quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

PARAIBANO É DESTAQUE PARA O BANCO DO NORDESTE

Paraibano, foi considerado destaque, como o município  que mais tem atraído investimento do AgroAmigo na região. A afirmação foi de  Edinalva Silva Coimbra Alves, coordenadora do Programa AgroAmigo da agência do Banco do Nordeste em Presidente Dutra-MA, que esteve nesta quinta-feira 09/02,  na Câmara Municipal de Paraibano, juntamente com o prefeito Sebastião Pitó, o secretário municipal de agricultura e meio ambiente,sr. Júlio César Guimarães e toda a sua equipe, o gerente geral do BN ag. Pres. Dutra, sr. Izaias Campos,  sra. Jeanne Maria Silva Gomes Xavier, agente de desenvolvimento de Presidente Dutra, Fernando, Vítor Noleto e Angélica e Aldo Ferro Filho, produtores e agricultores. O evento destinou-se a entrega de 46 concessões de financiamentos para agricultores do município, totalizando em 112 mil reais.(O Agroamigo é um Programa de Microcrédito Rural do Banco do Nordeste, idealizado em parceria com o MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário, que visa à concessão de financiamento para a área rural, com metodologias próprias de atendimento, cujas premissas são crédito orientado e acompanhado. O programa destina-se a agricultores familiares). Júlio Cézar disse que esta, é a segunda liberação do ano de 2012, e portanto motivo de festa pelos beneficiados, que aguardaram por essa liberação. O secretário falou que se sentia honrado pela parceria entre Prefeitura e o banco e agradeceu ao prefeito pelo apoio que dá a secretaria de agricultura.  
O gerente geral do BN de Presidente Dutra, Sr. Izaias Campos, destacou o empenho do prefeito Pitó e de toda a equipe de profissionais da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Paraibano, elogiou o trabalho do Blog Paraibanomanews, informando que  mesmo faz chegar até as redes sociais as notícias do município:-"É um trabalhos importante atualmente, pois em qualquer lugar do mundo, as pessoas ficam sabendo o que está acontecendo em Paraibano" disse o gerente.Izaias, elogiou também o mototaxista Dino, contratado da secretaria,-" Dino, leva ao povo as informações institucionais do banco, não importa onde seja, ele conhece tudo e todos". Parabenizou o trabalho de todos e agradeceu o esforço e apoio do prefeito Pitó.
 Júlio Cézar, disse que outro trabalho importantíssimo é o do veterinário Merval Dias Carneiro, que colabora com a prefeitura, o secretário informou ainda que a TV Mirante (afiliada da Globo no Maranhão) esteve nnesta quarta-feira 08/02 em Paraibano,para  fazer uma reportagem sobre a plantação e o comércio da abóbora, que deverá está veiculando a  no programa Mirante Rural deste domingo dia 19 ou no próximo dia 19/02. A coordenadora do programa AgroAmigo do BN-Pres. Dutra, sra. Edinalva Silva Coimbra Alves, lembrou da excelente parceria entre o banco e a prefeitura de Paraibano, uma das melhores entre os 17 municípios da região. Ednalva afirmou, que nenhuma parceria é tão boa para fazer chegar  até o produtor rural os créditos, o que é primordial para o programa acontecer. Conforme Edinalva, mais importante que receber os créditos é aplicá-los bem, o que eleva o conceito de confiança para os trabalhadores e o município.-" O nosso objetivo é que vocês, renovem cada vez mais, para que todos melhorem a qualidade de vida e que se note o sorriso de alegria estampado no rosto de cada um" disse.
A Agente de Desenvolvimento de Presidente Dutra, sra. Jeanne Maria S. Gomes Xavier, informou que o objetivo da visita, foi para agradecer a prefeitura e a secretaria municipal de agricultura, a AGERPE e o Sindicato do Trabalhadores Rurais pela parceria que contribuiu para a grande aplicação do PRONAF no município, especialmente o AgroAmigo, disse ainda que veio pedir apoio dos mesmos parceiros para divulgar outras linhas do PRONAF, como por exemplo o PRONAF JOVEM e o PRONAF MULHER, além do Programa de Aquisição de Alimentos- PAA- do Governo Federal. (Jeanne, após o evento teve reunião na sala da presidência da Câmara, com o prefeito Sebastião Pitó e equipe, onde detalhou os programas e acertou reuniões para palestras com o público alvo para posterior reunião com o Banco do Nordeste). Jeanne Maria disse:-" Paraibano apesar de ser um dos municípios mais distantes da agência do BN de Presidente Dutra, é um município exemplar, pela facilidade com que faz chegar esses benefícios aos seus agricultores, Parabéns senhor prefeito". O prefeito Sebastião Pitó, reiterou as palavras da agente de desenvolvimento de Presidente Dutra, lembrando que Paraibano é reconhecido por muitos prefeitos do Maranhão, como um dos melhores, entre os 18 municípios, que mais se empenham para conseguir benefícios para sua população, lembrou que só no ano de 2011, o BN do Nordeste liberou 1 milhão de reais. O prefeito considerou que cada beneficiado faz parte de uma família e que portanto, todo mês, mais de 40 famílias são beneficiadas,e recebem no geral entre 100 e 200 mil reais, todo mês, só do programa Agroamigo: -"Tudo isso não aconteceria se não fosse o empenho e a luta do prefeito...Para isso funcionar,  é preciso que a prefeitura tenha crédito junto ao banco"afirmou Pitó.
O prefeito agradeceu ao secretário Júlio César e toda a sua equipe:" Tenho dito a todos os meus secretários, que atendam todos bem, se tiver uma pessoa que seja mal atendido por algum secretário ou funcionário da prefeitura, pode ter certeza, não é orientação minha, pois sempre digo que a pessoa que é bem atendida se sente bem e trata aos outros bem..." Sebastião Pitó revelou:-"Faltam 10 meses para o  término da minha gestão e esses meses, é para que todos tenham um bom atendimento... A prefeitura vai ter essa postura, vai se manter dessa forma, procurando ajudar a todos". Pitó ainda lembrou do sonho político de ser prefeito e confessou que sua gestão não tem sido fácil, devido a momentos difíceis pelo qual passou a política governista do Maranhão. Sebastião Pitó deixou escapar uma frase que todos os paraibanenses estão anciosos pela confirmação:-"Tenho certeza, se eu for prefeito de novo, espero atender, melhor ainda, ao povo..." e completou:-" Nunca mudei, continuo o mesmo, sem ambição, dou valor a amizade...a amizade é uma vida e a política é passageira, por isso que temos que tratar bem a todos, é o que tenho feito...Desejo felicidades a todos..." finalizou Pitó.
Reportagem exclusiva:Léo Lasan

Nenhum comentário: