quinta-feira, 18 de abril de 2013

PREFEITA DE PARAIBANO DIZ QUE FICA DOENTE COM MORADOR QUE SUJA A CIDADE.

Secretária de Obras Sâmia Albuquerque indignada com descaso  de moradores com a cidade  Foto:léo Lasan
 No início da semana, durante reunião para preparação da 5ª Conferência das Cidades, a prefeita de Paraibano Aparecida Furtado (PV) desabafou: “Fico  doente quando vejo a falta de respeito de algumas pessoas quando jogam lixo em lugar que não deveria... Ontem mesmo vi que jogaram lixo em frente a Barragem do Balseiro, um lugar que deveria ser preservado... Pelo conteúdo do lixo, com copos descartáveis, embalagens de bebidas, caixas e sacos plásticos, imagino que deve ser de algum comerciante, dono de bar ou lanchonete, o que é uma tristeza... Essas pessoas são as primeiras que devem zelar pela nossa cidade, infelizmente não é o que acontece com alguns...” reclamou a prefeita que pediu a secretária de obras, transportes e serviços urbanos Sra. Sâmia Albuquerque que providenciasse a limpeza do local, por se tratar de um local frequentado por muitas pessoas nesse período devido pequenas as correntesas para banhistas.

No dia seguinte, a secretária de obras Sâmia, convidou este blogueiro para registrar o descaso de alguns moradores com a limpeza urbana. No trajeto até o local, Sâmia Albuquerque ia enumerando os serviços que a secretaria de obras transportes e serviços públicos tem e vem fazendo na cidade, exemplo da limpeza das ruas e comunicado impresso a cada comerciante para que colaborem com a manutenção da limpeza da cidade, a limpeza e iluminação do cemitério público, praças, ilumonação da cidade, limpeza do bairro Residencial, o complemento do calçadão em frente ao Parque de Vaquejada até a Rodoviária, a reforma de escolas e a coleta diária de resíduos sólidos. Ao chegar na Barragem do Balseiro o blog registrou a indignação a qual se referiu a prefeita. Realmente, em frente a barragem, estava a mostra do descaso e ignorância de quem escolheu o lugar para despejar o lixo. a secretária Sâmia disse que ver com muita tristeza que um cidadão não tenha o mínimo 
Lixo: Comerciante esqueceu nota fiscal com nome no lixo  foto:Lasan
respeito para com a cidade muito menos com a natureza.
Este blogueiro seguindo o velho ditado de que se conhece uma pessoa pelo lixo que ela produz, vasculhou nos resíduos alguma identificação de quem fez o crime ambiental e decobriu entre copos, garrafas, plásticos, etc. uma nota fiscal com o nome de um conhecidíssimo comerciante que tem seu estabelecimento na Avenida Primeiro de Maio. A secretária de obras registrou o nome do comerciante e colheu a prova do crime e vai conversar com o mesmo e alertá-lo. Sâmia confidenciou ao blog, que contratou uma pessoa para vigiar os locias onde as pessoas costumam jogar lixo. O "fiscal" está munido de uma câmera fotográfica pronto para filmar os sujões da cidade. A secretária de obras afirmou que ápós registros com fotos e informações, entregará o caso para as autoridades competentes. A secretária de obras, transportes e serviços urbanos de
Limpeza no Residencial   foto:Lasan
Paraibano comunicou que a Prefeitura tem um serviço de limpeza urbana aberta a reclamações e  pedidos de serviços, basta que a pessoa se dirija ao orgão  e comunique com antecedência que vai fazer uma obra, cortar uma árvore, etc. em conjunto com o proprietário a prefeitura faz a coleta. Não foi o que aconteceu com um morador da Rua Benedito Leite na Baixada, que simplesmente cortou um enorme pé de tamarindo e jogou no meio da rua impedindo o tráfego de pais e alunos que escolhem a rua para ir à escola. Outra falta de consciência é a frente de um conhecídíssimo supermercado próximo ao mercado público em que a frente fica um imenso esgoto e as caixas vazias são depósitos de restos de frutas, embalegens estragadas e ambiente para cães famintos, os clientes já reclamaram da higiene do local mas o(a) proprietário(a) continua a mostrar seu "belo" comércio. Na parede do comércio está afixado o ofício da Secretaria de Obras Transportes e Serviços Urbanos pedindo a colaboração para manter o ambiente limpo. Parece que os proprietários(a)s entenderam o contrário. Sâmia Albuquerque reclamou de outros comerciantes que sujam a cidade e principalmente as ruas."Existe comércio que pela frente do mesmo se nota se a pessoa é cuidadosa com as mercadorias ou não" disse a secretária de obras. "Estamos há poucos meses da Vaquejada de Paraibano e precisamos cuidar ainda mais da nossa cidade e contamos com a compreensão e colaboração dos nossos moradores, para que a nossa cidade seja limpa e saudável. a prefeitura tem feito a sua parte, com certeza os moradores também irão fazer " apostou Sâmia.
Complemento do Calçadão do Parque de Vaquejada a Rodoviária  ft:lasan
 Na próxima semana Sâmia Albuquerque irá conceder uma entrevista ao Programa do Bira na Liberdade FM para falar sobre as ações da Secretaria de Obras,Transportes e Serviços Urbanos e pedir a população que colabore na manutenção da limpeza da cidade. Sâmia informou que o número de lixo que os carros da coleta fazem é um absurdo. O Blog Paraibanomanews, foi até o lixão de Paraibano e fez várias fotos e está com pauta para uma reportagem sobre a educação do morador da cidade no consumo e descarte dos resíduos sólidos. Aguarde.  

Um comentário:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.