sexta-feira, 21 de maio de 2010

"CIDADE LIMPA, POVO SAUDÁVEL'


A Secretaria Municipal de Obras-Transportes e Serviços Urbanos continua com o trabalho de conscientização da população Paraibanense, sobre como todos devem agir, colaborando com a coleta do lixo, principalmente no que refere a entulhos e materiais de construções.
A secretária Sâmia Albuquerque de Sousa Brito, incansável e persistente, há um ano vem conscientizando, os comerciantes e proprietários que realizam obras, das suas devidas responsabilidades com o lixo produzido pelos mesmos.
No dia 20 de maio do ano passado (2009) Sâmia Albuquerque, lançou a campanha de limpeza pública municipal, com o slogan:"CIDADE LIMPA, POVO SAUDÁVEL", com o objetivo de tornar a cidade de Paraibano, mais bonita e agradável aos moradores e visitantes.
A campanha teve início de uma forma simples, a secretária enviou uma carta a cada comerciante explicando como a população pode ajudar na limpeza, deixando também claro, que de acordo com o Código de Postura do Município, Lei Municipal nº 126/94, de 30/11/1994(art. Art. 30, par. 3º);É proibido depositar lixo, resíduos, embalagens, detritos, animais mortos, material de construção e entulhos, mobiliário usado, folhagem, material de podações, e qualquer material ou sobras, em logradouros públicos, terrenos baldios, avenidas e margens da cidade... A campanha teve spots diários na rádio local, carro de som nas ruas e entrevistas, onde a secretária solicitava aos moradores, para colaborarem na limpeza da cidade.
Explicava que de acordo com a necessidade de cada cidadão, ele poderá recorrer a Secretaria de Obras, Transportes e Serviços Urbanos, deixando seus dados e o endereço, antes de realizar obras, para que a secretaria tome as devidas resoluções.
Sâmia Albuquerque, informou que naquela ocasião, uma equipe da secretaria, analisou os pontos mais críticos da cidade em relação a conscientização de cada cidadão no quesito limpeza pública.Os locais foram limpos e colocadas placas pedindo para que não fosse jogado lixo. A campanha teve continuidade, com a secretaria de obras, alertando a população sobre limpeza e meio ambiente.
Em 2010, 1 ano, após todo esse trabalho, os resultados são positivos em alguns setores, segundo a secretária de obras, as donas de casa de Paraibano, assimilaram bem a Campanha, e estão colaborando com o cronograma da coleta do lixo.
Porém, Sâmia Albuquerque, disse está triste com os comerciantes. Conforme sua observação, um número considerável de comerciantes e proprietários que realizam obras não estão fazendo o mesmo que as donas de casa...- "Eles estão colocando caixas, ou qualquer tipo de embalagem na frente dos seus comércios, atraindo animais e insetos e deixando uma péssima imagem para quem passa nas ruas e avenidas da cidade" - desabafou -"Quando não é em frente ao comércio, é na entrada ou saída da cidade, o que torna a nossa cidade mal vista" completou.
Em Paraibano, existe coleta diária do lixo e o destino é um lixão fora do perímetro urbano.
A secretária enviou esta semana, outro comunicado de advertência aos comerciantes, avisando-os que a promotoria local já tomou conhecimento da situação e caso seja acionada, passará a multar quem desobedecer ao Código de Postura (acima citado na reportagem).Segundo informação da secretária. - "O ideal é que os comerciantes se conscientizassem e não tivessem esse tipo de constrangimento, afinal, Paraibano é uma cidade bonita, cercada por serras verdes, e todos devem preservar essa beleza, transmitindo aos moradores e turistas uma imagem de povo feliz e educado e que ama sua cidade".frisou Sâmia Albuquerque, secretária de obras, transporte e serviços urbanos de Paraibano.

Nenhum comentário: