sábado, 8 de maio de 2010

HOMENAGEM ÀS MÃES



"O mundo celebra neste dia, um dos símbolos primordiais da criação... MÃE, palavra pequena, mas com um significado infinito...Um ser sublime criado por Deus para dar continuidade a vida..."
Com essas palavras a secretária municipal de saúde de Paraibano, sra. Francilene Ferreira de Carvalho fez a abertura do evento em homenagem as mães, nesta sexta-feira 7, às 8 horas, no Núcleo de Atenção à Saúde da Família-NASF-. O evento contou com a presença da primeira-dama do município sra. Dalva Pereira, do presidente da câmara Jardem de Sousa, vereadoras Ana Célia, Valdênia Sá e Getúlio Nolêto, dos secretários municipais Osvaldo Cruz (sec. de finanças), Jucileide (educação) e Inara Pereira (assistência social), dos médicos Dr. Francisco Furtado e Jetro Raposo,de profissionais do NASF, das Equipes de Saúde da Família, Núcleo Municipal de Educação em Saúde-NMES- e voluntários.
As mães de diversas partes da cidade participaram das homenagens referente a seu dia, que teve palestra educativa sobre alimentação saudável com a nutricionista Carol, a enfermeira Francijany Revil fez palestra sobre exame preventivo e câncer do cólo do útero, outros profissionais de saúde, realizaram verificação de pressão arterial, teste de glicemia, distribuição de preservativos e teste rápido de HIV, consultas de enfermagem, e vacinação contra a gripe H1N1 e lançamento da Campanha de Vacinação de Idosos, totalizando em mais de 250 atendimentos médicos. Os voluntários fizeram corte e escova nos cabelos para as mães que foram sorteadas.
A Prefeitura de Paraibano através da Secretaria de Saúde distribuiu (através de sorteio de senhas) 150 brindes, para as mães, também prêmios para a mãe mais jovem,mais idosa, mãe gestante, mãe com maior número de filhos, e para as mães que recitaram versos e frases alusivas ao seu dia. O evento foi encerrado com um lanche frugal.
A Prefeitura de Paraibano também promoveu na noite de sexta-feira, o Dia das Mães dos filhos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil -PETI- e para as mães do povoado da Varzinha.

Nenhum comentário: