quarta-feira, 17 de outubro de 2012

ALUNA DE PARAIBANO É DESTAQUE NA OLIMPÍADA DE LINGUA PORTUGUESA

Ela tem 15 anos, filha da professora Vera Lúcia e do músico Arnaldo Santana. Cursa o 2° ano A do Ensino Médio no Centro de Ensino Epitácio Pessoa em Paraibano.MA. uma das mais tradicionais escola do município.
Thayná Coêlho de Santana  foto:Lasan
Depois de passar pelas Comissões Julgadoras Escolar, Municipal e Estadual, a aluna THAYNÁ COÊLHO DE SANTANA foi selecionada como uma dos 500 semifinalistas da Olimpíada de Língua Portuguesa em todo o Brasil. Essa é segunda vez que a escola participa da Olímpíada e a primeira vez em que é selecionada nas olimpíadas no Estado. Dois textos da referida escola foram selecionado e julgados no município e enviados ao júri Estadual. Rosilda Neta participou na categoria  "crônica" com o artigo "PENSAMENTOS", mas não foi selecionada na etapa estadual. O texto de Thayná foi na categoria de Artigo de Opinião, sob o título de "ALCOOLISMO: QUEM SE IMPORTA COM ISSO?" que após o júri local, foi selecionado pela comissão julgadora estadual e concorrerá com textos dos estados do Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte, que fazem parte do polo nordeste I.  Caso o texto de Thayná seja vencedor do pólo I, a aluna concorrerá com mais 500 textos de alunos de todo o Brasil na etapa final, que acontecerá no mês de dezembro em Brasília. Como o texto de Thayná foi selecionado para participar do regional, tanto a aluna como sua professora orientadora, Rosilda Loila, participarão de oficinas de aperfeiçoamento de textos, em novembro na cidade de São Paulo,com todas as despesas pagas pela organização da olímpíada. Em entrevista nesta terça-feira 16, na escola Epítácio Pessoa, a aluna disse que não esperava pelo resultado, mas que ficou feliz ao ver a reação da mãe Vera Lúcia (que é professora) e a felicidade estampada no rosto. "Foi emocionante" concluiu Thayná. Para a professora de lingua inglesa e portugues, Rosilda Loiola, orientadora da aluna, o resultado é ótimo para a escola e principalmente para a educação do município que se destaca em nível estadual e nacional: "Esses resultado é muito importante e serve para desenvolver toda a habilidade dos alunos para com a lingua portuguesa" disse a professora, que revelou que em 2012, outro texto de uma aluna da escola foi contemplado no júri local, mas que devido a falta de envio online, a classificação não foi possível. a professora fez questão de destacar também a aluna Rosilda Neta, que desenvolveu a crônica "Pensamentos" e foi classificada na escola e na secretaria municipal, mas que não teve a sorte de ser classificada no estadual. Para a aluna Rosilda Neta (filha de Martimiano) participar da olimpíadas da lingua portuguesa serviu para despertar para a literatura e perceber que o esforço vale a pena. A professora de história, Simone Maria da Cruz, disse que só pelo fato das alunas participarem e serem selecionadas, já deve ser considerado como uma vitória para o município e deve ser reconhecidas pela secretaria municipal e regional de educação.
A aluna Thayná Coêlho participa da competição sob a orientação da professora Rosilda Loila, que informou ao blog, que o artigo da aluna, está incluído entre os 125 textos de artigo de opinão de todo o Brasil. A professora revelou, que conforme o regulamento do concurso, o texto não pode ser publicado antes do resultado final, mas que o texto de Thayná versou sobre a realidade local, haja visto o tema era: "O Lugar Onde Vivo" e exigia que aluno ao escrever resgatasse história com vículos da comunidade, aprofundando o conhecimento sobre a realidade, contribuindo portanto para o desenvolvimento da cidadania. A aluna, colocou no texto uma triste realidade das cidades brasileiras, sejam elas pequenas , médias ou grande. O problema do alcoolismo e a falta de atenção devida para a causa. Em Paraibano, a aluna, mostrou a realidade dos jovens com a questão do alcoolismo, e exemplificou a falta de aplicação as leis e o resultado disso tudo no números de acidentados, muitos chegando a óbitos, o que tem dizimado jovens e deixado sequelas nas famílias. Para aperfeiçoar o texto, a aluna precisou de dados sobre o problema do alcoolismo na cidade e procurou alguns orgãos, como Secretaria de Saúde, etc. Mas nesses locais não existem dados e muitos dos casos de dependentes de alcoolismo no município, não existe um orgão específico para tratamento ou acompanhemento a exemplo do AA (Alcóolicos Anônimos), o CRAS- Centro de Referência da Assistência Social, tem um trabalho psicológico para esses casos, mas ainda falta muito para um aprofundamento nesta questão de saúde pública. Enquanto isso, com a falta de uma fiscalização para os crimes de venda e consumo de drogas ilícitas, o problema se agrava, principalmente em períodos de festas, como carnaval e vaquejada, eventos que foi informados no texto da aluna de Paraibano.
As professoras do Centro de Ensino Epitácio Pessoa, estão orgulhosas do resultado da olimpíada destacar o município em todo o Brasil. Para a diretora adjunta Maria Concebida Bezerra, "Essa calssificação da aluna Thayná na olimpíada, faz com que todos se sintam felizes e prova que os professores da referida escola tem compromisso e responsabilidade com o alunado" disse"Espero que na próxima olimpíada de lingua portuguesa, a participação de alunos não só do Epitácio Pessoa, mas como das demais escolas, sejam bem maiores" desejou a diretora Concebida.
Para maiores informações sobre as Olimpíadas acesse o site:  http://escrevendo.cenpec.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=28&Itemid=122, ou entre em contato com a Central de Atendimento: 0800 771 9310.
Texto:Léo Lasan em tempo: Thayná é sobrinha do blogueiro Léo Lasan, que se sente orgulhoso e parabeniza a  toda a familia e professores da escola.

Nenhum comentário: