sexta-feira, 14 de maio de 2010

Acaba a greve de professores em Paraibano



Terminou na tarde de quinta-feira (13/05) a reunião entre a comissão do sindicato dos professores de Paraibano e representantes da Prefeitura de Paraibano, na promotoria do município, centro da cidade.Pauta:Acabar a greve dos professores. Na negociação houve acordo final, de 5 por cento para a categoria dos professores. O sindicato reinvindicava na primeira negociação 10%, que depois foi caindo para 8% e se chegou a um acordo de 5%, com aumentos que vai de R$ 26,00 para inicante chegando a R$ 50,00 no final, dependendo do nível e letra do professor.
A secretária de educação Jucileide Pereira de Sousa, em entrevista ao Paraibanomanews, disse que mesmo a administração não estando em condições de pagar, houve um esforço do prefeito Sebastião Pereira de Sousa, em atender as reinvindicações do sindicato e da classe de professores, fazendo o acordo, afim de evitar maiores transtornos para que os 4.851 alunos do rede municipal de ensino,voltem as aulas e assim diminuir o atraso dos dias no calendário escolar. O coordenador geral de educação João Antonio Carneiro informou, que com o atraso nas aulas provocado pela greve dos professores, as previsões para o encerramento do ano letivo (se forem obedecidos os planejamentos nos sábados), irá terminar em 22 de janeiro de 2011.

ACÚMULO DE CARGOS

Outro ítem discutido e julgado pelo promotor Dr. Moisés, na reunião de quinta-feira (13) foi em relação ao Art. 37 da Constituição Federal, que trata da acumulação de cargo público : (XVI - é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto quando houver compatibilidade de horários, observado em qualquer caso o disposto no inciso XI)...

Conforme informação da secretária de educação Jucileide Pereira , após o recesso do mês de julho, e defenido pelo promotor de Paraibano, os professores que tiverem em desacordo com o artigo da Constituição acima citado, deverão se adequar ao que manda a lei.
A secretária de educação explicou, que no princípio ou no final do próximo mês de agosto, haverá enxugamento na folha da educação, devido ao acúmulo de cargos e que com isso aumentará a carga horária dos professores. Jucileide Pereira, disse que o acordo com os professores, deixa mais tranquila todas as famílias que estavam preocupadas com a educação dos filhos e agradeceu o apoio recebido por diversas mães que a parabenizaram por resolver a situação, provocada pelos professores em greve.

Nenhum comentário: