quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

DISCURSOS DE POSSE DOS VEREADORES ELEITOS E DE DESPEDIDA DO EX-PREFEITO ZÉ MÁRIO

O prefeito eleito de São João dos Patos Dr. Waldênio (PMDB), a vice-prefeita Elizamar e os 11 vereadores daquele município tomaram posse na manhã de terça-feira, 1º de Janeiro de 2013. A solenidade de posse aconteceu na Câmara Municipal e iniciou com a posse dos vereadores eleitos em 2012 o vereaador João Evangelista de Carvalho presidiu a cerimônia como presidente provisório e Wlisses Bezerra Lima como vice-presidente.  Logo após a posse dos vereadores, foi iniciada a eleição para a mesa diretora da casa para os anos de 2013 a 2016, sendo eleitos para presidente o vereador Francisco James Barbosa (Magrão),vice-presidente Raimundo da Guia Correia de Sousa, primeiro secretário Jardel Miranda da Silva e segundo secretário Márcio José de Oliveira Lima.
 Em seus discursos de posse os vereadores agradeceram aos eleitores, o vereador Márcio Kizueira disse que no seu primeiro mandato estava imbuído no propósito de ajudar aos cidadãos de São João dos Patos, fez um relato de sua vida e destacou que o papel do vereador é lutar por uma sociedade mais justa e igualitária e que o poder legislativo deve manter um relacionamento harmonioso com o executivo e que mesmo que haja divergências de opiniões, todos, independentes de partido ou ideologia, devem estar abertos a ouvi-las para corrigir erros. Márcio encerrou seu discurso cantando verso da poeta Normanja Lima. O vereador Cidielson (PSL) agradeceu a Deus e lembrou que os representantes do povo no Poder Executivo e do Legislativo escolhido pelo povo, devem legislar, fiscalizar e construir políticas públicas visando interesses coletivos e bem-estar do povo. Cidielson enalteceu o papel do vereador e disse que é uma missão honrosa e difícel. Difícel principalmente  em ouvir de modo sábio às solicitações do povo e
Vereador Cidielson discursando  Foto Lasan
resolvê-las resultando em ações construtivas. Cidelson citou a passagem bíblica em Tiago 1º:19-“Todo homem, pois, seja pão...” o vereador do Partido Social Liberal - PSL, disse ainda que é preciso ter consciência dos atos para que de fato possam cumprir com o compromisso assumido, considerou que o PSL é um forte defensor dos direitos humano e das liberdades civis e afirmou que estará controlando na Câmara as vozes vindas do povo patoense. O vereador foi aplaudido ao destacar que: “O fato de ser um vereador eleito em uma coligação de oposição, não configura, que estarei nesta casa apenas dizendo não para as matérias discutidas aqui”. Disse Cidielson. O parlamentar chamou a atenção ao proferir que por ser um dos mais jovens vereadores dessa legislatura, representava a juventude e que portanto estaria lutando por mais oportunidade para os jovens patoenses, haja visto, grande quantidade de jovens daquela cidade estavam se deslocando para outras partes do país em busca de emprego em virtude da dificuldade existente na sociedade: "Não podemos fazer vista grossa para a nossa população... É necessária uma intervenção para a redução desse fato... Uma das medidas imediatas é a realização de um concurso público, pois é notória a quantidade de jovens capacitados em nossa cidade, que esperam uma chance como esta”, pontuou Cidielson.O vereador Dedé Paulista arrancou sorrisos e aplausos da plateia presente na solenidade.
Dedé Paulista na tribuna. Foto Lasan
vereador Magrão  foto:Lasan
 Autêntico, o vereador se emociou ao agradecer a ajuda do prefeito Zé Mário (PMDB): “ Se eu for contar aqui a minha vida vai passar o dia e a noite” frisou e arrancou gargalhadas ao dizer com voz nervosa: “Aquí não é brincadeira não, meu povo...” Dedé Paulista agradeceu a todos, incluindo o major Schennider, comandante da 6ª Companhia do Comando Militar: “Eu pedir para ele trabalhar pelo nosso povo e disse; Ajude a mim que eu ajudarei vocês”. Dedé Paulista considerou o ex-prefeito Zé Mário um “pai” que nunca lhe negou ajuda e revelou: "Eu ainda vou te visitar hoje meu prefeito” e emendou : “Dr. Waldênio me aguarde, que estarei com você”. O vereador João Evangelista agradeceu por ser conduzido ao terceiro mandato e fez uma breve retrospectiva de sua vida, desde sua saída de S.J. dos Patos rumo a São Paulo no ano de 1979 e a sua volta e ingresso na politica patoense. O vereador Jardel Miranda pediu aplausos para o ex-vereador Hélio Pereira por ter tido a iniciativa de construir o novo prédio da Câmara Municipal (em construção ao lado da prefeitura) e fez agradecimento ao ex-prefeito Zé Mário e o atual prefeito Dr. Waldenio.
Já o vereador Adelson Araújo fez o mais longo discurso destacando que apesar de serem eleitos o poder pertence ao povo que os elegeram. Adelson alertou ao prefeito eleito Waldênio: “Como prefeito se o senhor agir de forma certa vai conseguir dar continuidade aos trabalhos, mas se você agir de má fé não vai chegar a lugar algum”. O discurso mais emocionado devido a circunstâncias pessoais pelo qual tem passado, foi o do atual presidente da casa, vereador Magrão. Ele agradeceu a Zé Mário por dar condições de liberdades aos parlamentares para trabalharem de forma tranquila: “É importante que se faça um trabalho nesta casa, é importante que se faça parte de um grupo político e quando você tem um líder como prefeito é mais importante ainda, difícil é quando você faz parte de um grupo político em que o prefeito não honra com seus compromissos. Então Zé Mário você está de parabéns pelos seus oito anos de administração, que fez com que nós vereadores acreditasse e confiasse nos seu trabalho e nos abriu as portas de São João dos Patos, para que pudéssemos entrar e pedir votos, resultado do grande trabalho que você fez por São João dos Patos” disse Magrão. O presidente da Câmara pediu a colaboração dos vereadores eleitos para trabalharem em prol da população. Magrão não conseguiu conter as lágrimas ao lembrar da colaboração do irmão Maurício (falecido em acidente de carro há pouco menos de um mês).: “ Quero neste momento... aqui lembrar meu irmão...” sem conseguir prosseguir o vereador pediu o ajuda do padre que estava ao lado, e que veio em seu apoio e usou da palavra para pedir a oração do Pai em Nosso, todos em pé, rezaram. Em seguida Magrão deu permissão para o major Schenneider fazer uso da palavra, haja visto Maurício era cabo da Polícia Militar e amigo do major. (O discurso do major será publicado à parte em outra ocasião aqui no blog).
Após o discurso do major foi aberta a leitura da ata da sessão solene de posse dos vereadores e da votação da mesa diretora em seguida iniciou-se a sessão solene de posse do prefeito eleito Dr. Waldenio e da sua vice-prefeita Elizamar, que foram conduzidas para fazerem o juramento de posse. O prefeito Zé Mário passou a faixa de prefeito para Waldênio e usou a tribuna para fazer seu discurso de encerramento. Tranquilo o ex-prefeito disse que: “ Estamos aqui há mais de duas horas e a gente não se cansa desse momento tão importante...” Zé Mário começou o discurso fazendo um histórico de sua vida pessoal e política, lembrando dos cargos eletivos que teve, elogiou aos patoenses e às pessoas que escolheram a cidade para viver e disse do orgulho que é morar em São João dos Patos. Destacou o regime democrático brasileiro que dar liberdade de qualquer cidadão ou cidadã brasileira concorrer a cargos políticos. 
Zé Mário passando a faixa de prefeito para Waldênio
Discorreu sobre a rotina de um político e de sua responsabilidade diante do cargo e orientou aos candidatos eleitos: “Gente. Tenham paciência. Tenham tranquilidade, por que quando você assume uma prefeitura, saiba que você sai do seu convívio normal do dia a dia e passa a viver uma experiência totalmente adversa, diferente do que você vivia antes. E do que Dr. Waldênio vive, viveu até ontem, podemos assim dizer... A partir de hoje Dr. Waldênio, o senhor recebe a incumbência, primeiro de Deus, depois do povo de São João dos Patos de governar para essa gente... Governar com sabedoria e discernimento. O senhor está aqui hoje recebendo essa faixa que tem um peso muito grande, e o peso dela é a lealdade, a confiança a credibilidade e o trabalho, que é isso que o povo espera do senhor daqui para a frente como prefeito de São João dos Patos. E são exatamente essas palavras que não podem faltar em nenhum momento em seu pensamento: Lealdade, credibilidade e compromisso com o povo de São João dos Patos". "Quero me despedir do povo de São João dos Patos
Discurso de Zé Mário   Foto Leo Lasan
de cabeça erguida, feliz, satisfeito, com a certeza do dever cumprido, consciente da missão que tive durante esses oitos anos de mandato".
"Quero dizer que minha despedida do cargo de prefeito de São João dos Patos é uma despedida simples para mim, por que durante os oito anos de mandato não teve um só dia em que eu vestir a veste da prefeitura, eu vestir sim a veste de prefeito, pois eu sabia que nesta veste de prefeito ela terminaria no dia 31 de dezembro de 2012, por isso nunca vestir a veste da prefeitura, por que sei que a prefeitura é a casa do povo” destacou Zé Mário. O ex-prefeito profetizou que o prefeito eleito Dr. Waldênio não irá errar naquilo que ele Zé Mário errou e se ele Waldênio errar é por que não lhe perguntou: “Você vai ter um escudo do seu lado, na sua frente, aonde quer que o senhor esteja e esse escudo nada mais é, do que lhe defender dos erros da gestão pública municipal” concluiu Zé Mário. O ex-prefeito falou que não ia elencar obras do seu governo naquele discurso, mas apenas dizer duas palavras. A primeira de agradecimento a Deus e segunda de muito obrigado a Deus por ter conseguido algo que muita gente de S.J. dos Patos tem buscado.
“Eu entendo que o compromisso do ex-prefeito Zé Mário é muito grande, pois nós estamos assumindo uma comissão nova para dizer ao povo de S.J. dos Patos, o que é que viemos fazer aqui.” “Dr. Waldênio, eu quero que o senhor saiba que estou pronto para ficar do seu lado para lhe orientar de como convivi com a oposição e a situação...”
Primeira-dama Aline, ex-primeira-dama Gilvana, prefeito Waldênio, vice Elizamar e Bidú foto:Lasan
“Quero agradecer e parabenizar ao povo de S.J. dos Patos e dizer: Hoje começa uma nova etapa de um grupo político que se propôs a fazer uma cidade que o povo tem orgulho de morar”.
Em seguida Zé Mário agradeceu a todos que colaboraram e ajudaram a fazer um governo exemplar: “Quero agradecer a todos, todos mesmo, que lutaram, que passaram junto comigo e enfrentaram as dificuldades, não posso dizer nomes pois posso esquecer alguns, mas posso dizer para vocês, a maior colaboradora deste governo, a pessoa que mais agiu nesse governo, no seu anonimato, a pessoa que mais aguentou esse prefeito que estar aqui, se chama Gilvana Evangelista, minha companheira de todas as horas, essa pessoa simples, humilde, que soube conduzir a condição de primeira-dama sem vestir as vestes de primeira-dama. Sua humildade Gilvana, me faz ainda maior, pelo seu comportamento, pela sua vida, por tudo que eu quero e queria na minha vida eu encontrei em você.”
“Quero me despedir de vocês, com um forte abraço, em cada homem em cada mulher de São João dos Patos, estarei com vocês, firme e forte, sempre, para defender o interesse do nosso povo”. Finalizou Zé Mário sendo aplaudido de pé por todos no recinto da Câmara Municipal.
Reportagem:Léo Lasan
****** Os discursos da vice prefeita Elizamar e do prefeito Dr. Waldênio e as festividades de comemoração serão publicados neste final de semana aquí no Paraibanomanews. Aguardem.

3 comentários:

Anônimo disse...

O blog é Paraibano News, ou São João dos Patos News

Anônimo disse...

“O Jornalismo da imprensa patoense e paraibanomanews reproduziu a história democrática do grande vencedor Dr. Waldênio durante o processo político de São João dos Patos e dando ênfase a cultura do seu povo se inspira no grande comunicador Carlos Pereira que inspirou até a mídia no entorno da nossa cidade.”

Fonte: Jornal a Voz do Médio Sertão

Anônimo disse...

Parabéns há um universo de Blogueiros que levam a noticia em um piscar de olhos abastece os nossos arquivos memoriais. Isso é bom retrata que vivemos num país extremamente democrático eu estou me deliciando desse momento, pois faço Parte do JOrnal A Voz do Médio Sertão e confesso que me inspiro no PARAIBANO NEWS pois são veteranos que impulsam a gente a trilhar nesses caminhos espinhosos, parabéns.

Tiago Marques

Jornal A Voz Do Médio Sertão.