sobre licitações. Em seguida mostrou os critérios qualitativos da implementação da Lei Geral das MPE. Valdemar mostrou também como deve ser preenchido o questionário para desburocratização da Lei (o município deve responder um questionário e atingir uma pontuação específica que servirá de base para que o Sebrae possa viabilizar a implementação da Lei Geral) e frisou que deve haver um agente de desenvolvimento local responsável para orientação e desenvolvimento da Lei das MPE no município.Valdemar  Cabral ressaltou que o objetivo principal é mostrar aos micro e pequenos empresários que os mesmos são a peças fundamentais para o desenvolvimento do município.
A tarde comerciantes participaram do curso
O analista técnico do SEBRAE Vagner Garcia, informou ao blog que na região apenas a cidade de Colinas e São João dos Patos já implementaram a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas e tem seus agentes de desenvolvimento trabalhando.
TARDE
No período da tarde, o curso foi voltado para os comerciantes da cidade com um foco em empreendedorismo, além de informações sobre empréstimos bancários para pequenos empreendedores. No auditório da Câmara Municipal, a prefeita Aparecida Furtado, secretários municipais, vereadores, professores, agricultores, comerciantes de diversos ramos de negócios e do empresário Arí Furtado. O palestrante foi o  gerente de negócios da agência do Banco do Nordeste em Presidente Dutra Sr. Isaias Campos, que foi convidado pela Secretaria Municipal de Agricultura de Paraibano para fazer parte do evento. Isaias Campos falou sobre o Credi Amigo e informou que o BN tem uma presença forte entre os empresários individuais no município, que o Banco atua em todos os níveis e que é uma obrigação essa atuação e que tem muito dinheiro para benefícios, basta que os empresários individuais busquem de forma correta.
Mauro Lima da ML Informática e Ludenrique Freire
O senhor Antonio que tem uma arcenaria, perguntou como conseguia um empréstimo do Banco nas condições de pequeno empresário, o gerente explicou que para isso ele tinha que ter registro da empresa, pois o Banco precisa dessas informações para repassar o empréstimo, daí a importância de cadastrar e registrar os negócios seja ele pequeno, médio ou de empreendedor individual.O consultor do SEBRAE, Sr. Valdemar Cabral foi questionado sobre informações dos impostos para os pequenos comerciantes e tirou muitas dúvidas. Uma das perguntas interessantes foi de um comerciante da Vila Aparecida, que perguntou qual o risco de ele registrar a sua empresa  e de repente não conseguir pagar os impostos e com isso o Governo prejudicar o seu negócio. O comerciante disse que tinha visto a presidente Dilma dizer na televisão que queria ajudar os pequenos e ele tinha interesse, mas sem informações concretas tinha esse medo. O 
Júlio César, Isaias Campos e Pref. Aparecida
consultor do SEBRAE explicou que o comerciante devia estar falando do Programa Nacional de Microcréditos (Crescer) que a presidente Dilma lançou em 2011 em reconhecimento a economia que os pequenos empreendedores desenvolvem no Brasil. Após a pergunta do comerciante, outros questionamentos foram feitos. Cabral fez uma pequena explanação sobre o crédito, tirando as dúvidas também de outros comerciantes. O analista técnico do SEBRAE Vagner  Garcia foi o palestrante da tarde e enfocou o tema empreendedorismo chamando a atenção para as oportunidades que os pequenos e médiose empresários tem para alavancar os seus negócios. O pioneiro da implantação do Projeto de Empreendedorismo do SEBRAE em Paraibano Ludenrique Freire estava no evento e ao final falou com a prefeita Aparecida Furtado, solicitando da mesma que envie para a Câmara Municipal, o Projeto da Lei Geral da MPE. A prefeita disse que houve uma reunião com os representantes do SEBRAE e veredores da Câmara para tratarem do assunto e que na segunda-feira dia 15  estará enviando o Projeto para ser votado. 
Arí Furtado e Antonio Cláudio DARIM Foto:Lasan 
Acima a cabeleleira das famosas, Jackelyne. Abaixo Vanessa Furtado e Edivânia Coêlho

Nenhum comentário: