sábado, 31 de julho de 2010

PARAIBANO SEM INTERNET


Boa parte dos internautas do município de Paraibano, ficou 10 dias sem acesso a internet (Só a internet do Padre Raimundo salvou..Coisas de Deus????) Por isso não hove como postar matérias atuais..
Ano passado, publiquei a matéria a seguir, no blog Imirante.com(Globo) sobre o aniversário de Pastos Bons nossa cidade mãe, que completou 246 anos dia 28 de julho de 2010. Como a falta da internet é crucial em nossos dias, republico a matéria para lembrar que sem internet a memória acostuma a preguiça... Bem, mas voltemos a matéria sobre Pastos Bons... O motivo é Que não tive informações sobre as festas comemorativas esse ano, e por isso, peço a internautas que se tiverem informações, nos enviem... Um abraço, e até lá. Alô ML Net, valeu pelo esforço em nos plugar ao mundo novamente.
Notícias 29/07/2009 - 12h37
Pastos Bons completa 245 ano


O município mais antigo e berço da luta pela divisão do Maranhão há mais de 200 anos, localizado nas chapadas do Alto Itapecurú, fez aniversário na última terça-feira dia 28 de julho, com a presença apenas de moradores e autoridades local. A importância histórica de Pastos Bons, nos seus 245 anos, foi relegado por intelectuais e autoridades do cenário maranhense... Para os professores e faculdades de nosso futuro educacional, é bom lembrar que o presente depende do passado e que sem ele não existe futuro. Para prestar um tributo ao município, vale lembrar, que PASTOS BONS foi fundado em 28 de julho em 1938, surgindo como “semente” pela criação de um novo Estado a partir da divisão do Maranhão há quase 200 anos,onde os protagonistas do movimento emancipacionista, da época, proclamaram a República dos Pastos Bons, que segundo historiadores, chegou a ter carta constitucional e até bandeira.Localizada no leste maranhense, na micro região das Chapadas do Alto Itapecuru, Pastos Bons, surgiu com a chegada dos bandeirantes e fazendeiros oriundos da Serra do Ibiapaba e do Vale do São Francisco. Na época da colonização a região era ocupada pelos Amanajó, índios louros de pele mais clara do que os demais índios maranhenses. Conta-se que os primeiros que lá chegaram se impressionaram com a imensidão verde dos campos gerais. bom para pastagem de gado daí teria surgido a denominação de Pastos Bons. De acordo com a escritora Carlota Carvalho no livro O Sertão, o lugar foi elevado á categoria de vila em 1764 tornando-se ponto de partida das bandeiras para a conquista de terras no Oeste maranhense.(inf.Wikipmédia) Muitos municípios, como Paraibano, Loreto, Sucupira do Norte e Mirador, foram comarcas de Pastos Bons. Atualmente a população do município está estimada em 18 mil habitantes, e é administrada (2º mandato), pelo prefeito Enoque Mota que vem transformando a cidade em uma das mais bonitas e promissoras do leste maranhense, com avenidas largas e arborizadas e um portal de entrada em forma de triunfo, desejando boas vindas aos turistas, que se encantam pela hospitalidade do povo Pastosbosense... As margens da BR-230, a cidade tem um fluxo de carretas transportando grãos de Balsas para o sudeste do país. Com população predominantemente religiosa, o município tem o mais prestigiado festejo de São Bento, padroeiro da cidade. As igrejas e o casario de Pastos Bons, abrigaram heróis que fizeram os primeiros passos da história do Maranhão, por essas bandas distantes das brisas da ilha ludovicence, mas que por aqui também se tem com orgulho, sangue maranhense. Ano que vem tem ventos políticos a circular pelo estado, de repente algum Éolo político, lembra que Pastos Bons, merece os Parabéns pela luta e progresso de nossa história. Léo Lasan Paraibano – MA.

Nenhum comentário: