segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

JOVENS DE PARAIBANO SERÃO OS PRIMEIROS PADRES DO MUNICÍPIO.

Rafael futuro padre de Paraibano
RAFAEL DE SOUSA SERÁ O PRIMEIRO PADRE NASCIDO EM PARAIBANO E GABRIEL BARBOSA SEGUE O MESMO CAMINHO RELIGIOSO.
Padre Raimundo e Rafael no Festejo de S. Sebastião
O município de Paraibano chega aos 60 anos revelando dados históricos, com o lançamento do livro “O Tempo Não Apagou” de Dra. Eliza Brito Neves, que nas suas páginas destaca os nomes de paraibanenses ilustres em diversas profissões, tanto aqui como espalhados pelo Brasil a fora. Um orgulho para qualquer cidade. Os campos são diversos, temos desde professores, advogados, enfermeiros, médicos e muitas outras profissionais. Os blogs também destacam os jovens do município entrando ou concluindo cursos universitários com sonhos de transformar a terra natal. Todos buscando um lugar ao sol, esse mesmo astro rei que há décadas, nasce atrás da serra da Cana-Brava, sugerindo mudanças a cada geração, mas que só agora nessa terceira idade municipal, começam a aparecer com mais vigor, principalmente na vontade desses meninos e meninas nascidos na década 90. Dentre esses meninos que buscam realização profissional que lhe dêem lucro financeiro e destaque em uma sociedade consumista, dois paraibanenses, vindos de famílias humildes, remam contra a maré desses valores capitalista e abraçaram a causa da caridade e em breve serão os primeiros padres nascidos em Paraibano. Mas quem são esses jovens?
Lasan recebendo a visita de Rafael
O primeiro é negro, franzino, um poço de paz, mais de um olhar tão profundo que incomoda quem contraria o bem, principalmente o social. Rafael de Sousa Soares, filho de Maria Raimunda de Sousa e Raimundo Pacheco (in memória) e neto de Dona Izabel e Manoel Pacheco (sêu Neguim).A infância, ded Refael foi vivida na Rua Irmã Gema e na Rua Honorato Alves, onde morou. Alí já despertava uma vivencia religiosa, e era comum sua presença às missas da manhã de domingo na Igreja Matriz na companhia de sua mãe e da professora Laudecy Dantas. Que o diga sua primeira professora Ana Sabino da Costa. No ano de 1998, a família mudou-se para Goiânia e Rafael seguiu a mesma rotina de freqüentar igrejas e participar de eventos religiosos e desses encontros, surgiu o convite para auxiliar nos trabalhos sociais com crianças junto com os religiosos de São Pedro Ad.vícula. Nessas colaborações surgiu o convite para fazer o teste vocacional, no qual o jovem ficou por um tempo avaliando sua vida. Ainda veio a Paraibano para refletir melhor e após decidir, fez o curso de filosofia, sem nunca abandonar o auxilio ao próximo. Depois de seis anos em Goiânia, Rafael mudou-se para Belo Horizonte onde atualmente cursa teologia, fez os votos e continua trabalhando em obras sociais e daqui a dois anos vai ser ordenado padre, sendo portanto o primeiro padre nascido em Paraibano.
Outro jovem que trilha o mesmo caminho é  Gabriel Anderson Barbosa de 17 anos (6/2/1996), filho de Maria Auxiliadora Barbosa, desde pequeno era notável o seu vínculo estreito e fecundo com Deus.
Gabriel Barbosa seguindo os passos de Jesus

Gabriel deve essa herança religiosa a mãe Auxiliadora e a sua  tia Helena Barbosa, que também enquanto viva, foi uma espécie de avó, que lhe creditou o valor e a importância de uma vida voltada para Deus. A postura enquanto criança de Gabriel sempre foi admirável, além de excelente aluno, o trato com as pessoas sempre foi de uma educação praticamente inexistente no mundo atual. Em entrevista ao blog, Rafael revelou que quando adolescente, os amigos não entendiam, por que ele nunca ia para as “baladas” sem antes passar na igreja e só saír depois da missa. Para muitos colegas, era tido como “careta”. Em 2010, Gabriel participou do projeto 1º Tabor de Paraibano (O Paraibanomanews fez uma reportagem a respeito na época) uma espécie de retiro espiritual para jovens, organizado pelo padre camiliano Raimundo Santo dos Santos, de Fortaleza. No evento Gabriel sentiu-se impulsionado a ir mais longe no seguimento de Jesus Cristo (segundo revelou em entrevista ao blog) e ao encontro do seu verdadeiro chamado. Para aprofundar esse sentimento, participou em dezembro de 2010 na capital cearense do Seminário Camiliano de Fortaleza-CE. Em janeiro de 2011, Gabriel ingressou no serviço vocacional da Ordem dos Ministros Enfermos Camilianos, que tem como missão o cuidado e o zelo com doentes, ajudando o próximo quando ele mais necessita de atenção como se fossem essas pessoas carentes, o próprio Jesus Cristo, conforme o lema dos camilianos (ordem religiosa surgida na Itália há mais de 400 anos com São Camillo Lellis). Em 2011 e 2012, Gabriel vivenciou dois anos de aspirantado e este ano iniciará o postulantado e a etapa formativa paralela ao curso de filosofia. Brevemente será também mais um padre de Paraibano. O jovem, está em Paraibano, aonde veio visitar a família e agradecer ao pároco Raimundo Alves, “Também uma das pessoas responsáveis pela minha caminhada rumo a vida religiosa consagrada” disse Gabriel à reportagem do Paraibanomanews. Pouco menos de duas semanas, para completar 17 anos (6 fevereiro) o jovem falou que busca a concretização de sua vocação em um encontro consigo e com Deus, seguindo os passos de Jesus Cristo e do fundador da ordem religiosa São Camillo Lellis. Enquanto está em visita à cidade, Gabriel tem visitado enfermos, realizados curativos em doentes e conversado com pessoas idosas, levando a palavra de Deus para conforto dos conterrâneos.
O Paraibanomanews fez uma pesquisa sobre São Camillo Lellis, e sugere que todos os profissionais que trabalham com o setor da saúde no Brasil, dêem uma lida, afinal Camillo foi exemplo de profissional de saúde, antes de se tornar santo pela igreja católica. E para os dias atuais onde o ser humano é um poço de egoísmo, as palavras de São Camillo, ficam como texto final da matéria para a reflexão de todos: “O homem que impõe os próprios egoísmos e as próprias ideologias, mascaradas como valores, pode tornar-se um instrumento de desumanização da própria comunidade”.

Um comentário:

Rafael soares disse...

Obrigado Leo pela oportunidade de apresentar um pouco da minha historia vocacional. Qeu DEUS abençoe sempre o seu trabalho. Irmão Rafael Soares.