sexta-feira, 18 de maio de 2012

COMEÇA HOJE A 13ª EXPOSERTÃO EM SÃO JOÃO DOS PATOS

Prefeito Zé Mário fotos : A. Luis site: 4º Poder
 A abertura da 13 ª Exposertão em São João dos Patos, realizada na tarde desta quinta-feira (17)  movimentou a cidade. Centenas de vaqueiros e amazonas se reuniram em frente ao  pátio do antigo DNER para saírem em passeata pelas ruas. A cavalgada deste ano teve como destaque, a presença do maior aboiador do sertão, "Galego Aboiador" que emocionou os vaqueiros com seus poemas e rimas de vaquejada. O prefeito Zé Mário esteve no local, com um chapéu na cabeça e de óculos escuros fez a abertura oficial, deu boas vindas a todos os vaqueiros e amazonas e falou da realização da cavalgada que era a ultima na sua gestão. No local da concentração tinha vaqueiros de toda região. 
Homens, mulheres e crianças, após a concentração seguiram  pela Avenida Presidente Médici, passando pelo bairro São Francisco e fazendo o retorno pela principal avenida da cidade. A policia Militar participou dando total cobertura aos vaqueiros, com viaturas controlando o tráfego e disponibilizando segurança ao evento. Além dos vaqueiros houve participação de motoqueiros que  acompanharam a cavalgada.
Por onde a cavalgada passava, chamava atenção das pessoas, seja nas sacadas de suas casas ou no trabalho, as margens da avenida  ficaram lotadas, com pessoas que aplaudiam a vaqueirama que é uma tradição cultural do homem símbolo do sertão. Para abençoar o evento, São Pedro mandou chuva repentina, amenizando o calor típico da região.
Galego Aboiador    foto:Antonio Luis 4º Poder
  Ao chegar no Parque de Exposição Antonio Reinaldo Porto, o prefeito Zé Mário sorteou brindes para os vaqueiros, vários participantes falaram com nossa reportagem e disseram que estavam muito felizes por poder mais uma vez participar de um evento importante como este. A Exposertão chega a sua 13ª Edição e tem se tornado um dos mais importantes eventos de agronegócios do médio sertão maranhense, onde são comercializados produtos do setor, realizados leilões e concursos de rainhas e serve também como stand do folclore e cultura local. Várias prefeituras participam e turistas de várias partes do Brasil, vem prestigiar o evento, que conta sempre com a presença de autoridades estaduais como secretários e deputados.
Fonte:O Quarto Poder.

Nenhum comentário: