quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

SOU PRÉ-CANDIDATO A DEPUTADO FEDERAL, DIZ ZÉ MÁRIO.

Zé Mário Foto:Lasan
Há um mês longe do executivo desde que passou a faixa  para o seu aliado político e atual prefeito de São João dos Patos, Dr. Waldênio, o ex-prefeito Zé Mário falou com exclusividade ao blog Paraibanomanews sobre sua intenção de concorrer a uma vaga para Deputado Federal nas próximas eleições em 2014.  Na tarde chuvosa de segunda-feira (28), o peemedebista recebeu em sua casa o jornalista Léo Lasan e depois em um giro pela cidade, concedeu a entrevista.
Nos últimos oito anos, Zé Mário esteve a frente da administração da cidade de São João dos Patos onde conseguiu realizar uma grande mudança no município com obras que mudaram a cara da cidade e atraiu órgãos públicos como o IFMA, Caixa Econômica Federal, UPA, SAMU e o Pólo da UEMA (em fase de construção) entre outros e sente-se feliz em ter trazido de volta o sentimento de orgulho e carinho  pela cidade com os quais os patoenses fazem questão de demonstrar. O ex-prefeito atualmente segue seu curso político colaborando com a administração de Waldênio e preparando sua caminhada rumo ao seu antigo sonho, o de ser representando do sertão maranhense na Câmara Federal. Confira a entrevista
Léo LasanComo está o cidadão Zé Mário sem o cargo de prefeito ?
- Zé Mário: Satisfeito do dever cumprido. Nós temos a satisfação de comunicar para todo o povo de São João dos Patos e para aqueles que aqui ficam ou que moram em toda a região do médio sertão maranhense, que nesta quarta-feira estarei em São Luis na Caixa Econômica Federal, assinando nossos últimos convênios adquiridos ainda dentro do nosso governo, convênios esses que são muitos importantes, um dos convênios para a reforma e ampliação da Praça Getúlio Vargas, outro para a urbanização da Lagoa dos Patos e também convênio para calçamento do bairro Alto da Boa Vista... Então, são muitas atividades que agora na condição de aliado do prefeito Dr. Waldênio, vamos trabalhar, por que entendemos que é importante essa parceria entre governo e ex-prefeito, isso é o que vale para nós todos... Acredito que tenho muito a contribuir com o município de São João dos Patos, apesar de não estar mais no cargo de prefeito...
Foto:Paraibanomanews
Léo Lasan – E quanto aos seus planos políticos?
- Zé Mário: Quanto aos planos políticos para o futuro eles passam por outras circunstâncias... Por exemplo, sou totalmente a favor que o Ministro do Turismo Gastão Vieira chegue à senadoria, pois tem toda a chance, partindo da premissa de que a governadora Roseana Sarney não será candidata a um cargo público em 2014... Eu entendo que o ministro Gastão Vieira, portanto seria o grande nome para o senado da república, essa é a minha visão, mas estamos ainda aguardando a decisão do grupo que apoiamos, o governo de Roseana Sarney.
- Léo Lasan: O senhor já teve essa experiência de se candidatar a Deputado Federal, porém não deu certo, o que houve?
- Zé Mário: Em 1998 eu me candidatei a Deputado Federal e depois fui caçado por conta daquele episódio que todos sabem que foi quando eu dei R$ 3,00 para uma pessoa comprar uma passagem para se dirigir ao município de Paraibano, isso aconteceu no segundo turno das eleições, o que resultou na minha condenação e fui impossibilitado de ser candidato... Então esse sonho é antigo e continua vivo, a vontade, o desejo de representar assim como representei muito bem o povo de São João dos Patos e todos são testemunhas disso, eu também gostaria de representar o médio sertão maranhense na condição de Deputado Federal se isso vier a acontecer... O fato é que já estou decidido e afirmo que sou pré-candidato a Deputado Federal para as eleições de 2014.
- Léo Lasan: Zé Mário, conforme o site do jornal O Imparcial (20/1/2013) o ex-prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo em entrevista, foi perguntado se a candidatura do mesmo a governador do estado não passava de um balão de ensaio para uma disputa ao cargo de deputado federal... O que foi negado pelo ex-prefeito, porém se Hilton Gonçalo se lançar candidato a deputado federal, qual a sua avaliação, haja vista Hilton é filho de família política da mesma região que a sua?
- Zé Mário: Eu não tenho muito contato com o Hilton... Porém se o Hilton for candidato a deputado federal é uma decisão pessoal dele, mas o Hilton é do PDT, então eu não sei se ele vai mudar de partido, mas até que me provem o contrário o Hilton Gonçalo não faz parte do mesmo grupo que eu faço... Então, vamos aguardar, se ele for candidato a deputado federal não tem nenhum problema...
Zé Mário e Lasan em foto de dezembro 2012
- Léo Lasan: Não tem por que ?
- Zé Mário: Por que eu entendo que o nosso projeto, o projeto de Zé Mário, é o projeto de “raiz”, é o presente, o sertanejo representando o sertanejo, então nós moramos aqui, vivemos aqui, e entendemos que esse contato nosso é muito importante, por que a gente que vive aqui sabe exatamente quais são as necessidades emergentes do sertanejo... Portanto entendo que todos nós seremos legítimos diante da candidatura, mas é claro que eu defendo a minha, pelo simples fato de que realmente o sertanejo é aquele que mora no sertão.
- Léo Lasan: Mudando um pouco o foco da questão política para o cultural... O senhor como prefeito conseguiu transformar o carnaval de São João dos Patos como o melhor da região, porém em outros municípios da região não se observou isso, por que?
- Zé Mário: Olha! Os municípios em tese, quase todos eles e não é só no Maranhão, estão passando por enormes dificuldades, partindo da premissa de que quando a presidente Dilma Rousseff em 2012 tirou o IPI dos automóveis, houve um forte impacto para os municípios, ela sacrificou muitos municípios principalmente os maranhenses... Mas graças a Deus, agora ouvir que o IPI vai voltar, acontecendo isso, naturalmente vai haver uma renda maior para os municípios... Agora não tenha dúvida, fazer carnaval gigantesco em um município pequeno é muito sacrifício por parte de quem gera os recursos municipais... Em São João dos Patos, acredito que o prefeito Dr. Waldenio, vai manter a linha dos grandes carnavais , assim como a gente fez, creio que ele vai fazer do mesmo jeito ou até melhor. 
- Léo Lasan: Alguns prefeitos da nossa região estão reclamando que receberam as prefeituras com dificuldades financeiras e que o carnaval será fraco... O senhor tem alguma sugestão para esses prefeitos, de como contornar a situação? - Zé Mário: Eu entendo que eles devem procurar o governo do estado, assim como a gente procurou e está nos ajudando... Então acho que quanto mais rápido for à procura, melhor será. É importante que o prefeito vá buscar junto ao governo do estado, mesmo por que é difícil fazer carnaval em cidades com poucos recursos.
- Léo Lasan: Para finalizar, fale das suas perspectivas...
- Zé Mário: Olha! A nossa avaliação é de que precisamos está cada dia mais unido, o sertão maranhense, os governos dos municípios, tanto aqueles que se elegeram ou se reelegeram, tem que haver um processo de união, os prefeitos precisam buscar forças perante o governo estadual, precisam revitalizar a associação dos prefeitos do médio sertão maranhense, a associação dos municípios, precisam se integrar o máximo que puder, para que possam realmente obter êxitos nos seus mandatos... Espero que todos possam fazer isso, é da minha vocação, é a minha vontade que isso aconteça... Espero em Deus que todos os sertanejos, homens e mulheres que vivem no sertão, possam abraçar a nossa pré-candidatura para deputado federal nas próximas eleições. Um abraço a todos.

Nenhum comentário: