quinta-feira, 4 de abril de 2013

MEMORIAL DE EX-PREFEITO DE SÃO JOÃO DOS PATOS ESTÁ DESTRUÍDO

Memorial de Dr. Herom em Paraibano destruído   foto:Lasan
Dr. Heron Almeida Medeiros (04/12/1974-04/01/2008), vice-prefeito e secretário municipal de saúde  de São João dos Patos, querido por todos, faleceu na noite de 4 de janeiro do ano de  2008, em acidente de trânsito, quando seu automóvel sobrou em uma  curva  na ladeira que dá acesso ao povoado Tabaroa (próximo a Paraibano). Na época Dr. Herom Medeiros, trabalhava também em Paraibano no PSF do Centro e dava Plantão no Hospital Municipal Dr. Pedro Neiva de Santana. Na noite de sua morte, a cidade de São João dos Patos teve uma das piores notícias do ano. Dr. Herom Almeida Medeiros  era reconhecido por todos como o futuro sucessor do prefeito da época, José Mário (PMDB). A morte do médico, nascido em Bacabal, comoveu à todos na região. Caravanas de pessoas de vários municípios foram ao velório e sepultamento do mesmo no dia 5 em São João dos Patos. Ainda em 2008 no local do acidente e de sua morte,   foi construida uma pequena casinha com fotos e mensagens uma espécie de "memorial".Até hoje, muitas pessoas ao passarem no local ficam curiosas e deixam flores, objetos e reflexões. Próximo dalí, ainda existe outra cruz, como registro de mais uma morte. A curva é perigosa  e muitos acidentes acontecem no local, devido a sinuosidade da pista. Cinco anos depois do acontecido e das homenagens a  Dr.
Herom, o memorial foi destruído no dia 17 de fevereiro de 2013, primeiro domingo após o carnaval. Uma carreta perdeu o controle e para evitar cair no abismo logo em frente, o motroista jogou o automóvel no mesmo barranco, onde fica o memorial do médico, destruindo-o.(O motorista da carreta teve apenas ferimentos leves).Dois meses após o acidente os destroços continuam. Restam apenas parte do memorial, a placa, um quadro com a foto danificada e coroas de flores, além de alguns objetos que se deduz serem de pessoas que fazem promessas religiosas em busca de milagre. Na época do acidente Dr. Herom era casado com Dra. Aricelli Sá, filha de Dr. Nilson Sá. Dra. Aricelli nas nas últimas eleições (2012) foi candidata a prefeita de São João dos Patos e perdeu para o candidato Dr. Waldênio, sucessor de Zé Mário.Muitos paraibanenses e patoenses trafegam pela BR 135 aonde fica localizado o memorial, porém alguns motoristas, passageiros e principalmente autoridades dos dois municípios onde Dr. Herom dedicou parte de seus serviços,  até o momento não se sensibilizaram com os destroços, esquecendo do bem que o médico dedicou  à população. Resta saber até quando o memorial  continuará destruído e abandonado?  No epitáfio da placa de Heron Almeida Medeiros está gravado: "As almas não se separam por mais longe que pareçam estar, têm para se unirem  a  esperança e a saudade." Que assim seja, todos unidos para reconhecimento de uma alma bondosa.

2 comentários:

Anônimo disse...

Meu amigo Eron não merece ficar no esquecimento por tudo de bom que ele fez pelas pessoas boas daqui da terra

Anônimo disse...

Não é porque um memorial é destruido que se dará ao esqucimento, não é uma imagem que o faz vivo enquanto o amor e a saudade perdurá no coração daqueles que o conheciam ele jamais será esquecido, o memorial é apenas uma das formas de demonstrar mas não a única.