segunda-feira, 5 de julho de 2010

Lembranças e Homenagens.

O ano de 2010, parece que será de "homenagens" para o artista Lasan. Depois do chargista Cajú de São Luís, que vai publicar um livro sobre o humor maranhense, e incluirá Lasan como destaque, agora é a vez do jornalista e ex-editor do jornal O DIA de Teresina, lembrar do nome desse artista paraibanense, que será também incluído no livro em homenagem ao pioneiro do jornalismo impresso no Piauí. O saudoso coronel Otávio Miranda, com quem tive a honra de trabalhar no início dos anos 80, como diagramador, ilustrador e chargista do jornal e em várias ocasiões era convidado da redação até a sala do coronel para bons papos com o chefe e saborear própolis, que o coronel estava exportando para o Japão.
Veja abaixo o texto do amigo José Fortes Filho, lembrando dos amigos de redação, onde inovamos com os layouts do jornalismo no Piauí.
Octávio Miranda, cidadão de bem que implantou a imprensa moderna no Piauí e o livro que escrevi sobre Octávio estarei publicando, à minha custa, por esses dias. É o meu preito de gratidão pela amizade que ele teve a competência de conservar e deixar indelével. Certo, coronel Octávio?
Fui Editor-Chefe do jornal O Dia, prestigiado por Octávio Miranda, por mais de 20 anos, ao lado de talentos como Valmir, Volmar, Valcira Miranda, Trabulo Júnior, Andrade, Geraldo, Edson, Domingos, Paulo (cunhado do Itamar do Itacor). Castelo, Antônio de Pádua, Henrique Calland, Lasan, José Antônio (o JOTA A). Carivaldo Marques, Elvira Rauilino, Antônio Bigode, Paulo Moura, Leo, Augusto Basílio, Nelito Mraques, Marcelino Tavares, Adilson do Saci (filho de Dona Adelaide), Costinha, Sergio Baptista, Wilson Fernando, Ademar Bastos, Edilson Bonifácio, Mário Rogério, Buim, Farias, seu Raimundo (sempre estressado), Pedro Alcântara, Vilanova, Angela Ferry, Jacqueline Dourado, e uma sobrinha da Jacqueline de nome Pandora, o Arrupiado, o Luiz Carlos Oliveira, hoje presidente do Sindicato dos Jornalistas(só abre a mão para dizer adeus), Gustavo Fortes Said, Anucha Melo (sempre jovial e simpática), o Garrincha, Chico Leal - ele gosta do bar Mijo, no fétido Mercado Central de Teresina) Zózimo Tavares (lembro de nossas andanças noite a dentro com o J.Miguel de Matos, Chico Leal, - benedo uma e outras e visitando o que havia de bonito nas casa noturnas de Teresina de Saraiva e A.Tito Filho, Ofélio Leitão Júlio Vieira, o Leo, o Leve, Carlos Dias, o Lasan, e o Henrique Calland e a lityeratura piauiense em discussão), Pompílio Santo, Mário Soares de Aarújo, José Lopes dos Santos, A. Tito Filho, José Eduardo Pereira, Otavio Fortes do Rego, Salomão Chaib, Felício Pinto, Cunha e Silva, J. Miguel de Matos, Cazé, Carlos Dias, Chico Castro, Raimundo Pereira, Fabrício de Area Leão, professor Antônio Sarmento (foi secretá estadual da Admninistração),pronotor José Lins, Heitor Castelo Branco, Deolindo Aguiar (escrevia de Porto Alegre (RS), quando fazia doutoradol e enviou-me de presente uma cuia para chimarrão), e outros que não me vêm a essa memória sexagenária.

Lembro do editor José Fortes Filho, quando do lançamento de seu livro na Academia Piauiense de Letras: Jornalismo,Ética e Cidadania, ( fui autor da capa do livro e fiz uma matéria sobre arte em mídia.) Pelo passar dos tempos, parece que essas lembranças são marcas do resultado de bons trabalhos em contribuição ao jornalismo do Piauí.

Nenhum comentário: