sábado, 15 de maio de 2010

Maranhão / Luto - Morre João Evangelista

15/05/2010 - 02h23 Há pouco mais de dois anos, o deputado lutava contra um grave problema de saúde.
imirante.com
SÃO LUÍS - Morreu, na madrugada deste sábado (15), por volta da 1h15, o deputado estadual João Evangelista Serra dos Santos, ex-presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão e filiado ao PSDB. Ele será velado na sede da Assembleia, no Cohafuma, e deverá ser sepultado no Cemitério Jardim da Paz, no Vinhais, onde seu pai está enterrado, durante a tarde. João Evangelista era natural de São João Batista e veio para São Luís aos sete anos.
Foi eleito vereador de São Luís em 1988 e em 1992 e foi presidente da Câmara dos Vereadores. Em 1994, foi eleito deputado estadual, se reelegendo em 1998, 2002 e 2006. Durante a sua atuação no Legislativo maranhense, foi eleito presidente da Casa nos biênios 2005/2006 e 2007/2008. Em 2007, ele exerceu o cargo de governador do Estado por cinco dias. Há pouco mais de dois anos, João Evangelista vinha enfrentando um sério problema de saúde. Após vários tratamentos, estava internado há alguns meses no Hospital São Domingos, em São Luís, mas não resistiu. No último dia 23 de abril, Neto Evangelista, advogado e filho de João Evangelista, prestou uma homenagem ao pai enviando à imprensa um artigo sobre o deputado.

O povo de Paraibano, está em sentimento pelo falecimento do Deputado João Evangelista em reconhecimento por toda a colaboração que o parlamentar dedicou ao município e pelo carinho que ele tinha por nossa região e em particular pela cidade de Paraibano.
São inúmeros os convênios, projetos e emendas que o deputado conseguiu para o município. Evangelista em parceria com o também deputado Pedro Fernandes, foram os parlamentares que mais conseguiram trazer convênios para Paraibano, tais como poços artesianos, construções do parque de vaquejada, escolas, estradas, eletrificação rural, etc. obras essenciaias para a população.
Em uma das suas tão bem vindas visitas a Paraibano, o deputado João Evangelista, quando de inaugurações de benefícios conseguido por ele para o município, deu o seguinte depoimento:
" Tudo Isso nos dá a certeza e a garantia de lutar por mais recursos para o município de Paraibano”, afirmou João Evangelista. Ele assegurou que vai lutar pela ampliação do asfaltamento na cidade e do sistema de eletrificação rural, além da implantação de um posto de INSS no município. Há mais de 200 processos de aposentadoria para ser analisados. Sem atendimento no município, os idosos se deslocam para o município de Floriano (PI) para conseguir o benefício.
João Evangelista, participava da abertura de quase todas as Vaquejada de Paraibano, a qual foi um dos grandes apoiadores, mas a preocupação maior do deputado era com as famílias carentes do interior, principalmente com o sofrimento com a escassez de água, por meio do deputado no município de Paraibano cerca de 300 famílias dos povoados, lembram até hoje que a longa caminhada em busca de água foi substituída pela torneira jorrando água na cozinha. “É um sonho realizado. Meu pai lutou e não conseguiu, mas agora, acabou o sofrimento”, afirmou (na época) o lavrador Francisco Benício de Sousa.
João Evangelista enquanto presidente da Assembléia anunciou ha´quatro anos (2006) a implantação do Campus da Uema (Universidade Estadual do Maranhão), no município de São João dos Patos, que beneficiaria também a população de Paraibano. “A lei já foi aprovada, os cargos estão criados. .." demonstrando a sua visão no campo da educação.
Lideranças políticas e moradores de Paraibano, estão consternadas com o falecimento do deputado, e são enviara inúmeros mensagens de condolências, divulgadas na emissora de rádio da cidade.
"Paraibano, sente como se tivesse perdido um grande filho da terra.." disse uma liderança política do município, que preferiu não se identificar, neste momento de condolências.

Nenhum comentário: